Página Inicial / Animação Litúrgica / 4º Domingo do Tempo Comum

4º Domingo do Tempo Comum

31 de Janeiro de 2016
QUARTO DOMINGO DO TEMPO COMUM
ANO DA MISERICÓRDIA – Ano C
COR LITÚRGICA: VERDE
A – Caros irmãos, a Liturgia de hoje nos apresenta Cristo ensinando com autoridade, por meio da pregação e do testemunho. Nesta celebração, peçamos ao Senhor a graça de exercermos, com renovada fé, a missão profética de nosso Batismo e a capacidade de amar ao nosso próximo com verdadeira caridade. Fiquemos de pé e iniciemos confiantes a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: BEM CONTENTES VIEMOS, SENHOR, PRA CANTAR, JUBILOSOS, LOUVOR, NOSSA VIDA ESTÁ CHEIA DE GRAÇA, A MOSTRAR TUA AMÁVEL PRESENÇA. / 1. Por meus olhos que veem eu te canto louvor, eu te vejo em meu ser, como és bom, meu Senhor!/ 2. Tudo vem só de Ti, que és fonte do ser, toda glória a Ti, toda honra e poder.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. P.: Senhor, que viestes ao mundo para nos salvar, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que continuamente nos visitais com a graça do vosso Espírito, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que vireis um dia para julgar as nossas obras, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo o coração, e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Meus irmãos, a força da Palavra de Deus nos envolve, nos liberta e nos fortalece no anúncio da mensagem profética da esperança. Ouçamos atentamente.
6. 1ª LEITURA (Jr 1, 4 -5. 17-19) – Leitura do Livro do Profeta Jeremias.
Nos dias de Josias, rei de Judá, 4foi-me dirigida a palavra do Senhor, dizendo: 5“Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações. 17Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te e comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer: não tenhas medo, senão, eu te farei tremer na presença deles. 18Com efeito, eu te transformarei hoje numa cidade fortificada, numa coluna de ferro, num muro de bronze contra todo o mundo, frente aos reis de Judá e seus príncipes, aos sacerdotes e ao povo da terra; 19eles farão guerra contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para defender-te”, diz o Senhor. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (DO SALMO 70/71)
R.: MINHA BOCA ANUNCIARÁ, TODOS OS DIAS, VOSSAS GRAÇAS INCONTÁVEIS, Ó SENHOR. / 1. Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: que eu não seja envergonhado para sempre! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! Escutai a minha voz, vinde salvar-me! / 2. Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! Libertai-me, ó Deus, das mãos do ímpio. / 3. Porque sois justo, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio, desde a minha juventude. Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo. / 4. Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis. Cantarei vossos portentos, ó Senhor, lembrarei vossa justiça, sem igual.
8. 2ª LEITURA (1 Cor 12, 31-13,13) – Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos: 31Aspirai aos dons mais elevados. Eu vou ainda mostrar-vos um caminho incomparavelmente superior. 1Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse caridade, eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine. 2Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, mas se não tivesse caridade, eu não seria nada. 3Se eu gastasse todos os meus bens para sustento dos pobres, se entregasse o meu corpo às chamas, mas não tivesse caridade, isso de nada me serviria. 4A caridade é paciente, é benigna; não é invejosa, não é vaidosa, não se ensoberbece; 5não faz nada de inconveniente, não é interesseira, não se encoleriza, não guarda rancor; 6não se alegra com a iniquidade, mas se regozija com a verdade. 7Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo. 8A caridade não acabará nunca. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá. 9Com efeito, o nosso conhecimento é limitado e a nossa profecia é imperfeita. 10Mas, quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito. 11Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. 12Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então, veremos face a face. Agora, conheço apenas de modo imperfeito, mas, então, conhecerei como sou conhecido. 13Atualmente permanecem estas três coisas: fé, esperança, caridade. Mas a maior delas é a caridade. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. / Foi o Senhor quem me mandou boas notícias anunciar; ao pobre, a quem está no cativeiro, libertação eu vou proclamar!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Lc 4, 21-30) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, estando Jesus na sinagoga disse: 21“Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?” 23Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. 24E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. 28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos caríssimos, elevemos a Deus as nossas preces pelas necessidades da Igreja e do mundo inteiro, dizendo: Senhor, atendei a nossa prece!
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que, na Igreja e no mundo, possa cumprir com fidelidade sua missão de Pastor da Igreja, defendendo e promovendo a dignidade da pessoa humana, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
2) Pelas autoridades governamentais, para que saibam respeitar os direitos fundamentais dos seres humanos e lutem contra a pobreza e a miséria, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
3) Pelos cristãos discriminados ou perseguidos por causa da fé, para que permaneçam fortes e fiéis ao Evangelho, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que, reconhecendo as graças que Cristo nos dá, cresçamos cada vez mais em humildade, esperança e sabedoria, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas)
P: Senhor, Deus da esperança e da paz, enviai à Vossa Igreja profetas que estimulem continuamente a fidelidade a Vós. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – 1. Um coração para amar, pra perdoar e sentir, para chorar e sorrir, ao me criar tu me deste, um coração pra sonhar, inquieto e sempre a bater, ansioso por entender as coisas que tu disseste!/ R.: EIS O QUE EU VENHO TE DAR, EIS O QUE EU PONHO NO ALTAR, TOMA, SENHOR, QUE ELE É TEU. MEU CORAÇÃO NÃO É MEU.(BIS)/ 2.Quero que o meu coração seja tão cheio de paz que não se sinta capaz de sentir ódio ou rancor, quero que a minha oração possa me amadurecer, leve-me a compreender as consequências do amor!
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Para vos servir, ó Deus, depositamos nossas oferendas em vosso altar; acolhei-as com bondade, a fim de que se tornem o sacramento da nossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (p. 478) – Prefácio dos Domingos do Tempo Comum VI – Cristo, penhor da Páscoa eterna – MR (p. 433)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – 1. É bom estarmos juntos à mesa do Senhor e, unidos na alegria, partir o Pão do Amor!/ R.: NA VIDA CAMINHA QUEM COME DESTE PÃO. NÃO ANDA SOZINHO QUEM VIVE EM COMUNHÃO./ 2. Embora sendo muitos, é um o nosso Deus; com Ele, vamos juntos, seguindo os passos seus!/ 3. Formamos a Igreja, o Corpo do Senhor; que em nós o mundo veja a luz do seu amor!/ 4. Foi Deus quem deu outrora ao povo o pão do céu, porém, nos dá agora o próprio Filho seu!/ 5. Será bem mais profundo o encontro: a comunhão, se formos para o mundo sinal de salvação!
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Renovados pelo sacramento da nossa redenção, nós vos pedimos, ó Deus, que este alimento da salvação eterna nos faça progredir na verdadeira fé. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL

Preparando a Partilha da Palavra
O Evangelho deste domingo mostra como Jesus é rejeitado na própria terra. Após sua pregação na sinagoga de Nazaré, “todos testemunhavam a seu respeito, e espantavam-se das palavras cheias de graça que saíam de sua boca. E diziam: “Não é o filho de José?” Os habitantes de Nazaré não souberam interpretar a mensagem de Jesus. Não viram nEle o Ungido pelo Espírito Santo, enviado por Deus, conforme as palavras de Jesus: “Hoje realizou-se essa Escritura que acabastes de ouvir”. Viram em Jesus simplesmente o filho de José, alguém deles, alguém igual a eles. Jesus adverte que são os estrangeiros que acolhem os profetas e acreditam em sua força. Para acolher os profetas e acreditar em sua palavra é preciso ser estrangeiro, reconhecer, no outro, alguém diferente. Apresentar-se como forasteiro, como necessitado de acolhimento e de ajuda, como a viúva de Sarepta ou o sírio Naamã. É preciso acreditar na diferença. Considerando Jesus, filho de José, seus concidadãos apropriaram-se dele. Já não havia diferença. Estavam saturados. Não tinham nada a receber. Então Jesus passa por meio deles e prossegue o seu caminho, sem que ninguém o siga. Vemos que, para receber os profetas, todos precisam esvaziar-se, acreditar que eles têm algo a mais para oferecer. Então sua mensagem será eficaz. Por sua vez, toda a Igreja, animada pelo Espírito Santo, é chamada a profetizar. Para tanto é preciso levantar-se e ir dizer pela Palavra e pela vida tudo o que o Senhor ordenou dizer. Acreditar que o cristão um dia foi ungido pelo Espírito do Senhor. É o Senhor que fala por meio dele. O melhor caminho para profetizar, ou seja, testemunhar o Bem, revelar o próprio Deus presente e atuante no mundo, apontar para Deus, o Sumo Bem, é, sem dúvida, a caridade, exaltada por São Paulo na 1ª Carta aos Coríntios. Pela prática da caridade manifesta-se a presença de Deus no cristão. A caridade é expressão da bondade, reflexo do próprio Deus. O verdadeiro profeta deve contar com a rejeição e a perseguição. O profeta incomoda porque exige mudança de atitude, exige conversão. Por isso, normalmente é perseguido. Jesus mesmo foi expulso e ameaçado de morte. A missão do profeta e da profetisa é passar, é testemunhar, seja qual for o resultado. Sua fortaleza é Deus. Cabe a todos estarem atentos à passagem dos profetas e profetisas, colocarem-se em atitude de pobre e necessitado para perceberem e acolherem sua mensagem. Triste seria se o Senhor passasse e seguisse o seu caminho sem que o seguíssemos no Caminho da verdade e do Bem. Que o Senhor nos conceda a graça de profetizar e estar atentos à mensagem dos profetas em nosso caminho.

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: 2Sm 15, 13-14.30; 16,5-13ª; Sl 3,2-3. 4-5. 6-7 (R/. 7b); Mc 5,1-20
Ter.: Apresentação do Senhor, festa. Ml 3,1-4 ou Hb 2,14-18; Sl 23 (24),7. 8. 9. 10 (R/. 10b); Lc 2,22-40 mais breve: 2,22-32
Qua.: São Bras. BMt, MFac. 2Sm 24,2.9-17; Sl 31(32),1-2.5.6.7 (R/. cf. 5c); Mc 6,1-6
Qui.: 1Rs 2,1-4.10-12; Cânt.: 1Cr 29,10.11ab.11d-12a.12bcd (R/. 12b); Mc 6,7-13
Sex.: Sta. Águeda. Virgem e Mártir. Mem. Eclo 47,2-13; Sl 17(18), 31.47 e 50.51 (R/. cf. 47b); Mc 6,14-29
Sábado.: S. Paulo Miki e Comps. Mártires. Mem. 1Rs 3,4-13; Sl 118(119), 9.10.11.12.13.14 (R/. 12b); Mc 6,30-34
Quarta Semana do Saltério
Quarto Domingo do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …