Página Inicial / Voz do Pastor / Homilia 30º Vinde e Vede (Domingo)

Homilia 30º Vinde e Vede (Domingo)

HOMILIA 30º. VINDE E VEDE (2016) – DOMINGO: 07/fevereiro/2016

+ Dom Milton Santos – Arcebispo Metropolitano de Cuiabá

CRISTÃOS PARA 2016:
PROFETAS E MISSIONÁRIOS!
O Evangelho deste Domingo do 30º. VINDE & VEDE-2016 traz para mim e para Você uma pergunta desafiadora: “O QUE É NECESSÁRIO PARA SERMOS MISSIONÁRIOS, MISSIONÁRIAS HOJE?” Transporte-se neste momento para telepaticamente na fé para a beira do Lago de Genesaré onde Jesus está  através da narrativa de Lucas, Evangelista. Jesus está à beira do lago, apertado pela multidão que tem fome e sede da Palavra de Deus. Jesus vê duas barcas paradas na margem do lago. Jesus sobe numa das barcas, que era de Simão, e pede que se afaste um pouco da margem. Jesus se afasta um pouco da margem não para se isolar das pessoas e das suas angústias, mas para vê-las todas de frente, para comunicar-lhes a palavra que irá trazer a novidade de vida.

Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca!” Você percebe o trabalho penoso e improdutivo, sem a orientação do Mestre-Jesus? “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos!” Simão, especialista em pescaria, volta a pescar sob as ordens de quem nunca tinha pescado… Ele – Simão – era quem comandava os outros na pesca, agora é comandado por Jesus que nunca pegara uma vara de pescar, ou, uma rede… “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes!” – Continua Lucas: “Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes, que as redes se rompiam.”
O susto, o espanto tomou conta de Simão e dos outros pescadores: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador! É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer.” Mesmo que as pessoas se sintam PECADORAS, INDIGNAS… Jesus não se afasta delas, aliás, as associa, as chama   para falarem no seu nome, isto é, serem profetas/profetizas, e, se sentirem missionárias… enviadas por Jesus! O que Jesus disse para Simão valia para todos os pescadores naqueles barcos: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens! Então, levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram Jesus”.
Para Você que está presente fisicamente aqui no Memorial Papa João Paulo II, ou, para Você que acompanha o Vinde & Vede pelos Meios de Comunicação Social: o que significa para Você – “levar a barca da sua vida para a margem, deixar tudo e seguir Jesus?” Seguir Jesus é viver com Ele, partilhar com Ele a vida como se partilha com o melhor amigo, aprender a ser e a fazer as coisas ao jeito d’Ele. Rezar como ele rezava ao Pai. Interessar-se pelas pessoas e ajudá-las, anunciar a Boa Notícia de que Deus ama a todos… Que significa, para nós, seguir Jesus em casa, na escola, no lazer, na catequese, na eucaristia? Eu pergunto: Você que participa deste 30º. VINDE & VEDE tem  a coragem de “levar a barca da sua vida para a margem, deixar tudo e seguir Jesus?” Jesus continua colocando condições para segui-lo: “Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. Precisamos ter a coragem de Simão: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” Queria partilhar a admiração que tenho pelo apóstolo Pedro, nosso primeiro Papa. Nesta passagem do Evangelho ele entende rapidamente a mensagem de Jesus. Deixa eu explicar isto. Jesus percebia que aqueles homens viviam a própria vida na superficialidade, sem dar importância às razões pelas quais há a necessidade de se viver. É como se viver como cristão se misturasse com a forma de viver dos “não cristãos” de forma natural. Uma vida vivida exteriormente e subjetivamente, onde o seguimento de Cristo se resumia em estar com Ele, sem se comprometer com a sua mensagem e com a própria conversão, enfim, uma religiosidade desprovida de uma vida que corresponda a fé professada, ou uma fé sem profundidade. Quando Jesus fala a Pedro: “Avança para as águas mais profundas”, é uma ordem para que Ele volte-se para si mesmo, faça um exame de consciência, veja Quem está do seu lado. Pedro num primeiro momento obedece. Vai prá dentro de si e vê quantas coisas precisam ser pescadas, quantos valores mas também quantas misérias, quantos pecados a serem retirados de dentro do profundo, do coração. O Papa Francisco também declarou: rezem por mim porque sou pecador. É a atitude de quem está sempre neste movimento de profundidade na vida e entrou de cheio no seu processo de conversão e santificação.
O Papa Francisco comenta esta passagem do Evangelho de hoje: “A vida cristã «consiste sempre em seguir o Senhor». Mas para o seguir é necessário antes «ouvir o que nos diz»; e depois, devemos «deixar o que naquele momento temos que deixar e segui-lo».
Por fim, existe a missão que Jesus nos confia. Com efeito, «nunca diz: «Segue-me!» sem indicar, sucessivamente, a missão. Diz sempre: “Deixa tudo e segue-me para isto”». Por conseguinte, se «seguirmos o caminho de Jesus – esclareceu o Pontífice – é para fazer algo. Esta é a missão». É «uma sequência que se repete também quando rezamos». De facto, «a nossa oração – frisou o Santo Padre – deve ter sempre estes três momentos». Em primeiro lugar, a escuta da palavra de Jesus, uma palavra através da qual ele nos dá a paz e nos garante a sua proximidade. Depois, o momento da nossa renúncia: devemos estar prontos para «deixar algo: “Senhor, que queres que eu deixe para estar mais próximo de ti?”. Talvez, neste momento não o diga. Mas nós temos que fazer a pergunta, generosamente». Em suma, o momento da missão: a oração ajuda-nos sempre a compreender o que «devemos fazer».

+ Dom Milton Santos – Arcebispo Metropolitano de Cuiabá

                                        

Você pode Gostar de:

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

Neste 12 de outubro, nós, católicos brasileiros, celebramos o dia da padroeira do Brasil: Nossa …