Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – Todos os Santos e Santas de Deus

Liturgia – Todos os Santos e Santas de Deus

LITURGIA – TODOS OS SANTOS – 06.11.2016
Alegremo-nos todos no senhor celebrando a festa de todos os santos.

1.ACOLHIDA.
A alegria do Evangelho de Jesus é o anúncio de sua misericórdia e a certeza de nosso destino glorioso. Fazemos parte, já agora, da multidão que lavou suas vestes no Sangue do Cordeiro, morto e ressuscitado. Este destino feliz, ainda, não se manifestou, mas quando Ele aparecer seremos como Ele, felizes e gloriosos na grande liturgia celestial.

2.PALAVRA DE DEUS.
Ap 7,2-14 – A Palavra de Deus, escrita no Livro do Apocalipse, é uma Palavra de Esperança: a grande liturgia celestial revela o destino feliz dos discípulos de Jesus. O mundo de satanás mata os cristãos, mas o Cordeiro (Jesus) glorifica seus discípulos na glória celestial.

1Jo 3,1-3 – O cristão traz em seu íntimo a certeza da filiação divina, somos realmente filhos de Deus! Esta maravilhosa realidade vai se revelar na hora de nosso encontro com Jesus ressuscitado. Dizia o Papa São Leão I: “Reconhece, ó cristão, a tua dignidade!”.

Mt 5,1-12 – Jesus, acompanhado por uma multidão de discípulos, subiu ao monte e sentou-se para proclamar, como mestre, as Normas da Nova Aliança. A “Lei de Moisés” foi anunciada no alto do Monte Horeb, no deserto; mas a “Lei de Jesus” é proclamada num monte da Palestina. Escutemos, atentamente, a proclamação da Lei de Jesus.

3.Reflexão.
Com a celebração de “Todos os Santos”, a Igreja recorda os laços fraternos, existentes entre todos os discípulos de Jesus, quer estejam ainda a caminho, quer estejam na fase da purificação ou na glória celestial. Somos, de fato, uma grande Família dos Filhos de Deus! Este é o sentido principal da Festa litúrgica de “Todos os Santos!”.

O Apocalipse é o livro da consolação e da esperança: para os cristãos perseguidos e mortos pelo Império Romano. O Apóstolo João revela a eles o destino final: a glória celestial junto ao Cordeiro, morto, mas ressuscitado e glorificado pelo Pai celestial. A Igreja celestial, que passou pela grande tribulação, alvejou suas vestes no Sangue do Cordeiro (Participou dos sofrimentos de Jesus) e, agora, está de pé junto ao trono do Cordeiro. Lá, o poder do Império diabólico, não reina de jeito nenhum! Este é o destino de todo aquele que purifica sua vida pela fidelidade a Jesus Cristo, o Cordeiro do Deus vivo!

O segredo de toda a pessoa de boa vontade é a certeza de ser verdadeiramente filho de Deus. De fato, já somos filhos de Deus e esta verdade vai ser manifesta no momento de nossa morte, desde que lhe sejamos fieis na vida diária.

Somos discípulos de Jesus e queremos entender o “Sermão da Montanha”, anunciado por Ele à multidão de seus discípulos. Ele falou como Mestre; por isso, devemos escutá-lo com atenção de discípulos. Primeiro, quem eram seus ouvintes? Na grande maioria eram pobres agricultores que perderam suas terras por causa do excesso de impostos. Viviam como diaristas, esfaimados e doentes. E Jesus os chamou de “Bem-aventurados”. Quem seriam os “Bem-aventurados” de hoje? Com certeza, não os corruptos de nosso País! Bem-aventurados seriam os que passam fome, os enfermos que não têm assistência médica e hospitalar, os pais que não conseguem dar uma escola decente para seus filhos; enfim, os que sofrem com as injustiças dos poderosos que, ainda querem ser chamados de benfeitores!

Marx dizia que a Religião é o ópio do povo (adormece o povo)! Mas, sinceramente, sobra uma outra esperança para os empobrecidos de nosso tempo? Bem-aventurados os que sofrem com paciência e lutam sabendo que Deus será a sua recompensa!

Frei Carlos Zagonel
Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=4144

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …