Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / LITURGIA – 30º DOMINGO COMUM

LITURGIA – 30º DOMINGO COMUM

“Buscai o Senhor, buscai sem cessar a sua face!”

1.Acolhida.
Todos nós procuramos a face do Senhor! Somos sedentos de Deus, mas, nem sempre, o procuramos pelo caminho certo! O viciado, também, procura a felicidade, mas pelo caminho errado da droga. Deus e droga não combinam!
O caminho da humildade leva a Deus e o caminho do orgulho abre a porta das trevas, da cegueira e da morte! Deus não escuta a oração do fariseu orgulhoso, mas inclina-se para atender a súplica do pecador publicano. Com que espírito você vem, hoje, à Igreja para encontrar-se com Deus?

2.Palavra de Deus
ECLO 35,15-17.20-22 – Deus não se deixa enganar pelas aparências dos orgulhosos, mas a prece do coração humilde atravessa as nuvens e chega até o trono de Deus!

2Tm 4,6-8. 16-18 – Paulo despede-se do discípulo Timóteo, dizendo: “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé!” Na véspera de sua morte, Paulo exulta pelo dever cumprido. Lutemos todo o dia para encerrar nossa vida com igual felicidade!

Lc18,9-14 – Os tempos mudam e a cultura igualmente, mas os caminhos que levam a Deus são imutáveis. Deus sacia a sede de quem o procura pelos caminhos da humildade. O orgulho estraga o caminho do fariseu! Deus abandona o orgulhoso à própria sorte!

3.Reflexão.
Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, mas esta imagem, com certeza, não está no corpo! A Bíblia diz que o Senhor Deus soprou em suas narinas um sopro de vida e o homem tornou-se um ser vivente! (Gn 2,7). O barro da terra tornou-se portador da vida divina do próprio Deus. Nossa imagem e semelhança não estão no barro da terra, mas no sopro divino! Deus nos tornou participantes de sua vida divina. É no íntimo do coração que o ser humano se encontra com seu Deus!

Rezar é encontrar-se com Deus; com certeza, não é recitar longas orações, repetidas sem pensar e, de preferência, no meio de muito barulho! É no silêncio que nossa alma se encontra com Deus!

Jesus manda entrar no quarto, fechar a porta e conversar com aquele que lá (íntimo do coração) Deus nos aguarda! (GS 12). Oh! Verdade eterna, tão bela e tão maravilhosa, tão tarde e tão longe eu te procurei e Tu estavas tão perto, estavas no íntimo de meu coração (Santo Agostinho, Confissões). Não nos enganemos com a cultura moderna do barulho; ela é enganadora – não alimenta e nem apaga a sede de Deus: Com ela morremos de sede ao longo do caminho e junto à fonte cristalina!

Para encontrar-se com Deus não é necessário estar de alma limpa de qualquer pecado. Basta procurá-lo como água cristalina de fonte rochosa. Ele nos limpa de todo pecado, sacia nossa sede e faz brotar a felicidade em nosso coração. O publicano voltou para casa justificado (feito justo)”.

Irmão e irmã dispense o abuso do celular, dê mais tempo e atenção a seu coração para conversar com Aquele que lhe pode dar a paz. Ele conhece as necessidades de seu coração!

Frei Carlos Zagonel

FOnte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=4110

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …