Página Inicial / Notícias / Congregação para Doutrina da Fé

Congregação para Doutrina da Fé

Congregação para a Doutrina da Fé publica seus documentos de 1966 a 2005.São 105 textos decisivos para o magistério eclesial.CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 10 de janeiro de 2007 (ZENIT.org).- As intervenções da Congregação para a Doutrina da Fé desde o Concílio Vaticano II até 2005 estão agora disponíveis em um volume único.

São 662 páginas, a maioria delas em latim, que constituem o amplo texto que a Congregação dedicou a Bento XVI, que foi prefeito desta Congregação de 1981 até 2005.

São, em palavras do cardeal William Levada, agora prefeito e autor da introdução, «intervenções magistrais que, respondendo a objeções e deformações da fé, ou propondo com autoridade novos aprofundamentos da doutrina revelada, acompanham e ajudam a pesquisa teológica».

O cardeal Levado lembra que «não basta denunciar o erro», mas «é necessário recordar os dados demais elementos da tradição cristã que podem iluminar o caminho».

«Não se trata de substituir os teólogos, nem de propor uma teologia particular como única e normativa», declara.

O que esta Congregação busca é «voltar a propor elementos que não são levados em conta, mas que são indispensáveis para a elaboração de uma teologia católica sadia».

«Documenta Inde a Concilio Vaticano Segundo Expleto Edita» (1966-2005) está editado pela Livraria Editora Vaticana (www.libreriaeditricevaticana.com) e custa 40 euros.

O último documento recolhido é a «Nota sobre o ministério do sacramento da unção dos enfermos», firmada pelo cardeal Ratzinger em 11 de fevereiro de 2005 na qual se recorda que este sacramento se ministra só por sacerdotes (bispos e presbíteros) e portanto não por diáconos nem leigos e qualquer ação neste sentido constitui uma «simulação do sacramento».

Formação mensal para Catequistas

A coordenação arquidiocesana da Pastoral da Catequese convida para a formação mensal de catequistas que …