Página Inicial / Notícias / Na última catequese de 2016, Papa fala do exemplo de fé de Abraão

Na última catequese de 2016, Papa fala do exemplo de fé de Abraão

28 DE DEZEMBRO DE 2016
Abraão soube esperar contra toda esperança, disse o Papa, lembrando que a esperança não desilude jamais.

papaDando sequência ao ciclo de reflexões sobre a esperança cristã, o Papa Francisco fez nesta quarta-feira, 28, a última catequese de 2016. O Santo Padre se concentrou na fé de Abraão, exemplo que indica um caminho de fé e de esperança.
Abraão era firme na esperança contra toda a esperança, lembrou o Papa citando as palavras de São Paulo. Por mais que não houvesse esperança, uma vez que era idoso e sua esposa estéril, acreditou na Palavra de Deus, que o prometeu um filho. Assim, Abraão se colocou em caminho e se abriu à esperança, acreditando no impossível, indo além da sabedoria e prudência do mundo.
“A esperança abre novos horizontes, torna capaz de sonhar aquilo que não é nem imaginável. A esperança faz entrar na escuridão de um futuro incerto para caminhar na luz. É bela a virtude da esperança; nos dá tanta força para caminhar na vida”.
Papa Francisco reconheceu que esse é um caminho difícil; não foi fácil para Abraão abandonar tudo, ver o tempo passar e o filho não chegar. Abraão não perdeu a paciência, disse o Papa, mas se lamentou com Deus, o que também é uma forma de rezar. O patriarca experimentou a escuridão da desilusão, do desencorajamento, sentiu-se sozinho, mas apesar de tudo, continuou acreditando em Deus e esperando que algo pudesse acontecer.
“A fé não é só silêncio que tudo aceita sem replicar, a esperança não é certeza que te coloca a salvo da dúvida e da perplexidade. Tantas vezes, a esperança é escuridão, mas está ali, a esperança que te leva adiante”.
Papa Francisco notou que Abraão, quando se dirigia a Deus, não pedia um filho, mas pediu que Deus o ajudasse a continuar esperando. “É esta a fé, este o caminho da esperança que cada um de nós deve percorrer (…) A esperança não desilude”.

Da Redação, com Rádio Vaticano
Fonte:http://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/na-ultima-catequese-de-2016-papa-fala-do-exemplo-de-fe-de-abraao/

Você pode Gostar de:

Vade-Mécum do Sínodo

VADE-MÉCUM DO SÍNODO: MANUAL OFICIAL PARA OUVIR E DISCERNIR NAS IGREJAS LOCAIS A Secretaria Geral …