Página Inicial / Animação Litúrgica / Quarta Feira de Cinzas

Quarta Feira de Cinzas

QUARTA-FEIRA DE CINZAS
AGORA É O MOMENTO FAVORÁVEL PARA NOSSA CONVERSÃO. RECONCILIEMO-NOS COM DEUS.
10 de fevereiro de 2016.  DIA DE JEJUM E ABSTINÊNCIA
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA: “CASA COMUM, NOSSA
 RESPONSABILIDADE”.
ANO DA MISERICÓRDIA
COR LITÚRGICA: ROXO
A.: Meus irmãos, na vigência deste Ano Jubilar, o tempo litúrgico da Quaresma deve ser vivido mais intensamente, como um tempo forte para experimentarmos a misericórdia de Cristo. Procuremos sempre mais trilhar o caminho da conversão proposto pela Campanha da Fraternidade, que tem como Tema: “Casa comum, nossa responsabilidade”. Contritos, iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: EIS O TEMPO DE CONVERSÃO, EIS O DIA DA SALVAÇÃO: AO PAI VOLTEMOS, JUNTOS ANDEMOS. EIS O TEMPO DE CONVERSÃO./ 1. Os caminhos do Senhorsão verdade, são amor. Dirigi os passos meus: em vós espero, ó Senhor!/ 2. Ele guia ao bom caminho quem errou e quer voltar. Ele é bom, fiel e justo. Ele busca e vem salvar./ 3. Viverei com o Senhor. Ele é o meu sustento. Eu confio mesmo quando minha dor não mais aguento./ 4. Tem valor aos olhos seus meu sofrer e meu morrer. Libertai o vosso servo e fazei-o reviver!/ 5. A palavra do Senhor é a luz do meu caminho; Ela é vida, é alegria. Vou guardá-la com carinho./ 6. Sua lei, seu mandamento é viver a caridade. Caminhemos todos juntos, construindo a unidade!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.:O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo esteja convosco!TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
(Omite-se o ato penitencial, que é substituído pela distribuição das Cinzas)
3. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.:Irmãos caríssimos, neste dia de jejum e de penitência, deixemos que a Palavra de Deus transforme os nossos corações. Ouçamos com atenção as leituras de hoje.
4. 1ª LEITURA (Jl 2,12-18) – Leitura da Profecia de Joel.
12“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; 13rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”. 14Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus? 15Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia; 16congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito. 17Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: “Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem”. Por que se haveria de dizer entre os povos: “Onde está o Deus deles?” 18Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
5. SALMO RESPONSORIAL – CANTO (Do Salmo 50/51) – R.: PIEDADE, Ó SENHOR, TENDE PIEDADE, POIS PECAMOS CONTRA VÓS/ 1. Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! / Na imensidão de vosso amor, purificai-me! / Lavai-me todo inteiro do pecado, / e apagai completamente a minha culpa. / 2. Eu reconheço toda a minha iniquidade, / o meu pecado está sempre à minha frente, / foi contra Vós, só contra Vós, que eu pequei / e pratiquei o que é mau aos Vossos olhos! / 3. Criai em mim um coração que seja puro, / dai-me de novo um espírito decidido. / Ó Senhor, não me afasteis de Vossa face / nem retireis de mim o Vosso Santo Espírito! / 4. Dai-me de novo a alegria de ser salvo / e confirmai-me com espírito generoso! / Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar / e minha boca anunciará Vosso louvor!
6. 2ª LEITURA (2 Cor 5, 20-6,2) – Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos, 20somosembaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. 21Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus. 6,1Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, 2pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: JESUS CRISTO, SOIS BENDITO, SOIS O UNGIDO DE DEUS PAI! / Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os corações como em Meriba!
8. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Mt 6, 1-6.16-18) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. 5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste, como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
9. HOMILIA
10. BÊNÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DAS CINZAS
P.: Caros irmãos e irmãs, roguemos instantemente a Deus Pai que abençoe com a riqueza da sua graça estas cinzas, que vamos colocar sobre as nossas cabeças em sinal de penitência. (Instante de silêncio). Ó Deus, que não quereis a morte do pecador, mas a sua conversão, escutai com bondade as nossas preces e dignai-vos abençoar † estas cinzas, que vamos colocar sobre as nossas cabeças. E, assim, reconhecendo que somos pó e que ao pó voltaremos, consigamos, pela observância da Quaresma, obter o perdão dos pecados e viver uma vida nova, à semelhança do Cristo ressuscitado. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
(em silêncio, o sacerdote asperge as cinzas com água benta).
Imposição das cinzas: CONVERTEI-VOS E CREDE NO EVANGELHO.
11. CANTO PARA DISTRIBUIÇÃO DE CINZAS -1. Converter ao Evangelho, / na palavra acreditar, (Mc, 1,15) / Caridade e penitência, / quem as cinzas abraçar. / Não esqueças: Somos pó / e ao pó vamos voltar. (Gn 3, 19) / 2. Não as vestes, mas o peito / o Senhor manda rasgar. / "Jejuai, mudai de vida… / em sua face a chorar." (Jl 2, 12-13) / Não esqueças: Somos pó / e ao pó vamos voltar. / (Gn 3, 19) / 3. Quão bondoso é o nosso Deus / inclinado a perdoar. /Quem dos males se arrepende, / compaixão vai encontrar. / Não esqueças: Somos pó / e ao pó vamos voltar. / 4. Chora e diz o sacerdote / entre a porta e o altar: (JI 2, 17) / "Pela vida do meu povo / vão meus lábios suplicar." / Não esqueças: Somos pó / e ao pó vamos voltar. / 5. Convertei-vos, povo meu, / o Senhor vamos lembrar. (Br 3,2) / Eis o tempo, / não esqueças: Somos pó / e ao pó vamos voltar. /
12. ORAÇÃO UNIVERSAL – P.: Irmãos e irmãs, neste tempo de oração, penitência e jejum, com o coração humilde e disposto à mudança, apresentemos ao Deus de misericórdia as nossas orações, suplicando todos a uma só voz: Dai-nos, Senhor, um coração novo!
TODOS: DAI-NOS, SENHOR, UM CORAÇÃO NOVO!
1) PelaSanta Igreja de Deus, para que, fortalecida pela esmola, jejum e oração, busque servir com zelo a todos os irmãos, especialmente os mais necessitados, rezemos ao Senhor.
TODOS: DAI-NOS, SENHOR, UM CORAÇÃO NOVO!
2) Pelos governantes de todas as nações, para que sirvam lealmente o bem comum e desenvolvam políticas públicas a serviço e promoção do homem e da defesa da natureza, rezemos ao Senhor.
TODOS: DAI-NOS, SENHOR, UM CORAÇÃO NOVO!
3) Pelos batizados que estão afastados da Casa do Pai, para que, neste tempo penitencial, se reconciliem com Deus e os irmãos, rezemos ao Senhor.
TODOS: DAI-NOS, SENHOR, UM CORAÇÃO NOVO!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que este tempo quaresmal produza em nós frutos de conversão sincera, a fim de que nossas ações confirmem nossas atitudes de penitência, rezemos ao Senhor.
TODOS: DAI-NOS, SENHOR, UM CORAÇÃO NOVO!
(Preces Espontâneas):
P.: Deus eterno e todo poderoso, acolhei nossas súplicas e dai-nos um coração novo, capaz de amar a todos sem distinção. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM!
LITURGIA EUCARÍSTICA
13. CANTO DE OFERTAS – R.: NESTE PÃO E NESTE VINHO,/ O SUOR DE NOSSAS MÃOS,/ O TRABALHO E A JUSTIÇA/ PARA TODOS OS IRMÃOS. / 1. Ofertamos, ó Senhor, os sofrimentos/ dos pequenos e dos pobres, teus amados:/ dos que lutam à procura de trabalho,/ das crianças e anciãos abandonados./ 2. Ofertamos a firmeza e a coragem/ dos que lutam em favor dos oprimidos,/ dos famintos e sedentos de justiça/ e que são, por tua causa, perseguidos./ 3. Ofertamos, ó Senhor, toda a certeza/ na vitória do amor sobre o pecado./Tua luz há de brilhar, vencendo a treva,/ sobre o mundo convertido e renovado.
14.P.:Orai, irmãos e irmãs…
15. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Oferecendo-vos este sacrifício no começo da Quaresma, nós vos suplicamos, ó Deus, a graça de dominar nossos maus desejos pelas obras de penitência e caridade, para que, purificados de nossas faltas, celebremos com fervor a Paixão do vosso Filho, que vive e reina para sempre. TODOS: AMÉM.
16. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – MR (p. 482) – Prefácio da Quaresma III –Os frutos da abstinência – MR (p. 416) –
17. RITO DA COMUNHÃO
18. CANTO DE COMUNHÃO – R.:EU VIM PARA QUE TODOS TENHA VIDA, / QUE TODOS TENHAM VIDA PLENAMENTE. / 1. Reconstrói a tua vida em comunhão com teu senhor; / Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão: / onde está o teu irmão, eu estou presente nele. / 2. "Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males" / Hoje és minha presença junto a todo sofredor: / onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele. / 3. "Entreguei a minha vida pela salvação de todos" / Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes: / onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele. / 4. "Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido." / Busca, salva e reconduze a quem perdeu toda a esperança: / onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele. / 5. "Este pão, meu corpo e vida para a salvação do mundo." / É presença e alimento nesta santa comunhão: / onde está o teu irmão, eu estou, também, com ele.
19. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, fazei que sejamos ajudados pelo sacramento que acabamos de receber, para que o jejum de hoje vos seja agradável e nos sirva de remédio. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
20. ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE – 2016
Deus da vida, da justiça e do amor, Vós fizestes com ternura o nosso planeta,morada de todas as espécies e povos. Dá-nos assumir, na força da fé e em irmandade ecumênica, a corresponsabilidade na construção de um mundo sustentável e justo, para todos. No seguimento de Jesus, com a Alegria do Evangelho e com a opção pelos pobres. Amém!
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL – (MR p. 521)
P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.P.: Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos vós, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno à casa. TODOS: AMÉM.P.: O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão. TODOS: AMÉM.P.: O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para poderdes com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. TODOS: AMÉM.P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. TODOS: AMÉM.P.: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
CANTOS OPCIONAIS
HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
1) Eis, ó meu povo o tempo favorável da conversão que te faz mais feliz; da construção de um mundo sustentável, “Casa Comum” é teu Senhor quem diz./ R.:QUERO VER, COMO FONTE O DIREITO A BROTAR, A GESTAR TEMPO NOVO: E A JUSTIÇA, QUAL RIO EM SEU LEITO, DAR MAIS VIDA PRA VIDA DO POVO. / 2. Eu te carrego sobre as minhas asas. Te fiz a terra com mãos de ternura; vem, povo meu, cuidar da nossa casa! Eu sonho verde, o ar, a água pura./ 3. Te dei um mundo de beleza e cores, Tu me devolves esgoto e fumaça. Criei sementes de remédio e flores; semeias lixo pelas tuas praças./ 4. Justiça e paz, saúde e amor têm pressa; mas, não te esqueças, há uma condição: o saneamento de um lugar começa por sanear o próprio coração./ 5. Eu sonho ver o pobre, o excluído sentar-se à mesa da fraternidade; governo e povo trabalhando unidos na construção da nova sociedade.
Preparando a Partilha da Palavra
Aqueles que escutam o Mestre e aceitam a oferta da misericórdia divina revelada em Jesus, se comprometem com Ele a ser um novo povo que supera toda mesquinhez e infidelidade. É assim que podemos entender os versículos propostos para esta celebração. Os cristãos são chamados pelo Mestre a assumir, com fidelidade, as obras de justiça para com o outro: a esmola (a caridade); para com Deus: a oração; e para consigo mesmo: o jejum. O novo povo não deve se eximir de tais práticas, porém, elas devem ser vividas de maneira nova, ou seja, com autenticidade. Somos tentados a ver ou viver o jejum e as demais práticas de justiça como forma de adquirir benefícios da parte de Deus, seja para nós mesmos, seja para outrem. Influenciados por uma religiosidade desprovida do conteúdo evangélico, podemos cair na armadilha de tornarmos tais práticas uma experiência de troca e recompensa, manipulando a Deus ou as pessoas. Dar esmola, portanto, torna-se verdadeira prática de justiça, quando é expressão da liberdade interior de dispor ao outro até mesmo o que nos é necessário. A esmola é um gesto gratuito de partilha, sinal de solidariedade, contrapondo a toda tendência de posse e concentração dos bens. A oração é a expressão da total abertura e disponibilidade a Deus. Como Cristo, que se retira para orar ao Pai na busca da fidelidade ao seu projeto, o cristão também vive a oração como momento de confronto da vontade de Deus com sua realidade pessoal, comunitária e social. A escuta da Palavra torna-se assim, a atitude do discípulo que busca a intimidade com Deus, numa relação de aliança filial com o Pai. O jejum, a exemplo do Mestre, é realizado em segredo, na intimidade com o Pai. Jejuar nos ajuda a exercitar a capacidade de autodomínio para, na liberdade, dispormo-nos ao serviço a Deus e ao próximo. Implica no rompimento com atitudes egoístas para uma maior entrega de nós mesmos na concretização do novo projeto de justiça, inaugurado por Jesus. Sabemos que a privação de alimentos, por um período de tempo, torna-se fonte de vida, dando ao organismo a possibilidade de refazer as energias necessárias para um agir novo. Tal privação nos conduz a um compromisso concreto de solidariedade com as pessoas que são privadas, forçosamente, de alimento, por um sistema injusto e excludente. Dar esmola, orar e jejuar para ser visto pelos outros ou como busca de benefícios de Deus, torna-se uma hipocrisia, falsificando o verdadeiro sentido cristão de tais práticas. Cada comunidade é convidada a rever seus conceitos e práticas para adentrar no sentido cristão da esmola, da oração e do jejum. Assim, a Quaresma adquirirá o sentido de caminho para a Páscoa. Caminho batismal que exige conversão.

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …