Página Inicial / Animação Litúrgica / QUARTO DOMINGO DA QUARESMA – “LAETARE”

QUARTO DOMINGO DA QUARESMA – “LAETARE”

JESUS É A LUZ QUE CURA A CEGUEIRA DA HUMANIDADE
26 de março de 2017 – ANO A
QUARTO DOMINGO DA QUARESMA – “LAETARE”
CAMPANHA DA FRATERNIDADE: “FRATERNIDADE: BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA”.
COR LITÚRGICA: ROXO ou RÓSEO
A.: Irmãos, somos convidados por Cristo a acolher a Sua luz e os Seus ensinamentos, para que possamos, com docilidade, testemunhar a alegria da fé ao nosso próximo. Fiquemos de pé e iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: EIS O TEMPO DE CONVERSÃO, EIS O DIA DA SALVAÇÃO: AO PAI VOLTEMOS, JUNTOS ANDEMOS. EIS O TEMPO DE CONVERSÃO./ 1. Os caminhos do Senhor são verdade, são amor. Dirigi os passos meus: em vós espero, ó Senhor!/ 2. Ele guia ao bom caminho quem errou e quer voltar. Ele é bom, fiel e justo. Ele busca e vem salvar./ 3. Viverei com o Senhor. Ele é o meu sustento. Eu confio mesmo quando minha dor não mais aguento./ 4. Tem valor aos olhos seus meu sofrer e meu morrer. Libertai o vosso servo e fazei-o reviver!/ 5. A palavra do Senhor é a luz do meu caminho; Ela é vida, é alegria. Vou guardá-la com carinho./ 6. Sua lei, seu mandamento é viver a caridade. Caminhemos todos juntos, construindo a unidade!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. (Pausa). P.: Senhor, que na água e no Espírito nos regenerastes à vossa imagem, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que enviais o vosso Espírito para criar em nós um coração novo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que nos tornastes participantes do vosso Corpo e do vosso Sangue, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, que por vosso Filho realizais de modo admirável a reconciliação do gênero humano, concedei ao povo cristão correr ao encontro das festas que se aproximam, cheio de fervor e exultando de fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Irmãos amados, em Cristo resplandece a novidade da vida e a meta à qual somos chamados. Ouçamos com atenção as leituras de hoje.
5. 1ª LEITURA (1 Sm 16, 1b.6-7.10-13a ) – Leitura do Primeiro Livro de Samuel. Naqueles dias, o Senhor disse a Samuel: 1bEnche o chifre de óleo e vem para que eu te envie à casa de Jessé de Belém, pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos. 6Assim que chegou, Samuel viu a Eliab e disse consigo: “Certamente é este o ungido do Senhor!” 7Mas o Senhor disse-lhe: Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração”. 10Jessé fez vir seus sete filhos à presença de Samuel, mas Samuel disse: “O Senhor não escolheu a nenhum deles”. 11E acrescentou: “Estão aqui todos os teus filhos?” Jessé respondeu: Resta ainda o mais novo que está apascentando as ovelhas”. E Samuel ordenou a Jessé: “Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa enquanto ele não chegar”. 12Jessé mandou buscá-lo. Era Davi, ruivo, de belos olhos e de formosa aparência. E o Senhor disse: “Levanta-te, unge-o: é este!” 13aSamuel tomou o chifre com óleo e ungiu a Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia o espírito do Senhor se apoderou de Davi. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
6. SALMO RESPONSORIAL – (Salmo 22/23) R.: O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ, NÃO ME FALTA COISA ALGUMA./ 1. O Senhor é o pastor que me conduz; Não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha e restaura as minhas forças./ 2. Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra de seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão segurança!/ 3. Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo, e com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda./ 4. Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.
7. 2ª LEITURA (Ef 5,8-14) – Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.
Irmãos: 8Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz. 9E o fruto da luz chama-se: bondade, justiça, verdade. 10Discerni o que agrada ao Senhor. 11Não vos associeis às obras das trevas, que não levam a nada; antes, desmascarai-as. 12O que essa gente faz em segredo, tem vergonha até de dizê-lo. 13Mas tudo que é condenável torna-se manifesto pela luz; e tudo o que é manifesto é luz. 14É por isso que se diz: “Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
8. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: LOUVOR E GLÓRIA A TI, SENHOR, CRISTO PALAVRA, PALAVRA DE DEUS! / Eu sou a luz do mundo, tu és Salvador, quem me segue da vida terá o esplendor!
9. EVANGELHO – (Jo 9,1.6-9.13-17.34-38) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
Naquele tempo, 1Ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. 2Os discípulos perguntaram a Jesus: “Mestre, quem pecou para que nascesse cego: ele ou os seus pais?” 3Jesus respondeu: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas isso serve para que as obras de Deus se manifestem nele. 4É necessário que nós realizemos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia. Vem a noite, em que ninguém pode trabalhar. 5Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo”. 6Dito isto, Jesus cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. 7E disse-lhe: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando. 8Os vizinhos e os que costumavam ver o cego – pois ele era mendigo – diziam: “Não é aquele que ficava pedindo esmola?” 9Uns diziam: “Sim, é ele!” Outros afirmavam: “Não é ele, mas alguém parecido com ele”. Ele, porém, dizia: “Sou eu mesmo!” 13Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. 14Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. 15Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: “Colocou lama sobre meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!” 16Disseram, então, alguns dos fariseus: “Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros diziam: “Como pode um pecador fazer tais sinais?” 17E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: “E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?” Respondeu: “É um profeta”. 34Os fariseus disseram-lhe: “Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?” E expulsaram-no da comunidade. 35Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: “Acreditas no Filho do Homem?” 36Respondeu ele: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” 37Jesus disse: “Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo”. Exclamou ele: 38“Eu creio, Senhor!” E prostrou-se diante de Jesus. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
10. HOMILIA
11. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
12. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos amados, apresentemos ao nosso Deus, rico em misericórdia, as nossas súplicas, na certeza de Seu amor para conosco. Digamos juntos: Dai, Senhor, a salvação aos que remistes!
TODOS: DAI, SENHOR, A SALVAÇÃO AOS QUE REMISTES!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que seja sempre mais um sinal visível do amor misericordioso e acolhedor de Cristo, rezemos ao Senhor.

TODOS: DAI, SENHOR, A SALVAÇÃO AOS QUE REMISTES!
2) Por todas as pessoas que estão afastadas de Deus e da Sua Igreja, para que, enxergando nela a Luz de Cristo, sejam tocadas pela divina misericórdia, rezemos ao Senhor.
TODOS: DAI, SENHOR, A SALVAÇÃO AOS QUE REMISTES!
3) Pela nossa comunidade, para que saiba vivenciar a alegria da fé e testemunhar os sinais da caridade, rezemos ao Senhor.
TODOS: DAI, SENHOR, A SALVAÇÃO AOS QUE REMISTES!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que a Palavra de Deus nos cure de toda cegueira e ilumine o nosso serviço a Cristo e à Igreja, rezemos ao Senhor.
TODOS: DAI, SENHOR, A SALVAÇÃO AOS QUE REMISTES!
(Preces Espontâneas)
P.: Senhor nosso Deus, que abraçais os filhos que regressam e para eles preparais uma grande festa, fazei que todos os fiéis que Vos suplicam experimentem o Vosso perdão libertador. Por Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
13. CANTO DE OFERTAS – 1. Muito alegre eu te pedi o que era meu, partir, um sonho tão normal. Dissipei meus bens e o coração também, no fim meu mundo era irreal!/ R.: CONFIEI NO TEU AMOR E VOLTEI, SIM AQUI É MEU LUGAR, EU GASTEI TEUS BENS, Ó PAI, E TE DOU ESTE PRANTO EM MINHAS MÃOS./ 2. Mil amigos conheci, disseram adeus, caiu a solidão em mim. Um patrão cruel levou-me a refletir: meu pai não trata um servo assim!/ 3. Nem deixaste-me falar da ingratidão, morreu no abraço o mal que eu fiz. Festa, roupa nova, anel, sandália aos pés. Voltei à vida, sou feliz!
14. P.: Orai, irmãos e irmãs…
15. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus, concedei-nos venerar com fé e oferecer pela redenção do mundo os dons que nos salvam e que vos apresentamos com alegria. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
16. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – MR (pág. 483) – Prefácio O cego de nascença (MR p.204)
17. RITO DA COMUNHÃO
18. CANTO DE COMUNHÃO – R.: COM AMOR ETERNO EU TE AMEI, DEI A MINHA VIDA POR AMOR. AGORA, VAI, TAMBÉM AMA O TEU IRMÃO. AGORA, VAI, TAMBÉM AMA O TEU IRMÃO./ 1. Já não somos servos, mas os teus amigos, à tua mesa nos sentamos pra comermos deste pão./ 2. Que nossa amizade se estenda a todos, pois o Cristo nos ensina que o amor é dom total./ 3. Terá recompensa até um copo d’água. O amor que é verdadeiro se traduz em gesto e vida./ 4. Cristo, partilhando sua graça e vida, quer que, unidos, a vivamos sempre entre os irmãos./ 5. Se permanecermos no amor de Cristo, viveremos sua mensagem de esperança e alegria./ 6. O pão da alegria nos alimentou, que ele seja nossa força e nos sustente a caminhada.
19. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, luz de todo ser humano que vem a este mundo, iluminai nossos corações com o esplendor da vossa graça, para pensarmos sempre o que vos agrada e amar-vos de todo o coração. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
20. ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE – 2017
Deus, nosso Pai e Senhor, nós vos louvamos e bendizemos, por vossa infinita bondade. Criastes o universo com sabedoria e o entregastes em nossas frágeis mãos para que dele cuidemos com carinho e amor. Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela Casa Comum. Cresça, em nosso imenso Brasil, o desejo e o empenho de cuidar mais e mais da vida das pessoas, e da beleza e riqueza da criação, alimentando o sonho do novo céu e da nova terra que prometestes. Amém!
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 521)
P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos vós, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno à casa. TODOS: AMÉM. P.: O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão. TODOS: AMÉM. P.: O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para poderdes com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. TODOS: AMÉM. P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
CANTO OPCIONAL – HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE – 2017
1. Louvado seja, ó Senhor, pela mãe terra, que nos acolhe, nos alegra e dá o pão (cf. LS, n.1). Queremos ser os teus parceiros na tarefa de “cultivar o bem guardar a criação.”/ R.: DA AMAZÔNIA ATÉ OS PAMPAS, DO CERRADO AOS MANGUEZAIS, CHEGUE A TI O NOSSO CANTO PELA VIDA E PELA PAZ./ 2. Vendo a riqueza dos biomas que criaste, feliz disseste: tudo é belo, tudo é bom! E pra cuidar a tua obra nos chamaste a preservar e cultivar tão grande dom (cf. Gn 1-2)./ 3. Por toda a costa do país espalhas vida; São muitos rostos – da Caatinga ao Pantanal: Negros e índios, camponeses: gente linda, lutando juntos por um mundo mais igual./ 4. Senhor, agora nos conduzes ao deserto e, então nos falas, com carinho, ao coração (cf. Os 2.16), pra nos mostrar que somos povos tão diversos, mas um só Deus nos faz pulsar o coração./ 5. Se contemplamos essa “mãe” com reverência, não com olhares de ganância ou ambição, o consumismo, o desperdício, a indiferença se tornam luta, compromisso e proteção (cf LS, n.207)./ 6. Que entre nós cresça uma nova ecologia (cf LS, cap.IV), onde a pessoa, a natureza, a vida, enfim, possam cantar na mais perfeita sinfonia ao Criador que faz da terra o seu jardim.
Preparando a Partilha da Palavra
O tema da luz liga as três leituras da liturgia deste domingo: a primeira nos diz que aquele que não foi iluminado julga as coisas e o mundo com olhos humanos. O Evangelho nos apresenta o caminho que é preciso percorrer para chegar à luz e, a segunda leitura completa este tema indicando o que é preciso fazer para derrotar as trevas. Deus surpreende o profeta Samuel ao escolher Davi com critérios diferentes dos seus. Enquanto Samuel se baseia nas aparências, no porte físico, na beleza exterior, Deus olha o interior. Portanto, Deus avalia o ser humano pela sua consciência, pelas intenções que o movem a decidir e a agir. Ele não olha as aparências, porque elas enganam. Ele olha o “coração”, a consciência. É necessário termos critérios sempre mais claros para evitarmos esses enganos. Deus sempre escolhe os últimos, pois é a partir deles que irá consolidar a justiça e o direito no meio do seu povo. Paulo escreve aos primeiros cristãos que com o Batismo eles passaram do mundo das trevas para o Reino da luz. Por isso ser luz no Senhor pressupõe a rejeição e a denúncia das obras da escuridão que envolve a sociedade no egoísmo, na injustiça, na mentira e na desonestidade. A proposta do texto é, portanto, de denúncia e desmascaramento desse sistema: “Tudo o que é desmascarado é manifestado pela luz”. O Evangelho deste domingo conta-nos como Jesus cura o cego de nascença e nos ensina que foi enviado para trazer-nos uma água que cura qualquer cegueira. Cristo nos leva a superar as cegueiras que nos impedem de ver corretamente o valor das pessoas e avaliar com justiça nossas decisões. Precisamos da luz de Cristo para olhar o outro com os olhos da fé e agir como verdadeiros cristãos. Ele é a luz que devemos seguir e da qual devemos deixar-nos guiar, para que tenhamos critérios mais claros para tomarmos decisões para agirmos em função do bem, da justiça, da paz, da fraternidade, enfim, de todos os valores profundos da vida, que libertam o ser humano. Quem se fecha em sua própria concepção, em seus próprios critérios e não se abre aos valores mais profundos, esse é que é o verdadeiro cego. Quais são os preconceitos e as cegueiras de hoje, que nos impedem de ver a luz de Cristo e ser luz para os irmãos?
LEITURAS DA SEMANA
Seg.: Is 65, 17-21; Sl 29 (30), 2 e 4. 5-6.11.12a e 13b (R/. 2a); Jo 4, 43-54
Ter.: Ez 47, 1-9.12; Sl 45 (46), 2-3. 5-6. 8-9 (R/. 8); Jo 5, 1-16
Qua.: Is 49, 8-15; Sl 144 (145), 8-9.13cd-14.17-18 (R/. 8a); Jo 5, 17-30
Qui.: Ex 32, 7-14; Sl 105 (106), 19- 20.21-22. 23 (R/. 4a); Jo 5, 31-47
Sex.: Sb 2, 1a.12-22; Sl 33 (34), 17-18. 19-20.21.23 (R/. 19a); Jo 7, 1-2.10.25-30
Sáb.: Jr 11, 18-20; Sl 7, 2-3. 9bc-10. 11-12 (R/. 2a); Jo 7, 40-53
Quarta Semana do Saltério
Quarto Domingo da Quaresma

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …