Página Inicial / Animação Litúrgica / 1º Domingo da Quaresma

1º Domingo da Quaresma

DEIXAI-VOS RECONCILIAR COM DEUS,
POIS ETERNA É A SUA MISERICÓRDIA!
14 de fevereiro de 2016 – Nº 14
PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”.
ANO DA MISERICÓRDIA
COR LITÚRGICA: ROXO
A.:Irmãos caríssimos, hoje, somos convidados a repensar as nossas opções de vida e a tomar consciência das tentações que nos impedem de viver plenamente a vida nova da graça que Cristo nos propõe. Aproveitemos a proposta da Campanha da Fraternidade para aprofundar nosso espírito de evangelização. Fiquemos de pé e, com esperança, iniciemos a celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: EIS O TEMPO DE CONVERSÃO, EIS O DIA DA SALVAÇÃO: AO PAI VOLTEMOS, JUNTOS ANDEMOS. EIS O TEMPO DE CONVERSÃO./ 1. Os caminhos do Senhorsão verdade, são amor. Dirigi os passos meus: em vós espero, ó Senhor!/ 2. Ele guia ao bom caminho quem errou e quer voltar. Ele é bom, fiel e justo. Ele busca e vem salvar./ 3. Viverei com o Senhor. Ele é o meu sustento. Eu confio mesmo quando minha dor não mais aguento./ 4. Tem valor aos olhos seus meu sofrer e meu morrer. Libertai o vosso servo e fazei-o reviver!/ 5. A palavra do Senhor é a luz do meu caminho; Ela é vida, é alegria. Vou guardá-la com carinho./ 6. Sua lei, seu mandamento é viver a caridade. Caminhemos todos juntos, construindo a unidade!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL -P.:No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai. (Pausa). Senhor, que nos mandastes perdoar-nos mutuamente antes de nos aproximar do vosso altar, tendepiedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que na cruz destes o perdão aos pecadores, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS.P.: Senhor, que confiastes à vossa Igreja o ministério da reconciliação, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) -Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa.Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Irmãos e irmãs: a Palavra de Deus é o alimento que nos ajuda a resistir a tudo aquilo que nos afasta de Cristo e da Igreja. Ouçamos atentamente as leituras de hoje.
5. 1ª LEITURA (Dt 26, 4-10) – Leitura do Livro do Deuteronômio.
Assim Moisés falou ao povo: 4«O sacerdote receberá de tuas mãos a cesta e a colocará diante do altar do Senhor teu Deus. 5Dirás, então, na presença Senhor teu Deus: ‘Meu pai era um arameu errante, que desceu ao Egito com um punhado de gente, e ali viveu como estrangeiro. Ali se tornou um povo grande, forte e numeroso. 6Os egípcios nos maltrataram e oprimiram impondo-nos uma dura escravidão. 7Clamamos, então, ao Senhor, o Deus de nossos pais, e o Senhor ouviu a nossa voz e viu a nossa opressão, a nossa miséria e a nossa angústia. 8E o Senhor nos tirou do Egito com mão poderosa e braço estendido, no meio de grande pavor, com sinais e prodígios. 9E conduziu-nos a este lugar e nos deu esta terra, onde corre leite e mel. 10Por isso, agora trago os primeiros frutos da terra que tu me destes, Senhor’. Depois de colocados os frutos diante do Senhor teu Deus, tu te inclinarás em adoração diante dele». Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
6. SALMO RESPONSORIAL – (DO SALMO 90/91)
R.: EM MINHAS DORES, ÓSENHOR, PERMANECEI JUNTO DE MIM! / 1. Quem habita ao abrigo do Altíssimo / e vive à sombra do Senhor Onipotente, / diz ao Senhor: «Sois o meu refúgio e proteção, / sois o meu Deus, no qual confio inteiramente». / 2. Nenhum mal há de chegar perto de ti, / nem a desgraça baterá à tua porta; / pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos / para em todos os caminhos te guardarem. / 3. Haverão de te levar em suas mãos, / para o teu pé não se ferir nalguma pedra. / Passarás por sobre cobras e serpentes, / pisarás sobre leão e outras feras./ 4. “Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo / e protegê-lo, pois meu nome ele conhece. / Ao invocar-me, hei de ouvi-lo e atendê-lo, / e a seu lado eu estarei em suas dores.
7. 2ª LEITURA (Rm 10, 8-13) – Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos.
Irmãos: 😯 que diz a Escritura? «A palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração». Essa palavra é a palavra da fé, que nós pregamos. 9Se, pois, com tua boca confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus O ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. 11Pois a Escritura diz: «Todo aquele que nele crer não ficará confundido». 12Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que O invocam. 13De fato, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
8. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: LOUVOR E GLÓRIA A TI, SENHOR, / CRISTO, PALAVRA DE DEUS! / CRISTO, PALAVRA DE DEUS! / O homem não vive somente de pão, / mas de toda palavra da boca de Deus.
9. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Lc4, 1-13) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 1Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, Ele era guiado pelo Espírito. 2Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e depois disso, sentiu fome. 3O diabo disse, então, a Jesus: «Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão». 4Jesus respondeu: «A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem’». 5O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo 6e lhe disse: «Eu Te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isso foi entregue a mim e posso dá-lo a quem eu quiser. 7Portanto, se Te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será Teu». 8Jesus respondeu: «A Escritura diz: ‘Adorarás o Senhor teu Deus, e só a Ele servirás’». 9Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-O sobre a parte mais alta do Templo, e lhe disse: «Se és Filho de Deus, atira-Te daqui abaixo! 10Porque a Escritura diz: ‘Deus ordenará aos seus Anjos a teu respeito, que Te guardem com cuidado!’ 11E mais ainda: ‘Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’». 12Jesus, porém, respondeu: «A Escritura diz: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’». 13Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno. Palavra da Salvação.
TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
10. HOMILIA
11. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
12. ORAÇÃO UNIVERSAL – P.: Irmãos, bendigamos o nosso Redentor que, na Sua bondade, nos concede este tempo de conversão, e supliquemos: Senhor, escutai a nossa prece!
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que Deus o proteja, lhe dê saúde e inspiração para conduzir a Igreja e para confirmar-nos na fé, neste tempo propício da Quaresma, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
2) Pelos governantes de nosso país, para que saibam resistir às tentações do poder, do dinheiro e se empenhem no serviço ao bem comum, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
3) Pela nossa comunidade, para que, neste tempo da Quaresma, possa ir ao encontro dos necessitados para refletir e praticar as obras de misericórdia, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
4) Por todas as pessoas que se sentem sozinhas nos seus combates em prol da fé, para que Deus lhes dê o dom da fortaleza que nos permite vencer o mal, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas)
P.: Deus eterno e onipotente, concedei-nos, ao longo destes dias, a graça de descobrir que só em Vós se encontra a fonte da vida e do amor. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS:AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
13. CANTO DE OFERTAS – R.: NESTE PÃO E NESTE VINHO,/ O SUOR DE NOSSAS MÃOS,/ O TRABALHO E A JUSTIÇA/ PARA TODOS OS IRMÃOS. / 1. Ofertamos, ó Senhor, os sofrimentos/ dos pequenos e dos pobres, teus amados:/ dos que lutam à procura de trabalho,/ das crianças e anciãos abandonados./ 2. Ofertamos a firmeza e a coragem/ dos que lutam em favor dos oprimidos,/ dos famintos e sedentos de justiça/ e que são, por tua causa, perseguidos./ 3. Ofertamos, ó Senhor, toda a certeza/ na vitória do amor sobre o pecado./Tua luz há de brilhar, vencendo a treva,/ sobre o mundo convertido e renovado.
14.P.:Orai, irmãos e irmãs…
15. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Fazei, ó Deus, que o nosso coração corresponda a estas oferendas com as quais iniciamos nossa caminhada para a páscoa. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
16. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II– MR (p. 478) – Prefácio: A tentação do Senhor – MR (p. 181) –
17. RITO DA COMUNHÃO
18. CANTO DE COMUNHÃO – R.:EU VIM PARA QUE TODOS TENHA VIDA, / QUE TODOS TENHAM VIDA PLENAMENTE. / 1. Reconstrói a tua vida em comunhão com teu senhor; / Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão: / onde está o teu irmão, eu estou presente nele. / 2. "Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males" / Hoje és minha presença junto a todo sofredor: / onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele. / 3. "Entreguei a minha vida pela salvação de todos" / Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes: / onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele. / 4. "Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido." / Busca, salva e reconduze a quem perdeu toda a esperança: / onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele. / 5. "Este pão, meu corpo e vida para a salvação do mundo." / É presença e alimento nesta santa comunhão: / onde está o teu irmão, eu estou, também, com ele.
19. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, que nos alimentastes com este pão que nutre a fé, incentiva a esperança e fortalece a caridade, dai-nos desejar o Cristo, pão vivo e verdadeiro, e viver de toda palavra que sai de vossa boca. Por Cristo, nosso Senhor.TODOS: AMÉM.
20. ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE – 2016
Deus da vida, da justiça e do amor, Vós fizestes com ternura o nosso planeta, morada de todas as espécies e povos. Dá-nos assumir, na força da fé e em irmandade ecumênica, a corresponsabilidade na construção de um mundo sustentável e justo, para todos. No seguimento de Jesus, com a Alegria do Evangelho e com a opção pelos pobres. Amém!
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 521).
P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.P.: Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos vós, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno à casa. TODOS: AMÉM.
P.: O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão. TODOS: AMÉM.P.: O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para poderdes com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. TODOS: AMÉM.P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. TODOS: AMÉM.P.: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
CANTO OPCIONAL – HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
1. Eis, ó meu povo o tempo favorável da conversão que te faz mais feliz; da construção de um mundo sustentável, “Casa Comum” é teu Senhor quem diz./ R.:QUERO VER, COMO FONTE O DIREITO A BROTAR, A GESTAR TEMPO NOVO: E A JUSTIÇA, QUAL RIO EM SEU LEITO, DAR MAIS VIDA PRA VIDA DO POVO. / 2. Eu te carrego sobre as minhas asas. Te fiz a terra com mãos de ternura; vem, povo meu, cuidar da nossa casa! Eu sonho verde, o ar, a água pura./ 3. Te dei um mundo de beleza e cores, Tu me devolves esgoto e fumaça. Criei sementes de remédio e flores; semeias lixo pelas tuas praças./ 4. Justiça e paz, saúde e amor têm pressa; mas, não te esqueças, há uma condição: o saneamento de um lugar começa por sanear o próprio coração./ 5. Eu sonho ver o pobre, o excluído sentar-se à mesa da fraternidade; governo e povo trabalhando unidos na construção da nova sociedade.

Preparando a Partilha da Palavra
Estamos no início da Quaresma, tempo de conversão. Conversão só se faz quando há esperança, apesar de tudo que há de mal, dentro e fora de nós. Muita coisa negativa pode tirar a esperança das pessoas. O mundo violento em que vivemos, a miséria, a fome, a ganância pelo poder, pelo dinheiro, a corrupção avassaladora em nosso país, o desrespeito pelos direitos dos mais fracos… Hoje, quem nos pede conversão é Aquele que foi capaz de vencer o mal. Na liturgia deste domingo, Jesus deixou-se levar pelo Espírito Santo para o deserto, onde permaneceu 40 dias, sendo tentado pelo diabo. Jesus transforma o deserto em paraíso, onde a verdadeira vida não está no pão material, mas na Palavra que sai da boca de Deus; portanto, Ele se mantém fiel em sua missão. O que ocorreu com Jesus acontece com cada um de nós. Com uma diferença: Ele venceu! Venceu as tentações do poder, da riqueza, da religião mágica, que utiliza Deus para vantagens pessoais. Nós, muitas vezes, afastados do Espírito de Deus, nos deixamos seduzir pelas tentações dos demônios de hoje, criando nossos deuses, nossos “ídolos”, como valores absolutos (acima de Deus): o dinheiro, o prazer, o poder, o prestígio, o descaso com a água e com o meio em que vivemos, o próprio eu, a indiferença religiosa… Mas, com Jesus que venceu, também nós haveremos de vencer! Diz o Evangelho que o demônio deixou Jesus para voltar a agir sobre Ele em um momento oportuno. Foi quando, mais tarde, Jesus se viu definitivamente encurralado pelos poderes políticos e religiosos, e foi condenado à morte. Como você e sua comunidade estão se preparando para a festa da Páscoa? Mediante a escassez de água, o desperdício de alimentos e o desmatamento, o que estamos desenvolvendo no cuidado com a nossa “Casa Comum”, baseados na proposta da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016?

LEIITURAS DA SEMANA
2ª-feira:Lv 19,1-2.11-18; Sl18(19),8. 9. 10. 15 (R/.Jo 6,63c); Mt 25,31-46
3ª-feira: Is 55,10-11; Sl33(34),4-5. 6-7. 16-17. 18-19 (R/. 18b); Mt 6,7-15
4ª-feira: CmFac. dosSete Stos. Fundadores dos Servitas.Jn 3,1-10; Sl 50 (51),3-4. 12-13. 18-19 (R/. 19 b); Lc 11,29-32
5ª-feira:Est 4,17n.r.aa-bb.gg-hh; Sl 137 (138),1-2a. 2bc-3.7c-8 (R/. 3a); Mt 7,7-12
6ª-feira: Ez 18,21-28; Sl129(130),1-2.3-4. 5-6.7-8 (R/. 3); Mt 5,20-26
Sábado: Dt 26,16-19; Sl118(119),1-2. 4-5. 7-8 (R/. 1b); Mt 5,43-48
Primeira Semana do Saltério
Primeiro Domingo da Quaresma

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …