Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 29º Domingo Comum

Liturgia – 29º Domingo Comum

LITURGIA – 29º DOMINGO COMUM
CLAMO POR VÓS, MEU DEUS,PORQUE ME ATENDESTES!
1.ACOLHIDA.
O individualismo de todos os tempos dificulta a prática da oração na vida cristã; mas a criatura humana precisa de Deus! Rezar não é um sinal de fraqueza, mas é expressão de fé. Dizia um santo Frade Capuchinho: “Reza quem tem fé e quem não tem fé, não reza!”.
A falta de oração, normalmente, é atribuída à falta de tempo! Esta desculpa não cola mais! É mesmo falta de Fé! Não rezar é sintoma de grave enfermidade; é a situação de quem já não respira mais espiritualmente. É um morto espiritual!
2.Palavra de Deus.
Ex 17,8-13 – Os amalecitas eram um povo que odiava Israel, ódio mortal! Josué, chefe militar de Israel precisou combatê-los. Moisés rezava, de braços erguidos no alto de uma colina. Enquanto Moisés rezava, Israel vencia, mas quando Moisés baixava os braços, os amalecitas levavam a melhor. A oração nos torna participantes do poder divino!
2Tm 3,14-4,2 – Paulo recomenda a Timóteo a fidelidade à Palavra de Deus e às práticas religiosas aprendidas no seio de sua família. A Palavra de Deus é sabedoria divina, ótima para seguir os caminhos de Deus! Timóteo deve perseverar na pregação desta verdade, mesmo que o mundo não queira mais ouvi-lo pregando estas verdades!
Lc 18,1-8 – Jesus insiste que devemos rezar sempre e nunca desistir de rezar! Escutemos atentamente a parábola contada por Jesus. Jesus fará justiça a seus pobres, mas no seu retorno, será que Ele ainda encontrará Fé sobre a terra?
3.Reflexão.
O cristão deve rezar sempre e nunca desistir! Ao menos, este é o ensinamento de Jesus, nosso Mestre! Se não temos consciência de nossa fraqueza, aos menos recordemo-nos do ensinamento de Jesus, nosso Mestre, pois Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida! E os Santos, os melhores discípulos de Jesus, recordam: “Quem tem Fé reza, mas quem perdeu a Fé já não reza mais”! Irmão, você não reza mais ou reza pouco? Cuidado, você pode estar enfermo e em fase terminal!
Os antigos mestres espirituais definem a oração como a respiração; ora, quem não respira mais é porque já está morto! O cristão que procura viver a sua Fé não é um preguiçoso; pelo contrário, ele é um lutador como a viúva da Parábola contada por Jesus. O juiz não queria ouvi-la, mas Jesus pergunta a cada um de nós: “E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por Ele?” (…) Eu vos digo que Deus lhes fará justiça e bem depressa!”.
Quem não reza não conhece a própria fraqueza, e desconhece o amor incondicional de Deus por cada um de nós! Rezar é, também, fonte de alegria, pois a oração bem feita coloca-nos em comunhão com o próprio Deus! É deixar-se envolver pelo amor e pela ternura de nosso maravilhoso Deus, por meio de Jesus Cristo, nosso irmão e salvador!
A verdadeira prática pastoral coloca-nos em contato com pessoas de fé verdadeira; não são letrados e nem estudados, mas têm o coração aberto ao amor divino. São sábios da sabedoria de Deus. Talvez não entendam muito das coisas do mundo, mas conhecem, e bem, os caminhos de Deus! Se os “juízes deste mundo não crêem em Deus e nem estão a fim de praticar a justiça”, os pobres sabem que Deus lhes fará justiça e bem depressa!
Frei Carlos Zagonel
Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=4097

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …