Página Inicial / Animação Litúrgica / 10º Domingo do Tempo Comum

10º Domingo do Tempo Comum

CRISTO FAZ BRILHAR A LUZ DA ESPERANÇA SOBRE A DOR E A MORTE
Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente
 05 de junho de 2016 
DÉCIMO DOMINGO DO TEMPO COMUM
ANO DA MISERICÓRDIA – ANO C
Cor Litúrgica: Verde
A.: Irmãos amados, em Cristo, Deus visita o Seu povo e nos convida a sermos testemunhas da Sua misericórdia, para que a humanidade se abra à esperança de um mundo novo. De pé, iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – 1. Não sei se descobriste a encantadora luz, no olhar da mãe feliz que embala um novo ser. Nos braços leva alguém em forma de outro eu. Vivendo agora em dois se sente renascer./ R.:A MÃE SERÁ CAPAZ DE SE ESQUECER OU DEIXAR DE AMAR ALGUM DOS FILHOS QUE GEROU? E SE EXISTIR ACASO TAL MULHER, DEUS SE LEMBRARÁ DE NÓS EM SEU AMOR./ 2. O amor de mãe recorda o amor de nosso Deus, tomou seu povo ao colo e quis nos atrair. Até na ingratidão inflama seu amor. Um Deus apaixonado busca a mim e a ti.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.:A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco! TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer ao pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai. (Pausa) Senhor, que vindes visitar vosso povo na paz, tende piedade de nós. TODOS:SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.P.: Cristo, que vindes salvar o que estava perdido, tende piedade de nós. TODOS:CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS.P.: Senhor, que vindes criar um mundo novo, tende piedade de nós. TODOS:SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.:Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS:AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, fonte de todo o bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA A.: Irmãos caríssimos, confiando na bondade do Senhor, ouçamos com atenção as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (1Rs 17, 17-24) – Leitura do Primeiro Livro dos Reis.
Naqueles dias, 17sucedeu que o filho da dona da casa caiu doente, e o seu mal era tão grave que ele já não respirava. 18Então a mulher disse a Elias: “O que há entre mim e ti, homem de Deus? Porventura vieste à minha casa para me lembrares os meus pecados e matares o meu filho?” 19Elias respondeu-lhe: ”Dá-me o teu filho!” Tomando o menino do seu regaço, levou-o ao aposento de cima onde ele dormia, e o pôs em cima do seu leito. 20Depois, clamou ao Senhor, dizendo: “Senhor, meu Deus, até a viúva, em cuja casa habito como hóspede, queres afligir, matando-lhe seu filho?” 21Depois, por três vezes, ele estendeu-se sobre o menino e suplicou ao Senhor: “Senhor, meu Deus, faze, te rogo, que a alma deste menino volte às suas entranhas”. 22O Senhor ouviu a voz de Elias: a alma do menino voltou a ele e ele recuperou a vida. 23Elias tomou o menino, desceu com ele do aposento superior para o interior da casa, e entregou-o à sua mãe, dizendo: “Eis aqui o teu filho vivo”. 24A mulher exclamou: “Agora vejo que és um homem de Deus, e que a palavra do Senhor é verdadeira em tua boca”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 29/30)R.:EU VOS EXALTO, Ó SENHOR, POIS ME LIVRASTES, E PRESERVASTES MINHA VIDA DA MORTE! / 1) Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes e não deixastes rir de mim meus inimigos! Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes quando estava já morrendo!/ 2) Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, dai-lhe graças e invocai seu santo nome! Pois sua ira dura apenas um momento, mas sua bondade permanece a vida inteira; se à tarde vem o pranto visitar-nos, de manhã vem saudar-nos a alegria./ 3) Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor, meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!
8. 2ª LEITURA (Gl1, 11-19) – Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.
11Asseguro-vos, irmãos, que o evangelho pregado por mim não é conforme a critérios humanos. 12Com efeito, não o recebi nem aprendi de homem algum, mas por revelação de Jesus Cristo. 13Certamente ouvistes falar como foi outrora a minha conduta no judaísmo, com que excessos perseguia e devastava a Igreja de Deus 14e como progredia no judaísmo mais do que muitos judeus de minha idade, mostrando-me extremamente zeloso das tradições paternas. 15Quando, porém, aquele que me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça 16se dignou revelar-me o seu Filho, para que eu o pregasse entre os pagãos, não consultei carne nem sangue 17nem subi, logo, a Jerusalém para estar com os que eram apóstolos antes de mim. Pelo contrário, parti para a Arábia e, depois, voltei ainda a Damasco. 18Três anos mais tarde fui a Jerusalém para conhecer Cefas e fiquei com ele quinze dias. 19E não estive com nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.:ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. (BIS)Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo sofrido; um grande profeta surgiu entre nós, Amém, Aleluia, Aleluia!
10. EVANGELHO – (Lc7, 11-17) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 11Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. 12Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. 13Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: “Não chore!” 14Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” 15O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. 16Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”. 17E a notícia do fato espalhou-se pela Judeia inteira, e por toda a redondeza. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria,padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO UNIVERSAL – P.: Irmãos caríssimos, demos graças a nosso Salvador, que veio a este mundo para ser Deus-conosco, dizendo, cheios de confiança: Senhor da vida, escutai a nossa prece!
TODOS: SENHOR DA VIDA, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que continue a ser um sinal de vida e de esperança principalmente junto dos pobres e sofredores, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR DA VIDA, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
2) Pelos governantes do nosso país, para que sejam sempre mais atentos aos clamores, necessidades e angústias do nosso povo, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR DA VIDA, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
3) Pelas viúvas de nossa comunidade, para que nunca lhes falte o pão de cada dia, a fim de poderem criar seus filhos com dignidade, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR DA VIDA, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que Deus nos torne sensíveis ao sofrimento e à dor de cada pessoa que encontramos em nosso caminho, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR DA VIDA, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas)
P.:Ouvi, Senhor, as nossas preces e concedei-nos, pela Vossa compaixão, as graças que humildemente vos pedimos. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – 1. Muito alegre eu te pedi o que era meu, parti, num sonho tão normal. Dissipei meus bens e o coração também, no fim meu mundo era irreal!/ R.:CONFIEI NO TEU AMOR E VOLTEI, SIM AQUI É MEU LUGAR, EU GASTEI TEUS BENS, Ó PAI, E TE DOU ESTE PRANTO EM MINHAS MÃOS./ 2. Mil amigos conheci, disseram adeus, caiu a solidão em mim. Um patrão cruel levou-me a refletir: meu pai não trata um servo assim!/ 3. Nem deixaste-me falar da ingratidão, morreu no abraço o mal que eu fiz. Festa, roupa nova, anel, sandália aos pés. Voltei à vida, sou feliz!
15.P.:Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Senhor nosso Deus, vede nossa disposição em vos servir e acolhei nossa oferenda, para que este sacrifício vos seja agradável e nos faça crescer na caridade. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA V – MR (p. 494)-
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO –R.:PROCURO ABRIGO NOS CORAÇÕES. DE PORTA EM PORTA, DESEJO ENTRAR. SE ALGUÉM ME ACOLHE COM GRATIDÃO, FAREMOS JUNTOS A REFEIÇÃO./ 1. Eu nasci pra caminhar assim, dia e noite; vou até o fim. O meu rosto o forte sol queimou, meu cabelo o orvalho já molhou: eu cumpro a ordem do meu coração./ 2. Vou batendo até alguém abrir. Não descanso. O amor me faz seguir, é feliz quem ouve a minha voz, e abre a porta, entro bem veloz: eu cumpro a ordem do meu coração./ 3. Junto à mesa vou sentar depois e faremos refeição, nós dois. Sentirá seu coração arder e esta chama tenho de acender; eu cumpro a ordem do meu coração./ 4. Aqui dentro, o amor nos entretém; e, lá fora, o dia eterno vem. Finalmente nós seremos um e teremos tudo em comum! Eu cumpro a ordem do meu coração.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, que curais nossos males, agi em nós por esta Eucaristia, libertando-nos das más inclinações e orientando para o bem a nossa vida. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL
Preparando a Partilha da Palavra
Q u a n d o é q u e s e n t i m o s D e u s m a i s verdadeiramente próximo de nós: ao se realizar uma grande solenidade, ou quando um gesto de amor atinge uma pessoa carente? A 1ª leitura e o evangelho nos contam como respectivamente Elias e Jesus ressuscitam um filho de uma viúva, Elias com muito trabalho, Jesus com um toque de mão. Se Elias era um “homem de Deus”, um profeta, Jesus é o “Filho” de Deus, e o povo exclama: “Um grande profeta nos visitou! Deus visitou o seu povo!” Esta visita de Deus a seu povo é muito peculiar. Deus visita os pobres e pecadores. Aqueles que são abandonados pelos outros. Em Jesus, Deus nos mostra o caminho que conduz aos marginalizados. Assim é o sistema de Deus. É diferente do nosso. Enquanto nós gostamos de investir naquele que já tem poder e influência, Jesus começa com aqueles que estão na margem, na beira da sociedade. O Reino de Deus começa na periferia. E revela-se um reino da vida para os deserdados. A visita de Deus deixa seu povo também com a “responsabilidade da gratidão”. O povo espalhou a fama de Jesus por toda a região. Mostrou que soube dar valor à visita que recebeu. A Igreja terá que celebrar a mesma gratidão por Deus, que faz grandes coisas aos pequenos. Muitos ainda não são capazes disso. Não sabem se alegrar com a visita de Deus aos pequenos. Por isso lhes escapa a grandeza da visita.

LEITURAS DA SEMANA
Seg.:S. Norberto B, MFac.1Rs 17,1-6; Sl 120(121),1-2. 3-4. 5-6. 7-8 (R/. cf. 2); Mt 5,1-12
Ter.:1Rs 17,7-16; Sl 4,2-3. 4-5. 7-8 (R/. 7); Mt 5,13-16
Qua.:StoEfrém Diácono Dr, MFac1Rs 18,20-39; Sl 15(16),1-2a.4.5 e 8.11 (R/ 1); Mt 5,17-19
Qui.:São José de Anchieta Presb, memória.1Rs 18,41-46; Sl 64(65),10abcd.10e-11.12-13 (R/. 2a); Mt 5,20-26
Sex.:1Rs 19, 9a.11-16; Sl 26(27),7a-8. 9. 13-14 (R/. 8b) ;Mt 5, 27-32
Sáb: S. Barnabé, Apóstolo, memória.At 11,21b-26; 13, 1-3; Sl 97(98),1. 2-3ab. 3cd-4. 5-6 (R/. 2b) ;Mt 10,7-13
Segunda Semana do Saltério
Décima Semana do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …