Página Inicial / Artigos Pastoral Catequética / Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética

Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou encontro com o Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética (Grebicat), entre os dias 21 e 23 de agosto, na Casa La Salle, em São Paulo (SP). Na ocasião, os biblistas e catequetas, de várias regiões do país, partilharam suas contribuições para o itinerário da Animação Bíblico-Catequética.

Também participaram representantes de editoras e instituições bíblicas. O bispo de Castanhal (PA) e membro da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, dom Carlos Verzeletti, presidiu a missa de abertura, durante a qual falou sobre “o amor a Deus e o amor de Deus”.
No encontro, os participantes fizeram o planejamento para o quadriênio 2015-2019, tendo como referência o 21º Plano Pastoral do Secretariado Geral, Documento 95 da CNBB. Para tanto, grande atenção foi dispensada às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019, especialmente às urgências 2 e 3 – Igreja: casa da iniciação à vida Cristã e Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral.
Houve, ainda, reflexão sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, com atenção às urgências 2 e 3: “Igreja – casa de iniciação à vida cristã” e “Igreja – lugar de animação bíblica da vida e da pastoral”.
A produção do texto-base para o Mês da Bíblia 2016 foi outro assunto tratado no evento. O professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, padre Cássio Murilo Dias, conduziu um momento de estudo sobre o livro de Miquéias, já que no próximo ano, o Mês da Bíblia terá como inspiração central o versículo 8 do capítulo 6: “Já foi indicado, ó homem, o que é bom, o que o Senhor exige de ti. É só praticar o direito, amar a misericórdia e caminhar humildemente com teu Deus”.
Para o próximo quadriênio, o enfoque temático será baseado na segunda parte do lema da Conferência de Aparecida, “Para que n’Ele nossos povos tenham vida

Dia do Catequista

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética
Brasília-DF, 24 de junho de 2010.
Queridos/as  Catequistas
Catequista,  você é especial para Deus!
Sua VOCAÇÃO foi gestada no coração do Pai, para que pudesse chegar aos corações dos seus filhos e filhas com a mensagem da VIDA: Jesus Cristo.
O último domingo de agosto é o DIA DO CATEQUISTA. É com admiração, reconhecimento e gratidão que a Igreja celebra essa festividade. Celebrar o DIA DO CATEQUISTA é sempre uma GRAÇA, motivo de alegria e de reflexão mais profunda sobre o SER DO CATEQUISTA, sua vocação e missão na Igreja e sociedade. Sentimos ainda os “ECOS” e a chama da esperança que ardeu em nosso coração com a realização da Terceira Semana Brasileira de Catequese.