Página Inicial / Voz do Pastor / Homilia Santa Missa MicareCristo 2016

Homilia Santa Missa MicareCristo 2016

HOMILIA PARA O MICARECRISTO(30º. VINDE E VEDE/2016)
                   

06/fevereiro/2016
JOVENS: CRISTÃOS PARA HOJE…
+Dom Milton Santos – Arcebispo Metropolitano de Cuiabá

Hoje – com o MICARECRISTO – estamos colocando em foco a pergunta que Deus faz a ISAÍAS na primeira Leitura de hoje: “A QUEM VOU ENVIAR? QUEM IRÁ POR NÓS? Como jovens do MICARECRISTO-2016 respondemos também: “AQUI ESTOU! ENVIA-ME!”
Mas, o jovem Isaías antes de dar esta resposta “AQUI ESTOU! ENVIA-ME!”… ele faz a experiência de Deus: “Vi o Senhor sentado num trono de grande altura… Havia serafins de pé a seu lado… Eles exclamavam uns para os outros: SANTO, SANTO, SANTO É O SENHOR DOS EXÉRCITOS; TODA A TERRA ESTÁ REPLETA DE SUA GLÓRIA”. Também nós cantaremos assim nesta Santa Missa… daqui a pouco: “Santo, santo, santo, Senhor, Deus do universo! O céu e a terra proclamam a vossa glória!” Experimentar Deus!… Fazer experiência de Deus!… Isaías fez a experiência primeira da SANTIDADE de Deus. Ele diz: “Os Serafins proclamam: “Santo, santo, santo é o Senhor todo-poderoso…” Isaías percebe que a SANTIDADE de Deus significa que Ele – DEUS! – continua na história ao lado do seu povo, libertando-o e salvando-o… por isso “a terra está cheia de sua glória…”, isto é, são visíveis e sensíveis os sinais de sua presença libertadora… Assim, se Você presente neste MICARECRISTO-2016 prestar um pouquinho só de atenção ao seu redor, Você já está fazendo uma experiência de Deus, ou, o fará neste MICARECRISTO…

Quem sabe Você pode estar fazendo a experiência de Isaías tendo a sensação de estar perdido: “Ai de mim! Estou perdido, pois sou um jovem, uma jovem de lábios indignos, e habito no meio de um povo de lábios indignos!” Mas, Isaías faz a experiência de Deus dizendo: “Apesar disso meus olhos viram o Rei, o Senhor todo-poderoso!” Eu sei que Você neste momento está fazendo esta experiência, Você está tomando consciência do que significa “parecer-se com Deus…

” Este MICARECRISTO está fazendo Você “parecer-se com Deus…”, e, Você já está se sentindo um MENSAGEIRO DE DEUS para o outro, e, sairá deste MICARECRISTO, você sairá deste 30º. VINDE & VEDE-2016 UM MENSAGEIRO QUE EXPERIMENTOU A SANTIDADE DE DEUS, e, neste ano santo da misericórdia Deus torna Você o Seu Mensageiro, Você que faz a experiência da SANTIDADE DE DEUS; por isso, Deus como o fez com Isaías, Deus “purifica-lhe os lábios como fogo do altar, perdoando-lhe o pecado”, e, Deus envia Você para a missão de transmitir o que experimentou: “Ouvi a voz do Senhor que dizia: “Quem enviarei? Quem irá por nós? Eu respondi: “AQUI ESTOU! ENVIA-ME!”

Neste MICARECRISTO-2016 Deus também está perguntando para Vocês, Jovens: “QUEM ENVIAREI? QUEM IRÁ POR NÓS?” – O QUÊ VOCÊ RESPONDE? — “AQUI ESTOU! ENVIA-ME!” — PERGUNTAREI DE NOVO NO LUGAR DE DEUS: “QUEM ENVIAREI? QUEM IRÁ POR NÓS?” A sua resposta é corajosa: “AQUI ESTOU! ENVIA-ME!” —

Esta experiência da SANTIDADE DE DEUS compromete a gente, compromete Você a SER PROFETA,  a SER PROFETISA: isto é, alguém que fala “em nome de Deus”; esta experiência da SANTIDADE DE DEUS compromete Você a ser um MISSIONÁRIO, uma MISSIONÁRIA… ALGUÉM QUE É ENVIADO POR DEUS E AGE EM SEU NOME!… “ENVIA-ME! AQUI ESTOU!”

                                                  

+ Dom Milton Santos,sdb

Você pode Gostar de:

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

Neste 12 de outubro, nós, católicos brasileiros, celebramos o dia da padroeira do Brasil: Nossa …