Página Inicial / Animação Litúrgica / 5º Domingo da Páscoa

5º Domingo da Páscoa

EU VOS DOU UM NOVO MANDAMENTO:
AMAI-VOS UNS AOS OUTROS
24 de Abril de 2016
QUINTO DOMINGO DA PÁSCOA
ANO DA MISERICÓRDIA – ANO C
Cor Litúrgica: Branco
A.: Meus irmãos, sejam todos bem-vindos para celebrar nossa fé no Mistério Pascal de Cristo. Nesta celebração, Jesus nos convida a viver e concretizar o autêntico amor que é serviço, entrega e acolhimento. De pé, iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA! VENCEU A MORTE COM AMOR! ALELUIA! / 1. Tendo vencido a morte, o Senhor ficará para sempre entre nós para manter viva a chama do amor que reside em cada cristão a caminho do Pai./ 2. Tendo vencido a morte, o Senhor nos abriu horizonte feliz, pois nosso peregrinar pela face do mundo terá seu final lá na casa do Pai.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – Pode ser substituído pelo Rito da aspersão (MR p. 1002).
P.: O Senhor Jesus que nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia, nos chama a conversão. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai. (pausa). P.: Senhor, nossa paz, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, nossa Páscoa, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, nossa vida, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem no Cristo a liberdade verdadeira e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Irmãos, a vivência profunda e serena da fé capacita-nos para o cumprimento do Mandamento do Amor. Ouçamos, com reverência, as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (At 14, 21b-27) – Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, Paulo e Barnabé 21bvoltaram para as cidades de Listra, Icônio e Antioquia. 22Encorajando os discípulos, eles os exortavam a permanecerem firmes na fé, dizendo-lhes: “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no reino de Deus”. 23Os apóstolos designaram presbíteros para cada comunidade. Com orações e jejuns, eles os confiavam ao Senhor, em quem haviam acreditado. 24Em seguida, atravessando a Pisídia, chegaram à Panfília. 25Anunciaram a palavra em Perge, e depois desceram para Atália. 26Dali embarcaram para Antioquia, de onde tinham saído, entregues à graça de Deus, para o trabalho que haviam realizado. 27Chegando ali, reuniram a comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles e como havia aberto a porta da fé para os pagãos. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 144/145) – R.: BENDIREI O VOSSO NOME, Ó MEU DEUS, MEU SENHOR E MEU REI PARA SEMPRE./ 1. Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura./ 2. Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!/ 3. Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.
8. 2ª LEITURA (Ap 21, 1-5a) – Leitura do Livro do Apocalipse de São João.
Eu, João, 1vi um novo céu e uma nova terra. Pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus, vestida qual esposa enfeitada para o seu marido. 3Então, ouvi uma voz forte que saía do trono e dizia: “Esta é a morada de Deus entre os homens. Deus vai morar no meio deles. Eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles. 4Deus enxugará toda lágrima dos seus olhos. A morte não existirá mais, e não haverá mais luto, nem choro, nem dor, porque passou o que havia antes”. 5Aquele que está sentado no trono disse: “Eis que faço novas todas as coisas”. Depois, ele me disse: “Escreve, porque estas palavras são dignas de fé e verdadeiras”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (BIS) / 1. Eu vos dou novo preceito: / que uns aos outros vos ameis,/ como eu vos tenho amado.
10. EVANGELHO – (Jo 13, 31-33a.34-35) – P.: O Senhor esteja convosco! TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: 31Depois que Judas saiu do cenáculo, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. 33aFilhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. 34Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. 35Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, invoquemos a Cristo Jesus, ressuscitado dentre os mortos, dizendo com alegre confiança: Senhor da glória, escutai a nossa prece!
TODOS: SENHOR DA GLÓRIA, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que seja sempre mestra no ensino e na vivência do Mandamento do amor, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR DA GLÓRIA, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
2) Pelos governantes de todas as nações, para que, por meio do serviço aos cidadãos, promovam sempre a verdade, a paz e o bem comum, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR DA GLÓRIA, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
3) Pelas famílias de nossa comunidade, para que sejam fortalecidas no amor e na unidade entre seus membros, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR DA GLÓRIA, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
4) Pela nossa comunidade, para que supere as divisões e as intrigas, testemunhando o mandamento novo deixado por Cristo, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR DA GLÓRIA, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas)
P.: Senhor, vós, que nos amais gratuitamente, dai-nos a graça de crescer no Vosso amor para melhor amarmos o próximo. Vós que viveis e reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM!
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – R.: EU CREIO NUM MUNDO NOVO, POIS CRISTO RESSUSCITOU! EU VEJO SUA LUZ NO POVO, POR ISSO ALEGRE SOU. / 1. Em toda pequena oferta, na força da união, no pobre que se liberta, eu vejo ressurreição!/ 2. Na mão que foi estendida, no dom da libertação, nascendo uma nova vida, eu vejo ressurreição!/ 3. Nas flores oferecidas e quando se dá perdão, nas dores compadecidas, eu vejo ressurreição!/ 4. Nos homens que estão unidos, com outros, partindo o pão, nos fracos fortalecidos, eu vejo ressurreição!/ 5. Na fé dos que estão sofrendo, no riso do meu irmão, na hora em que está morrendo, eu vejo ressurreição!
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus, que, pelo sublime diálogo deste sacrifício, nos fazeis participar de vossa única e suprema divindade, concedei que, conhecendo vossa verdade, lhe sejamos fiéis por toda a vida. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – MR (p. 482) – Prefácio da Páscoa IV: A restauração do universo pelo mistério pascal – MR (p. 424)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – R.: O PÃO DA VIDA, A COMUNHÃO, NOS UNE A CRISTO E AOS IRMÃOS./ E NOS ENSINA A ABRIR AS MÃOS,/ PARA PARTIR, REPARTIR O PÃO./ 1. Lá no deserto, a multidão, com fome segue o Bom Pastor. Com sede busca a nova palavra: Jesus tem pena e reparte o pão./ 2. Na Páscoa nova da nova lei, Jesus amou-nos até ao fim. Partiu o pão, disse: “Isto é meu corpo, por vós doado: tomai, e comei!/ 3. Se neste pão, nesta comunhão, Jesus, por nós dá a própria a vida, vamos também repartir os dons, doar a vida por nosso irmão./ 4. Onde houver fome, reparte o pão, e tuas trevas hão de ser luz: Encontrarás Cristo no irmão, serás bendito do eterno Pai./ 5. Não é feliz quem não sabe dar. Quem não aprende a lição do altar, de abrir a mão e o coração, para doar-se no próprio dar.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus de bondade, permanecei junto ao vosso povo e fazei passar da antiga à nova vida aqueles a quem concedestes a comunhão nos vossos mistérios. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
21. ORACÃO DO ANO DA MISERICÓRDIA
Senhor Jesus Cristo, Vós que nos ensinastes a ser misericordiosos como o Pai celeste, e nos dissestes que quem Vos vê, vê a Ele. Mostrai-nos o Vosso rosto e seremos salvos. O Vosso olhar amoroso libertou Zaqueu e Mateus da escravidão do dinheiro; a adúltera e Madalena de colocar a felicidade apenas numa criatura; fez Pedro chorar depois da traição, e assegurou o Paraíso ao ladrão arrependido. Fazei que cada um de nós considere como dirigida a si mesmo as palavras que dissestes à mulher samaritana: Se tu conhecesses o dom de Deus! Vós sois o rosto visível do Pai invisível, do Deus que manifesta sua onipotência sobretudo com o perdão e a misericórdia: fazei que a Igreja seja no mundo o rosto visível de Vós, seu Senhor, ressuscitado e na glória. Vós quisestes que os Vossos ministros fossem também eles revestidos de fraqueza para sentirem justa compaixão por aqueles que estão na ignorância e no erro: fazei que todos os que se aproximarem de cada um deles se sintam esperados, amados e perdoados por Deus. Enviai o Vosso Espírito e consagrai-nos a todos com a sua unção para que o Jubileu da Misericórdia seja um ano de graça do Senhor e a Vossa Igreja possa, com renovado entusiasmo, levar aos pobres a alegre mensagem, proclamar aos cativos e oprimidos a libertação e aos cegos restaurar a vista. Nós Vo-lo pedimos por intercessão de Maria, Mãe de Misericórdia, a Vós que viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL – (MR. p. 523)
P.: O Senhor esteja convosco! TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS! – P.: Deus, que pela ressurreição do seu Filho único vos deu a graça da redenção e vos adotou como filhos e filhas, vos conceda a alegria da bênção. TODOS: AMÉM. P.: Aquele que, por sua morte, vos deu a eterna liberdade, vos conceda, por sua graça, a herança eterna. TODOS: AMÉM. P.: E vivendo agora retamente, possais no céu unir-vos a Deus, para o qual, pela fé, já ressuscitastes no batismo. TODOS: AMÉM. P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe! TODOS: GRAÇAS A DEUS!

Preparando a Partilha da Palavra
A primeira leitura nos mostra os discípulos anunciando a Boa-Nova em diversas cidades da Síria. Aí eles conquistam muita gente, fazem novos discípulos, que vão entrando na vivência do amor fraterno. A solidariedade dos primeiros cristãos era a nota mais forte das comunidades do primeiro século, segundo os Atos. A segunda leitura nos descreve a nova cidade, recriada pelo amor, onde Deus habita com a gente. Nesta cidade reina o amor e por isso não há mais morte, luto, grito nem dor. “Estas coisas antigas passaram. Eis que faço novas todas as coisas”. A civilização do amor é a nova sociedade transformada pelo amor, pela solidariedade de Deus conosco e de nós com os outros. No Evangelho de hoje, Jesus faz seu “testamento”, a declaração de sua última vontade. Como um pai amoroso que pressente o momento de deixar esta vida, Jesus faz suas últimas recomendações aos seus “filhinhos”. A “herança” que Ele deixa é aquilo que Ele construiu durante toda a sua vida: o amor solidário. Jesus ensinou este amor com a vida e com as palavras. Agora quer que seus discípulos guardem como herança preciosa este seu exemplo. Este amor solidário e servidor será a marca distintiva, a identidade própria dos seguidores de Jesus: “Nisto todos reconhecerão que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros”. Pela solidariedade fraterna somos reconhecidos como verdadeiros cristãos. Ninguém ama apenas com palavras. O amor se mostra com gestos concretos. Ao nos deixar como único mandamento o amor fraterno, Jesus nos pede para servirmos os irmãos. Para Jesus, amar é servir: “ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos”. (Jo 15,13) Para viver este amor sem reservas é necessário ter o Espírito de Cristo. Com a força deste Espírito levamos “a Boa Nova aos pobres e libertamos os oprimidos”. (cf. Lc 4,18) O Espírito derrama sobre cada um os seus dons para que possamos servir aos outros e edificar a comunidade. Estamos vivendo o amor ao próximo? De que maneira?

LEITURAS DA SEMANA
2ª-feira: S. Marcos Evangelista, festa. 1Pd 5,5b-14; Sl 88(89),2-3.6-7.16-17 (R/. cf. 2a) ; Mc 16,15-20
3ª-feira: At 14,19-28; Sl 144(145),10-11. 12-13ab. 21 (R/. cf. 12a) ; Jo 14,27-31a
4ª-feira: At 15,1-6; Sl 121(122),1-2. 3-4a. 4b-5 (R/. cf. 1) ; Jo 15,1-8
5ª-feira: S. Pedro Chanel PresbMt, MFac. S. Luís Maria Grignion de Montfort Presb, MFac. At 15,7-21; Sl 95(96),1-2a. 2b-3. 10 (R/. cf. 3) ; Jo 15,9-11
6ª-feira: Sta. Catarina de Sena VgDra, memória. At 15,22-31; Sl 56(57),8-9. 10-12 (R/. 10a) ; Jo 15,12-17
Sábado: S. Pio V Pp, MFac. At 16,1-10; Sl 99(100),2. 3. 5 (R/. 2a) ; Jo 15,18-21
Primeira Semana do Saltério
Quinto Domingo da Páscoa

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …