Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo

Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo

LITURGIA – 34º DOMINGO COMUM 24.11.2019
“Tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós!”
1.Acolhida
Último domingo do Ano Litúrgico e Festa de Cristo Rei do Universo. Mas, que rei é Ele? Morto na cruz, no pior sofrimento imaginado pela maldade humana e diabólica! Hoje, celebramos o escândalo da Cruz! Satanás nunca imaginou que poderia ter sua maior derrota pela Cruz de Cristo! E ninguém poderia imaginar que o Cristianismo haveria de propor a adoração “de um Deus morto na Cruz!” Seria vergonha demais! Mas Deus escolheu, exatamente, a Cruz para salvar a humanidade! – “Ele morreu na Cruz por mim” (…)
Jesus não é um rei que explora, mas que morre na Cruz para dar-nos a vida em plenitude!

2.Palavra de Deus
2Sm 5,1-3 – O pastor Davi foi ungido e proclamado rei do Povo de Israel para governa-lo como bom pastor. Ele passou a ser uma figura profética do “Bom Pastor”, aquele que deu sua vida para salvar o Povo, como Bom Pastor, que dá sua vida por suas ovelhas!” ( Jo 10,11).
Cl 1,12-20 – Jesus é a cabeça da Igreja. Nenhum corpo consegue viver separada da cabeça! Quem segue Jesus faz parte do “Corpo de Jesus”, mas Ele é sua cabeça e seu Sangue redentor lava-nos do pecado!
Lc 23,35-43 – O autor e a fonte da vida morreu na Cruz no meio de zombarias provocativas.. mas ele suplicou ao Pai dizendo: “Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que estão fazendo!”. Esse pedido, Jesus o repete, hoje, em nosso favor, pois, de fato, nós também não sabemos porque pecamos! Rezemos com o bom ladrão: “Jesus, lembra-te de mim quando estiveres em teu Reino!”

3.Reflexão
Jesus, Deus-Homem-Salvador, aos olhos do mundo, foi mesmo um fracassado, mas aos olhos do Pai, foi Rei e Salvador do universo!! Sua Morte foi sim o fracasso de satanás! Foi sim o fracasso deste maldito que pensou vingar-se dEle, mas, de fato, a Morte de Jesus acabou com o reino de satanás! Hoje, ele vive seus momentos finais de glória e de aparente vitória do mal! Jesus é o Rei e Salvador do universo, exatamente, pela humilhação de sua Morte na Cruz! Ele é nosso Salvador!
Jesus continua sendo desprezado pelos poderosos deste mundo; mas Ele continua ressuscitando no coração dos pobres!” Jesus é o Rei e o Salvador do universo! Especialmente, dos pequenos, dos humildes e dos perseguidos!
Jesus morrendo no meio de zombarias dos fariseus e pecadores, crucificado numa humilhante cruz de escravo, suplicou ao Pai pelo perdão de nossos pecados, cometidos por ignorância! De fato, o amor de Jesus Cristo continua incompreensível para nós! Não somos salvos por nossas penitências, mas pelo amor infinito e incompreensível de Jesus crucificado e morto na Cruz por nosso amor!
Os caminhos de Deus e os sentimentos dele por nós são, de fato, diferentes de nosso pobre amor humano! Supliquemos que arranque de nosso peito o coração de pedra e implante nele um coração de carne (divina)(Ez 11,19;36,26).
“Em verdade Eu te digo, hoje mesmo estarás comigo no paraíso!

Frei Carlos Zagonel

61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

PUBLICADA MENSAGEM DO PAPA POR OCASIÃO DO DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES, CELEBRADO EM …