Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Espiritualidade do Advento

Espiritualidade do Advento

Com o tempo do advento a Igreja inicia o novo ano litúrgico. São Três semanas que antecedem a data magna da encarnação de Deus em nossa história. Neste tempo a Igreja entoa o cântico de esperança pela chegada do príncipe da paz, o Emanuel (Deus conosco). O refrão: “Vem Senhor, vem nos salvar”, expressa, liturgicamente, o sentido mais profundo do advento. Este tempo tem dupla característica: preparação para as solenidades do Natal, nos quais se recorda a primeira vinda do filho de Deus no meio dos homens (advento natalício), simultaneamente, tempo em que, com esta recordação, os espíritos se dirigem para a expectativa da segunda Vinda de Jesus no fim dos tempos (advento escatológico). A Igreja recomenda quatro atitudes cristãs: 1- Espera: alegre chegada e amorosa acolhida do filho de Deus. 2- Oração: a oração é elemento primordial da espiritualidade cristã. É o esteio da nossa vida. 3- Renovação: o advento é tempo de conversão e penitência. A cor roxa usada na liturgia lembra esta atitude. Recomendamos, vivamente, aos fiéis o sacramento da confissão, que é um grande instrumento de renovação espiritual e preparação para o Natal. 4- Caridade fraterna: Precisamos, sempre, rever e refazer nossas relações de fraternidade, de convivência na família, de amizade com os amigos, com os colegas de trabalho e com a vizinhança.
Lembramos a Novena do natal em família que, além de ser um momento forte de evangelização das famílias, é um instrumento precioso para o aprofundamento das relações de amizade, de encontro e proximidade com as pessoas. Como disse o Papa Francisco: “precisamos criar a cultura do encontro e a revolução da ternura com as pessoas”. No Advento, a CNBB, promove Campanha da Evangelização. Neste ano o tema é: “Jesus está no meio de nós”. O dia nacional da coleta será no terceiro Domingo do advento (11). O objetivo da campanha da evangelização é, sobretudo, a sustentação dos projetos formativos da CNBB, com seus Regionais, e a formação dos evangelizadores para a Igreja em seus diversos níveis. Colabore com campanha da evangelização e ajude a preparar bem o Natal na sua família, no grupo ou comunidade.
Em Cristo Jesus,
Pe.Deusdédit M. Almeida – Pároco da Paróquia C. Imaculado de Maria
Vigário geral da Arquidiocese

Diretrizes da CNBB em sintonia com o Sínodo