Página Inicial / Animação Litúrgica / SEGUNDO DOMINGO DA QUARESMA

SEGUNDO DOMINGO DA QUARESMA

CRISTO: A VERDADEIRA FONTE DE ÁGUA VIVA QUE JORRA PARA A VIDA ETERNA (Jo 4,14)
12 de março de 2017 ANO A
SEGUNDO DOMINGO DA QUARESMA
CAMPANHA DA FRATERNIDADE – “FRATERNIDADE: BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA.”
COR LITÚRGICA: ROXO
A.: Meus irmãos, Cristo nos convida a subir a montanha com Ele para escutarmos a Sua Palavra e recebermos a visão de Sua glória. Fiquemos de pé e iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: SENHOR, EIS AQUI O TEU POVO QUE VEM IMPLORAR TEU PERDÃO; É GRANDE O NOSSO PECADO, PORÉM É MAIOR O TEU CORAÇÃO./ 1. Sabendo que acolheste Zaqueu, o cobrador, e assim lhe devolveste tua paz e teu amor, também, nos colocamos ao lado dos que vão buscar no teu altar a graça do perdão./ 2. Revendo em Madalena a nossa própria fé, chorando nossas penas diante dos teus pés também, nós desejamos o nosso amor te dar porque só muito amor nos pode libertar./ 3. Motivos temos nós de sempre confiar, de erguer a nossa voz, de não desesperar, olhando aquele gesto que o bom ladrão salvou, não foi, também, por nós, teu sangue que jorrou?
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai (pausa). Senhor, que na água e no espírito nos regenerastes à vossa imagem, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que enviais o vosso Espírito, para criar em nós um coração novo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que nos tornastes participantes do vosso Corpo e do vosso Sangue, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, que nos mandastes ouvir o vosso Filho amado, alimentai nosso espírito com a vossa palavra, para que, purificado o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Irmãos, pela escuta da Palavra de Deus, nós percorremos o caminho da obediência da fé. Atentos, meditemos as leituras que vamos ouvir.
5. 1ª LEITURA (Gn 12,1-4a) – Leitura do Livro do Gênesis.
1Naqueles dias, o Senhor disse a Abrão: “Sai da tua terra, da tua família e da casa do teu pai, e vai para a terra que eu te vou mostrar. 2Farei de ti um grande povo e te abençoarei: engrandecerei o teu nome, de modo que ele se torne uma benção. 3Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão abençoadas todas as famílias da terra!”. 4aE Abrão partiu, como o Senhor lhe havia dito. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
6. SALMO RESPONSORIAL – (Salmo 32/33) R.: SOBRE NÓS VENHA, SENHOR, A VOSSA GRAÇA, VENHA A VOSSA SALVAÇÃO! / 1. Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça./ 2. Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam, esperando em seu amor, para, da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria./ 3. No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
7. 2ª LEITURA (2 Tm 1, 8b-10) – Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.
Caríssimo: 8bSofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. 9Deus nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não devido às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio e da sua graça, que nos foi dada em Cristo Jesus desde toda a eternidade. 10Esta graça foi revelada agora, pela manifestação de nosso Salvador, Jesus Cristo. Ele não só destruiu a morte, como também fez brilhar a vida e a imortalidade por meio do Evangelho. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
8. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: LOUVOR E GLÓRIA A TI, SENHOR, CRISTO PALAVRA, PALAVRA DE DEUS!/ De uma nuvem brilhante falou Deus, o Pai: “O meu filho querido, ó povo, escutai!”
9. EVANGELHO – (Mt 17, 1-9) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
Naquele tempo, 1Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 2E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. 4Então Pedro tomou a palavra e disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias”. 5Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!” 6Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. 7Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos, e não tenhais medo”. 8Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. 9Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
10. HOMILIA
11. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
12. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos caríssimos, roguemos a Deus, nosso Pai, que nos chama a renovar a aliança de filhos em Cristo Jesus, dizendo: iluminai-nos, Senhor, com a vossa palavra!
TODOS: ILUMINAI-NOS, SENHOR, COM A VOSSA PALAVRA!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que continue amparando com a Luz da Palavra as pessoas que se sentem perdidas na noite da dor, da angústia e dos sofrimentos, rezemos ao Senhor.
TODOS: ILUMINAI-NOS, SENHOR, COM A VOSSA PALAVRA!
2) Pelo nosso Bispo Auxiliar, Dom Valdir, que no próximo dia 16 comemora o quarto aniversário de sua ordenação episcopal, para que, com fortaleza e justiça, continue anunciando o Evangelho aos habitantes do Distrito Federal, rezemos ao Senhor.
TODOS: ILUMINAI-NOS, SENHOR, COM A VOSSA PALAVRA!
3) Pela paz e prosperidade de todas as nações, para que a fome, o terrorismo e as guerras se afastem dos povos, rezemos ao Senhor.
TODOS: ILUMINAI-NOS, SENHOR, COM A VOSSA PALAVRA!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que, por meio da perseverança na fé e na oração, sintamos sempre a reconfortante presença de Cristo em nossas vidas, rezemos ao Senhor.
TODOS: ILUMINAI-NOS, SENHOR, COM A VOSSA PALAVRA!
(Preces Espontâneas)
P.: Deus eterno e misericordioso, ouvi nossos pedidos e dai-nos a graça de não nos escandalizarmos da Cruz do Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
13. CANTO DE OFERTAS – R.: O VOSSO CORAÇÃO DE PEDRA SE CONVERTERÁ EM NOVO, EM NOVO CORAÇÃO./ 1. Tirarei do vosso peito vosso coração de pedra, no lugar colocarei novo coração de carne./ 2. Dentro em vós eu plantarei, plantarei o meu espírito: amareis os meus preceitos, seguireis o meu amor./ 3. Dentre todas as nações, com amor vos tirarei, qual pastor vos guiarei, para a terra, a vossa pátria./ 4. Esta terra habitareis: foi presente a vossos pais e sereis sempre o meu povo, eu serei o vosso Deus.
14. P.: Orai, irmãos e irmãs…
15. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus, que estas oferendas lavem os nossos pecados e nos santifiquem inteiramente para celebrarmos a Páscoa. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
16. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – MR (p. 482)- Prefácio: A transfiguração do Senhor – MR (p. 188)
17. RITO DA COMUNHÃO
18. CANTO DE COMUNHÃO – R.: EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA, QUE TODOS TENHAM VIDA PLENAMENTE./ 1. Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor; Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão: onde está o teu irmão, eu estou presente nele./ 2. “Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males”. Hoje és minha presença junto a todo sofredor: onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele./ 3. “Entreguei a minha vida pela salvação de todos”. Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes: onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele./ 4. “Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido.” Busca, salva e reconduze a quem perdeu toda a esperança: onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele./ 5. “Este pão, meu corpo e vida para a salvação do mundo.” É presença e alimento nesta santa comunhão: onde está o teu irmão, eu estou, também, com ele.
19. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Nós comungamos, Senhor Deus, no mistério da vossa glória, e nos empenhamos em render-vos graças, porque nos concedeis, ainda na terra, participar das coisas do céu. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
20. ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE – 2017
Deus, nosso Pai e Senhor, nós vos louvamos e bendizemos, por vossa infinita bondade. Criastes o universo com sabedoria e o entregastes em nossas frágeis mãos para que dele cuidemos com carinho e amor. Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela Casa Comum. Cresça, em nosso imenso Brasil, o desejo e o empenho de cuidar mais e mais da vida das pessoas, e da beleza e riqueza da criação, alimentando o sonho do novo céu e da nova terra que prometestes. Amém!
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL- MR (p. 521).
P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos vós, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno à casa. TODOS: AMÉM. P.: O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão. TODOS: AMÉM. P.: O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para poderdes com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. TODOS: AMÉM. P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
CANTO OPCIONAL – HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE – 2017
1. Louvado seja, ó Senhor, pela mãe terra, que nos acolhe, nos alegra e dá o pão (cf. LS, n.1). Queremos ser os teus parceiros na tarefa de “cultivar o bem guardar a criação.”/ R.: DA AMAZÔNIA ATÉ OS PAMPAS, DO CERRADO AOS MANGUEZAIS, CHEGUE A TI O NOSSO CANTO PELA VIDA E PELA PAZ./ 2. Vendo a riqueza dos biomas que criaste, feliz disseste: tudo é belo, tudo é bom! E pra cuidar a tua obra nos chamaste a preservar e cultivar tão grande dom (cf. Gn 1-2)./ 3. Por toda a costa do país espalhas vida; São muitos rostos – da Caatinga ao Pantanal: Negros e índios, camponeses: gente linda, lutando juntos por um mundo mais igual./ 4. Senhor, agora nos conduzes ao deserto e, então nos falas, com carinho, ao coração (cf. Os 2.16), pra nos mostrar que somos povos tão diversos, mas um só Deus nos faz pulsar o coração./ 5. Se contemplamos essa “mãe” com reverência, não com olhares de ganância ou ambição, o consumismo, o desperdício, a indiferença se tornam luta, compromisso e proteção (cf LS, n.207)./ 6. Que entre nós cresça uma nova ecologia (cf LS, cap.IV), onde a pessoa, a natureza, a vida, enfim, possam cantar na mais perfeita sinfonia ao Criador que faz da terra o seu jardim.

Preparando a Partilha da Palavra
O grande tema que marca este domingo é a água, símbolo da vida. A 1ª leitura e o Evangelho falam da sede da humanidade por vida e liberdade, e mostram que Deus não permite que essa sede continue sufocando a vida das pessoas. Na 1ª leitura percebemos que, no seu êxodo em direção à terra prometida, o povo eleito, repetidamente, sofre tanto a fome quanto a sede. O episódio de Massa (tentação, prova) e Meriba (murmuração, protesto) é simbólico: Moisés, como intercessor, invoca a ajuda do Senhor, que responde prontamente ao seu apelo, ordenando-lhe que bata no rochedo com a mesma vara com a qual tinha tocado as águas do rio Nilo. A água que brota do rochedo é, portanto, símbolo daquela que brotou do lado aberto de Cristo transpassado pela lança. O Salmo pede que ouçamos a voz do Senhor, porque Ele nos criou e nos tornou seu povo, nos tornou ovelhas do seu rebanho, por isso Nele exultemos de alegria. São Paulo descreve a condição do cristão no tempo presente: ele se torna conforme o projeto de Deus, por meio da confiança que coloca no conteúdo do anúncio da salvação. Essa situação dá ao homem a capacidade de experimentar a paz com Deus, porque tem a certeza do amor de Cristo, que por ele deu sua vida. As tribulações não farão mais do que aprofundar em nós a esperança, porque o Espírito Santo foi derramado em nossos corações como força divina para uma vida nova. O Evangelho contém um diálogo que conduz a uma proposta misteriosa de Jesus, que suscita o vivo interesse da mulher, a qual passa da incompreensão ao acolhimento da autorrevelação de Jesus e a se tornar, por fim, uma apóstola de Jesus. A mulher samaritana, parece mais disponível a deixar-se guiar pela novidade extraordinária encontrada em Jesus, e inicia imediatamente a dar testemunho dele. “Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram em Jesus, por causa da palavra da mulher que testemunhava: “Ele me disse tudo o que eu fiz” (Jo 4,39). Ela se torna a “primeira evangelizadora”, antecipando, profeticamente, o alegre anúncio da ressurreição, dado por Maria Madalena e pelas mulheres aos discípulos, na madrugada de Páscoa.

LEITURAS DA SEMANA
2ª-feira: Dn 9, 4b-10; Sl 78(79),8.9.11.13 (R/. Sl 102 [103], 10a); Lc 6,36-38
3ª-feira: Is 1,10.16-20; Sl 49(50),8-9. 16bc-17. 21.23 (R/. 23b); Mt 23,1-2
4ª-feira: Jr 18,18-20; Sl 30(31),5-6. 14. 15-16 (R/. 17b); Mt 20,17-28
5ª-feira: Jr 17,5-10; Sl 1,1-2. 3. 4.6 (R/. Sl 39 [40],5a); Lc 16,19-31
6ª-feira: CmFac., de S. Patrício, B. Gn 37,3-4.12-13a.17b-28; Sl 104(105),16-17.18-19. 20-21 (R/. 5a); Mt 21,33-43.45-46
Sábado: CmFac., de S. Cirilo de Jerusalém, BDr. Mq 7,14-15.18-20; Sl 102(103),1-2. 3-4. 9-10.11-12 (R/. 8a); Lc 15,1-3.11-32
Segunda Semana do Saltério
Segundo Domingo da Quaresma

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …