Página Inicial / Animação Litúrgica / 2º Domingo do tempo Comum

2º Domingo do tempo Comum

15 de janeiro de 2017
SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM
ANO A
Cor Litúrgica – Verde
A.: Meus irmãos, o Tempo Comum é um tempo especial de aprendizado das verdades cristãs, de aprofundamento nos mistérios de Cristo e de escuta do chamado de Deus. Fiquemos de pé e iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: TODA A TERRA TE ADORE, Ó SENHOR DO UNIVERSO, OS LOUVORES DO TEU NOME CANTE O POVO EM SEUS VERSOS!/ 1. Venham todos, com alegria, aclamar nosso Senhor, caminhando ao seu encontro, proclamando seu louvor. Ele é o Rei dos reis. e dos deuses o maior./ 2. Tudo é dele: abismos, montes, mar e terra ele formou. De joelhos adoremos este Deus que nos criou, pois nós somos seu rebanho e ele é nosso Pastor./ 3. Ninguém feche o coração, escutemos sua voz. Não sejamos tão ingratos, tal e qual nossos avós mereçamos o que ele tem guardado para nós./ 4. Glória ao Pai que nos acolhe e a seu Filho Salvador. Igualmente, demos glória ao Espírito de Amor. Hoje e sempre, eternamente, cantaremos seu louvor.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.:O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo esteja convosco!- TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL -P.: De coração contrito e humilde, aproximemo-nos do Deus justo e santo, para que tenha piedade de nós, pecadores. Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glóriaa Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Irmãos amados, Deus nos chama à vivência da santidade e ao conhecimento dos mistérios de Cristo. Ouçamos com atenção as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Is 49, 3.5-6) – Leitura do Livro do Profeta Isaías.
3O Senhor me disse: “Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado”. 5E agora diz-me o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. 6Disse ele: “Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 39/40) R.:EU DISSE: EIS QUE VENHO, SENHOR, COM PRAZER FAÇO A VOSSA VONTADE!/ 1. Esperando, esperei no Senhor e inclinando-se, ouviu meu clamor. Canto novo ele pôs em meus lábios, um poema em louvor ao Senhor. / 2. Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados./ 3. E então eu vos disse: “Eis que venho!” Sobre mim está escrito no Livro: “Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!”/ 4. Boas novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; Vós sabeis: não fecheis os meus lábios!
8. 2ª LEITURA (1Cor 1, 1-3) – Início da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.
1Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, 2à Igreja de Deus que está em Corinto: aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos o que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. 3Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: Aleluia, aleluia, aleluia! A Palavra se fez carne, entre nós ela acampou; todo aquele que a acolheu, de Deus filho se tornou.
10. EVANGELHO – (Jo1, 29-34)- P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo: 29João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim’. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”. 32E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!” Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria,padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.:Irmãos e irmãs, com amor filial, elevemos as nossas súplicas a Deus Pai, que enviou Jesus Cristo como Luz das nações para nos reconduzir ao Seu Reino. Apoiados nesta fé, imploremos: Senhor, atendei a nossa prece!
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que continue anunciando ao mundo Cristo como único Redentor, pregando a Boa Nova aos pobres e pondo-se a serviço dos excluídos, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
2) Pelos governantes de todas as nações, para que aprendam a trilhar os caminhos da justiça e colaborem na edificação do bem comum, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
3) Pelos membros das Pastorais e dos Movimentos de nossa Arquidiocese, para que sejam, com firmeza e sabedoria, construtores de uma sociedade justa e solidária, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que possamos aprofundar o conhecimento do mistério de Cristo mediante a participação nos sacramentos e pelo desempenho dos serviços da comunidade, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
5) Pelas pessoas que não creem em Deus, para que possam alcançar o dom da fé por meio da abertura do coração e pela docilidade ao Espírito Santo, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas):
P.: Senhor, atendei estes nossos pedidos, enchei com Vossa riqueza os que chamastes e dai Vossa força aos que vacilam no caminho. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – R.: DE MÃOS ESTENDIDAS, OFERTAMOS O QUE DE GRAÇA RECEBEMOS. (BIS) / 1. A natureza tão bela, que é louvor, que é serviço, o sol que ilumina as trevas, transformando-as em luz. O dia que nos traz o pão e a noite que nos dá repouso, ofertamos ao Senhor o louvor da criação / 2. Nossa vida toda inteira ofertamos ao Senhor, como prova de amizade, como prova de amor. Com o vinho e com o pão,ofertamos ao Senhor nossa vida toda inteira, o louvor da criação.
15.P.:Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Concedei-nos, ó Deus, a graça de participar constantemente da Eucaristia, pois todas as vezes que celebramos este sacrifício, torna-se presente a nossa redenção.Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA V – MR (p. 495)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO –R.: HOUVE UM TEMPO EM QUE ÉRAMOS TREVAS, HOJE ANDAMOS À LUZ DE TUA LUZ. TUA FACE É QUE NOS ILUMINA, PARA ANDARMOS NO CLARO, Ó JESUS! / 1. Bendito o Deus de Israel, que a seu povo visitou e deu-nos libertação enviando um Salvador, da casa do rei Davi,Seu ungido servidor./ 2. Cumpriu a voz dos profetas desde os tempos mais antigos, quis libertar o seu povo do poder dos inimigos, lembrando-se da aliança de Abraão e dos antigos./ 3. Fez a seu povo a promessa de viver na liberdade. Sem medos e sem pavores dos que agem com maldade e sempre a ele servir na justiça e santidade./ 4. Menino, serás profeta do Altíssimo Senhor, pra ir à frente aplainando os caminhos do Senhor, anunciando o perdãoa um povo pecador./ 5. É Ele o Sol Oriente que nos veio visitar. Da morte, da escuridão, vem a todos libertar a nós, seu povo reunido para a paz faz caminhar./ 6. Ao nosso Pai demos glória e a Jesus louvor, também louvor e glória, igualmente,ao Espírito que vem. Que nosso louvor se estenda hoje, agora e sempre. Amém!
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Penetrai-nos, ó Deus, com o vosso Espírito de caridade, para que vivam unidos no vosso amor os que alimentais com o mesmo pão. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
21. ORAÇÃO JUBILAR300 ANOS DE BÊNÇÃOS:
Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores no Rio Paraíba do Sul. Como sinal vindo do céu, em vossa cor, vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, apenas filhos muito amados. Diante de vós, embaixadora de Deus, rompem-se as correntes da escravidão! Assim, daquelas redes, passastes para o coração e a vida de milhões de outros filhos e filhas vossos. Para todos tende sido bênção: peixes em abundância, famílias recuperadas, saúde alcançada, corações reconciliados, vida cristã reassumida. Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado! Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, nós vos acolhemos como mãe, e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece! Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e felicidade! Fazei de nós vossos filhos e filhas, irmãos e irmãs de nosso irmão Primogênito, Jesus Cristo. Amém!
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: Hb 5 1-10; Sl 109 (110); Mc 2, 18-22
Ter.:Santo Antão Ab., memória – Hb 6, 1-10; Sl 109 (110); Mc 2, 23-28
Qua.:Hb 7, 1-3. 15-17; Sl 109 (110); Mc 3, 1-6
Qui.:Hb 7, 25 – 8, 6; Sl 39 (40); Mc 3, 7-12
Sex.:S. Fabiano PpMt, S. Sebastião Mt, Memórias Fac.Hb 8, 6-13; Sl 84 (85); Mc 3, 13-19
Sáb.:Sta Inês VgMt., memória – Hb 9, 2-3.11-14; Sl 46 (47); Mc 3, 20-21
Segunda Semana do Saltério
Segundo Domingo do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …