Página Inicial / Animação Litúrgica / 6º Domingo da Páscoa

6º Domingo da Páscoa

AQUELE QUE AMA REALMENTE JESUS,GUARDARÁ A SUA PALAVRA, E O PAI O AMARÁ
 01 de maio de 2016 
SEXTO DOMINGO DA PÁSCOA
ANO DA MISERICÓRDIA – ANO C
Cor Litúrgica: Branco
A.: Meus irmãos, nós não estamos sozinhos em nossa caminhada cristã, pois Deus nos acompanha cotidianamente com a presença e a força do Espírito Santo. De pé, iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA! VENCEU A MORTE COM AMOR! ALELUIA! / 1. Tendo vencido a morte, o Senhor ficará para sempre entre nós para manter viva a chama do amor que reside em cada cristão a caminho do Pai./ 2. Tendo vencido a morte, o Senhor nos abriu horizonte feliz, pois nosso peregrinar pela face do mundo terá seu final lá na casa do Pai.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: Irmãos eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito, para obedecer a Jesus Cristo e participar da bênção da aspersão do seu sangue, graça e paz vos sejam concedidas abundantemente. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – (Pode ser substituído pelo Rito da aspersão – MR p. 1002.)
P.: O Senhor Jesus que nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia, nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai. (pausa). P.: Senhor, nossa paz, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, nossa Páscoa, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, nossa vida, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Deus todo-poderoso, dai-nos celebrar com fervor estes dias de júbilo em honra do Cristo ressuscitado, para que nossa vida corresponda sempre aos mistérios que recordamos. Por nosso Senhor Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Caros irmãos, o Espírito Santo conduz e assiste a Igreja na sua caminhada pela história. Atentos ao amor de Deus, ouçamos as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (At 15, 1-2.22-29) – Leitura dos Atos dos Apóstolos. Naqueles dias, 1Chegaram alguns da Judeia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós não podereis salvar-vos, se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisés”. 2Isto provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos. 22Então os apóstolos e os anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, resolveram escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia, com Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. 23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós. 25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!” Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 66/67) R.: QUE AS NAÇÕES VOS GLORIFIQUEM, Ó SENHOR, QUE TODAS AS NAÇÕES VOS GLORIFIQUEM!/ 1. Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos./ 2. Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações./ 3. Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!
8. 2ª LEITURA (Ap 21, 10-14.22-23) – Leitura do Livro do Apocalipse de São João.
10Um anjo me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, 11brilhando com a glória de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosíssima, como o brilho de jaspe cristalino. 12Estava cercada por uma muralha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. 13Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente. 14A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. 22Não vi templo na cidade, pois o seu Templo é o próprio Senhor, o Deus Todo-poderoso, e o Cordeiro. 23A cidade não precisa de sol, nem de lua que a iluminem, pois a glória de Deus é a sua luz e a sua lâmpada é o Cordeiro. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (BIS) / 1. Quem me ama realmente guardará minha palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Jo 14, 23-29) – P.: O Senhor esteja convosco! TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 23“Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama, não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito. 27Deixo-vos a paz, e minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, oremos a Deus, nosso Pai, para que nos envie a Sua paz e o Seu Espírito e nos ensine a permanecer no Seu amor. Digamos com fé: Ouvi, Senhor, o Vosso povo!
TODOS: OUVI, SENHOR, O VOSSO POVO!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que o Espírito Santo o assista na sua missão de conduzir a Igreja e de animar a ação evangelizadora, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, O VOSSO POVO!
2) Por todos aqueles que lutam pela paz em toda a terra, pelos que acreditam que ela é possível e por aqueles que a imploram sem cessar, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, O VOSSO POVO!
3) Pelos desempregados de nosso país, para que recebam o apoio e o trabalho de que necessitam para viver com dignidade e esperança, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, O VOSSO POVO!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que o Espírito Santo oriente a nossa mente e o nosso coração, a fim de que toda a nossa vida seja um testemunho luminoso da misericórdia do Pai, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, O VOSSO POVO!
(Preces Espontâneas)
P.: Deus de amor e nosso Pai, ouvi hoje a oração dos Vossos filhos que celebram a ressurreição de Jesus Cristo, e fazei que o dom do Vosso Espírito guarde em nós a memória sempre viva do que Ele disse e ensinou aos Seus discípulos. Por Cristo nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – R.: EU CREIO NUM MUNDO NOVO, POIS CRISTO RESSUSCITOU! EU VEJO SUA LUZ NO POVO, POR ISSO ALEGRE SOU. / 1. Em toda pequena oferta, na força da união, no pobre que se liberta, eu vejo ressurreição!/ 2. Na mão que foi estendida, no dom da libertação, nascendo uma nova vida, eu vejo ressurreição!/ 3. Nas flores oferecidas e quando se dá perdão, nas dores compadecidas, eu vejo ressurreição!/ 4. Nos homens que estão unidos, com outros, partindo o pão, nos fracos fortalecidos, eu vejo ressurreição!/ 5. Na fé dos que estão sofrendo, no riso do meu irmão, na hora em que está morrendo, eu vejo ressurreição!
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Subam até vós, ó Deus, as nossas preces com estas oferendas para o sacrifício, a fim de que, purificados por vossa bondade, correspondamos cada vez melhor aos sacramentos do vosso amor. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (p. 478) – Prefácio da Páscoa II: A vida nova em Cristo – MR (p. 422) –
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – R.: O PÃO DA VIDA, A COMUNHÃO, NOS UNE A CRISTO E AOS IRMÃOS./ E NOS ENSINA A ABRIR AS MÃOS,/ PARA PARTIR, REPARTIR O PÃO./ 1. Lá no deserto, a multidão, com fome segue o Bom Pastor. Com sede busca a nova palavra: Jesus tem pena e reparte o pão./ 2. Na Páscoa nova da nova lei, Jesus amou-nos até ao fim. Partiu o pão, disse: “Isto é meu corpo, por vós doado: tomai, e comei!/ 3. Se neste pão, nesta comunhão, Jesus, por nós dá a própria a vida, vamos também repartir os dons, doar a vida por nosso irmão./ 4. Onde houver fome, reparte o pão, e tuas trevas hão de ser luz: Encontrarás Cristo no irmão, serás bendito do eterno Pai./ 5. Não é feliz quem não sabe dar. Quem não aprende a lição do altar, de abrir a mão e o coração, para doar-se no próprio dar.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Deus eterno e todo-poderoso, que, pela ressurreição de Cristo, nos renovais para a vida eterna, fazei frutificar em nós o sacramento pascal, e infundi em nossos corações a força desse alimento salutar. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL – (MR. p. 523)
P.: O Senhor esteja convosco! TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS! – P.: Deus, que pela ressurreição do seu Filho único vos deu a graça da redenção e vos adotou como filhos e filhas, vos conceda a alegria da bênção. TODOS: AMÉM. P.: Aquele que, por sua morte, vos deu a eterna liberdade, vos conceda, por sua graça, a herança eterna. TODOS: AMÉM. P.: E vivendo agora retamente, possais no céu unir-vos a Deus, para o qual, pela fé, já ressuscitastes no batismo. TODOS: AMÉM. P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe! TODOS: GRAÇAS A DEUS!

Preparando a Partilha da Palavra
A primeira leitura faz memória do Concílio de Jerusalém. As comunidades viviam uma grande tensão ideológica entre os cristãos de origem pagã e os cristãos de origem judaica. Havia um movimento judaizante na comunidade que propunha, como critério de adesão a Cristo, a obediência à Lei de Moisés, representada pela circuncisão. Paulo e Bernabé contestam este grupo e recorrem aos apóstolos e presbíteros para resolver a questão. A decisão do Concílio foi não impor a circuncisão, mas apenas algumas recomendações. É a graça de Jesus que nos salva e não as obras da lei. Na segunda leitura, João nos apresenta a imagem da Cidade Santa em linguagem simbólica, a Nova Cidade faz referência à Igreja de Cristo e ao tempo messiânico. Sua força vem de Cristo, suas paredes estão alicerçadas no testemunho dos Doze e dos outros mártires. João fala de uma cidade perfeita, mas sem Templo, porque seu Templo é o Senhor. É Ele que ilumina a Nova Cidade e sua lâmpada é o Cordeiro, Jesus Cristo sinal da glória de Deus e luz da Igreja. O Evangelho de hoje se apresenta como discurso de despedida marcada pela esperança e por recomendações sobre a continuidade da missão. Continuar a missão significa viver e testemunhar as palavras de Jesus, “palavra que vem do Pai”. Esta vivência e testemunho se constituem numa relação de amor: amor a Deus e amor de Deus. Amar a Jesus e ao Pai é tornar-se morada, templo de Deus. Diante de tão desafiadora missão, Jesus faz a promessa de enviar o Espírito Santo como aquele que vai “ensinar todas essas coisas”. Ele fará a memória de suas palavras. A palavra aparece no Evangelho como elemento central da mensagem: palavra criadora, que ensina, que orienta, que envia para a missão. Palavra de esperança, que faz promessa. Palavra reveladora e transformadora. A transformação do mundo se dá pela Palavra. É ela que comunica a vontade do Pai. Trata-se de uma Palavra de ânimo e de paz. Palavra que menciona a uma realidade presente e a uma realidade por vir. O Evangelho tem uma função catequética: demonstrar a unidade entre o Pai, o Filho e o Espírito. Chama-nos à vivência do amor e ao testemunho; encoraja-nos para a missão; é promessa de envio do Espírito e da volta de Jesus; deseja-nos a paz. A paz deixada por Jesus é a paz que brota do cuidado à vida. Coloquemo-nos, pois, a caminho, confiantes na vitória de Jesus.

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: Sto Atanásio BDr., mem. At 16, 11 -15; Sl 149, 1-2.3-4.5-6a e 9b (R/.4a); Jo 15, 26-16,4a
Ter.: SS Filipe e Tiago Menor Aps, festa. I Cor 15, 1-8; Sl 18 (19A); Jo 14, 6-14
Qua.: At 17, 15.22-18,1; Sl 148; Jo 16, 12-15.
Qui.: At 18, 1-8; Sl 97 (98); Jo 16, 16-20
Sex.: At 18, 9-18; Sl 46 (47); Jo 16, 20-23a.
Sáb.: At 18, 23-28; Sl 46 (47); Jo 16, 23b-28.
Segunda Semana do Saltério
Sexto Domingo da Páscoa

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …