Página Inicial / Artigos Pastoral Catequética / Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética

Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou encontro com o Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética (Grebicat), entre os dias 21 e 23 de agosto, na Casa La Salle, em São Paulo (SP). Na ocasião, os biblistas e catequetas, de várias regiões do país, partilharam suas contribuições para o itinerário da Animação Bíblico-Catequética.

Também participaram representantes de editoras e instituições bíblicas. O bispo de Castanhal (PA) e membro da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, dom Carlos Verzeletti, presidiu a missa de abertura, durante a qual falou sobre “o amor a Deus e o amor de Deus”.
No encontro, os participantes fizeram o planejamento para o quadriênio 2015-2019, tendo como referência o 21º Plano Pastoral do Secretariado Geral, Documento 95 da CNBB. Para tanto, grande atenção foi dispensada às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019, especialmente às urgências 2 e 3 – Igreja: casa da iniciação à vida Cristã e Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral.
Houve, ainda, reflexão sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, com atenção às urgências 2 e 3: “Igreja – casa de iniciação à vida cristã” e “Igreja – lugar de animação bíblica da vida e da pastoral”.
A produção do texto-base para o Mês da Bíblia 2016 foi outro assunto tratado no evento. O professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, padre Cássio Murilo Dias, conduziu um momento de estudo sobre o livro de Miquéias, já que no próximo ano, o Mês da Bíblia terá como inspiração central o versículo 8 do capítulo 6: “Já foi indicado, ó homem, o que é bom, o que o Senhor exige de ti. É só praticar o direito, amar a misericórdia e caminhar humildemente com teu Deus”.
Para o próximo quadriênio, o enfoque temático será baseado na segunda parte do lema da Conferência de Aparecida, “Para que n’Ele nossos povos tenham vida

Você pode Gostar de:

Dia do Catequista

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética
Brasília-DF, 24 de junho de 2010.
Queridos/as  Catequistas
Catequista,  você é especial para Deus!
Sua VOCAÇÃO foi gestada no coração do Pai, para que pudesse chegar aos corações dos seus filhos e filhas com a mensagem da VIDA: Jesus Cristo.
O último domingo de agosto é o DIA DO CATEQUISTA. É com admiração, reconhecimento e gratidão que a Igreja celebra essa festividade. Celebrar o DIA DO CATEQUISTA é sempre uma GRAÇA, motivo de alegria e de reflexão mais profunda sobre o SER DO CATEQUISTA, sua vocação e missão na Igreja e sociedade. Sentimos ainda os “ECOS” e a chama da esperança que ardeu em nosso coração com a realização da Terceira Semana Brasileira de Catequese.