Página Inicial / Animação Litúrgica / 11º Domingo do tempo Comum

11º Domingo do tempo Comum

O PERDÃO E O AMOR: CAMINHO PARA UMA VIDA NOVA
12 de junho de 2016 
DÉCIMO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM
ANO DA MISERICÓRDIA – ANO C
Cor Litúrgica: Verde
A.:Meus irmãos, por ser misericordioso, mesmo diante dos nossos pecados e imperfeições, Deus não desiste de nós. Ele vem ao nosso encontro e nos propõe a contrição do coração e o nosso retorno à vida da graça. Iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – 1. Não sei se descobriste a encantadora luz, no olhar da mãe feliz que embala um novo ser. Nos braços leva alguém em forma de outro eu. Vivendo agora em dois se sente renascer./ R.:A MÃE SERÁ CAPAZ DE SE ESQUECER OU DEIXAR DE AMAR ALGUM DOS FILHOS QUE GEROU? E SE EXISTIR ACASO TAL MULHER, DEUS SE LEMBRARÁ DE NÓS EM SEU AMOR./ 2. O amor de mãe recorda o amor de nosso Deus, tomou seu povo ao colo e quis nos atrair. Até na ingratidão inflama seu amor. Um Deus apaixonado busca a mim e a ti.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. (Pausa). Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que viestes chamar os pecadores humilhados, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que intercedeis por nós, junto a Deus Pai que nos perdoa, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus de bondade e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: Oremos:(Pausa) -Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo, e como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro de vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.:Caros irmãos, a vida do fiel cristão é um processo contínuo de conversão a Deus. Abramos nossos corações aos Seus ensinamentos.
6. 1ª LEITURA (2Sm 12, 7-10.13) – Leitura do Segundo Livro de Samuel.
Naqueles dias, 7Natã disse a Davi: “Esse homem és tu! Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Eu te ungi como rei de Israel, e salvei-te das mãos de Saul. 8Dei-te a casa do teu senhor e pus nos teus braços as mulheres do teu senhor, entregando-te também a casa de Israel e de Judá; e, se isto te parece pouco, vou acrescentar outros favores. 9Por que desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o que lhe desagrada? Feriste à espada o hitita Urias, para fazer da sua mulher a tua esposa, fazendo-o morrer pela espada dos amonitas. 10Por isso, a espada jamais se afastará de tua casa, porque me desprezaste e tomaste a mulher do hitita Urias para fazer dela a tua esposa. 13Davi disse a Natã: “Pequei contra o Senhor”. Natã respondeu-lhe: “De sua parte, o Senhor perdoou o teu pecado, de modo que não morrerás! Entretanto, por teres ultrajado o Senhor com teu procedimento o filho que te nasceu morrerá”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 31/32)R.:EU CONFESSEI, AFINAL, MEU PECADO E PERDOASTES, SENHOR, MINHA FALTA!/ 1. Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado! E em cuja alma não há falsidade./ 2. Eu confessei, afinal, meu pecado e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” E perdoastes, Senhor, minha falta./ 3. Sois para mim proteção e refúgio; na minha angústia me haveis de salvar e envolvereis a minha alma no gozo. Regozijai-vos, ó justos, em Deus, e no Senhor exultai de alegria! Corações retos, cantai jubilosos!
8. 2ª LEITURA (Gl2, 16.19-21) – Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.
Irmãos: 16Sabendo que ninguém é justificado por observar a Lei de Moisés, mas por crer em Jesus Cristo, nós também abraçamos a fé em Jesus Cristo. Assim fomos justificados pela fé em Cristo e não pela prática da Lei, porque pela prática da Lei ninguém será justificado. 19Aliás, foi em virtude da Lei que eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Com Cristo, eu fui pregado na cruz. 20Eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim. Esta minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé, crendo no Filho de Deus, que me amou e por mim se entregou. 21Eu não desprezo a graça de Deus. Ora, se a justiça vem pela Lei, então Cristo morreu inutilmente. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (BIS) Tanto amor Deus nos mostrou, que seu Filho entregou, como vítima expiatória pelas nossas transgressões.
10. EVANGELHO – (Lc7, 36-8,3) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 36Um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. 37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. 39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”.40Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, mestre!” 41“Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro, cinquenta. 42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?” 43Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”. 44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco, mostra pouco amor”. 48E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. 49Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” 50Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!” 8,1Depois disso, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria,padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO UNIVERSAL – P.: Irmãos e irmãs, oremos a Deus Pai, que pela ressurreição de Jesus Cristo nos deu uma vida nova, e supliquemos humildemente, dizendo: Senhor, escutai a nossa prece!
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que continue guiando o rebanho de Cristo com justiça, humildade e sabedoria, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
2) Pelo nosso Arcebispo emérito, Dom José Freire Falcão, que no próximo dia 17 comemora o quadragésimo nono aniversário de sua ordenação episcopal, para que continue nos revelando a face misericordiosa de Cristo, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
3) Pela VI Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que realizaremos no próximo dia 18, para que, inspirada pelo Espírito Santo, seja um forte momento de vivência comunitária e de aprendizado do serviço missionário da Igreja em nossa Arquidiocese, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que compreendamos a importância de nossa participação como dizimistas nos projetos de manutenção e evangelização da Igreja, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas)
P.: Deus todo poderoso, atendei as nossas súplicas, tende misericórdia de nós, perdoai os nossos pecados e dai-nos a vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – 1. Muito alegre eu te pedi o que era meu, parti, num sonho tão normal. Dissipei meus bens e o coração também, no fim, meu mundo era irreal!/ R.:CONFIEI NO TEU AMOR E VOLTEI, SIM, AQUI É MEU LUGAR, EU GASTEI TEUS BENS, Ó PAI, E TE DOU ESTE PRANTO EM MINHAS MÃOS./ 2. Mil amigos conheci, disseram adeus, caiu a solidão em mim. Um patrão cruel levou-me a refletir: meu pai não trata um servo assim!/ 3. Nem deixaste-me falar da ingratidão, morreu no abraço o mal que eu fiz. Festa, roupa nova, anel, sandália aos pés. Voltei à vida, sou feliz!
15.P.:Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus, que pelo pão e o vinho alimentais a vida dos seres humanos e os renovais pelo sacramento, fazei que jamais falte este sustento ao nosso corpo e à nossa alma. Por Cristo, nosso Senhor.TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA SOBRE A RECONCILIAÇÃO II – MR (p. 871)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – R.:PROCURO ABRIGO NOS CORAÇÕES, DE PORTA EM PORTA DESEJO ENTRAR. SE ALGUÉM ME ACOLHE COM GRATIDÃO, FAREMOS JUNTOS A REFEIÇÃO./ 1. Eu nasci pra caminhar assim, dia e noite; vou até o fim. O meu rosto o forte sol queimou, meu cabelo o orvalho já molhou: eu cumpro a ordem do meu coração./ 2. Vou batendo até alguém abrir. Não descanso. O amor me faz seguir, é feliz quem ouve a minha voz, e abre a porta, entro bem veloz: eu cumpro a ordem do meu coração./ 3. Junto à mesa vou sentar depois e faremos refeição, nós dois. Sentirá seu coração arder e esta chama tenho de acender; eu cumpro a ordem do meu coração./ 4. Aqui dentro, o amor nos entretém; e, lá fora, o dia eterno vem. Finalmente nós seremos um e teremos tudo em comum! Eu cumpro a ordem do meu coração.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: Oremos: (Pausa) Ó Deus, esta comunhão da Eucaristia prefigura a união dos fiéis em vosso amor; fazei que realize também a comunhão na vossa Igreja. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL

Preparando a Partilha da Palavra
Nas leituras de hoje contemplamos três figuras agraciadas pela misericórdia de Deus: Davi, a mulher que ungiu os pés de Jesus e Paulo que se sente crucificado junto com Cristo. O pecado de Davi foi enorme, mas seu sincero arrependimento foi por causa da bondade de Deus, não por causa de algum mérito pessoal que pudesse ter. Cristo  nos amou até a morte; ele não nos abandona e está pronto a perdoar se o arrependimento e o amor forem sinceros. Paulo, na 2ª leitura, descreve com palavras bastante fortes a consequência da fé. “Eu vivo mas não sou eu, é Cristo que vive em mim”. Se fé é isso (Cristo vivendo em nós), nossas vidas e nossos atos serão reflexo dessa presença: não serei indiferente às necessidades do próximo, trabalharei pela justiça, praticarei a solidariedade, a fraternidade, a partilha… serei honesto(a) em atos e palavras. Ter fé é confiar em Deus e colocar-se sinceramente a seu serviço, por amor. No Evangelho, vemos uma ilustração tanto dos perigos da autossuficiência orgulhosa, como da força da graça que recupera os que têm coração aberto. Simão, o fariseu, “certinho”, respeitável, cumpridor das leis religiosas, se considerava acima da mulher que ele chamava de pecadora. Chamar alguém de pecador não diz nada de tão específico sobre ninguém, pois afinal, pecadores somos todos nós. Não convém nos considerarmos justos como o fariseu. Temos que tomar cuidado para não nos tornarmos meros cumpridores de regulamentos e normas, sem amor e, com complexo de superioridade religiosa. Não temos o direito de julgar quem não faz tudo certinho, somos igualmente pecadores. Jesus apresenta outro critério: em vez de comparar pecados, compara gestos de amor. Não rejeita as pessoas; ao contrário, acolhe. Para Ele a força do amor é maior do que o peso do pecado. Acolhe, perdoa e abre caminho para a mulher pecadora se recompor e viver vida nova. Ninguém está livre de grandes erros, mas é possível retomar o caminho, com o perdão de Deus. Quem acha que nunca erra, às vezes, se torna pouco tolerante com as falhas alheias. A autossuficiência cria um certo desprezo por quem não chegou à altura onde pensamos que estamos. A autossuficiência não é uma atitude cristã. Como nossa comunidade manifesta a acolhida e a misericórdia uns para com os outros?

LEITURAS DA SEMANA
Seg: Sto Antônio de Pádua PresbDr, mem. 1Rs 21,1-16; Sl 5,2-3. 5-6. 7 (R/. 2b) ; Mt 5,38-42
Ter:1Rs 21,17-29; Sl 50(51),3-4. 5-6a. 11 e 16 (R/. cf. 3a) ; Mt 5,43-48
Qua: 2Rs 2,1.6-14; Sl 30(31),20. 21. 24 (R/. 25) ; Mt 6,1-6.16-18
Qui: Eclo 48,1-15 ;Sl 96(97),1-2. 3-4. 5-6. 7 (R/. 12a) ; Mt 6,7-15
Sex: 2Rs 11,1-4.9-18.20; Sl 131(132),11.12.13-14.17-18 (R/. 13) ; Mt 6,19-23
Sáb: 2Cr 24,17-25; Sl 88(89),4-5.29-30.31-32.33-34 (R/. 29a) ; Mt 6,24-34
3ª SEMANA DO SALTÉRIO
11º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …