Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese

Artigos Padres da Arquidiocese

Viva o Senhor Divino

A multissecular e rica tradição da festa do Senhor Divino em Cuiabá é comemorada desde os tempos da Monarquia Imperial brasileira, no 50º dia depois da páscoa. Chamada, também, solenidade de pentecostes. Esta festa tem sua origem em Portugal, na primeira década do século XIV, incentivada pela Rainha Isabel, esposa …

Leia Mais....

Solenidade da Páscoa

A Páscoa é mais importante festa do calendário judaico-cristão, cuja descrição está no sagrado livro do Êxodo: “Este mês será para vocês o principal, o primeiro mês do ano…este dia será para vós uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de celebrar por todas as gerações, como Instituição …

Leia Mais....

Celebrando a Semana Santa

O Domingo de Ramos da paixão do Senhor, abre a celebração da semana santa. São lidos dois trechos dos evangelhos: a narrativa da entrada de Jesus em Jerusalém e o relato da paixão do Senhor. Os ramos, que serão benzidos, provém do ambiente de alegria e Júbilo. São sinais e …

Leia Mais....

Liturgia – 5º Domingo da Quaresma 17.03.2024

“GOSTARIAMOS DE VER (CONHECER) A JESUS!” 1.Acolhida Até os gregos querem conhecer Jesus! No íntimo do coração humano brota um desejo de conhecer a Jesus. O povo suspeita que Ele seja o Salvador enviado pelo Pai. Mas é o próprio Jesus que afirma que sua morte acenderá um desejo maior …

Leia Mais....

CF 2024: Fraternidade e Amizade Social

FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL – “VÓS SOIS TODOS IRMÃOS E IRMÃS” (cf. Mt 23,8) A Campanha da fraternidade, com 60 anos de existência(1964-2024), é o modo brasileiro de celebrar a quaresma. Ela não esgota toda a riqueza da quaresma. Porém, dá-lhe o tom, mostrando o que o pecado pode fazer …

Leia Mais....

Jesus Cristo, Luz e Salvação para todos os povos!

A Epifania do Senhor é uma importante solenidade dentro do tempo do Natal. É a manifestação de Jesus aos povos da terra e suas culturas, representados pelos magos. Não porque faziam mágicas ou feitiçarias, mas porque estudavam os astros. Eram sábios astrólogos. Eles não eram Judeus. Vinham de outros povos …

Leia Mais....

Artigo | A imagem do Senhor Bom Jesus e a idolatria

Padre Renan Cunha é jornalista e diretor-geral da rádio Bom Jesus FM 92,7

A queda da imagem do Senhor Bom Jesus, durante a tradicional procissão de 1º de janeiro, na Catedral de Cuiabá, causou repercussão não só entre os católicos, mas em toda a população. Vale a pena, pois, esclarecer alguns pontos sobre a doutrina católica a respeito do uso das imagens em …

Leia Mais....

Um ano novo de Paz!!

Com frequência ouvimos a expressão: “o tempo voa”. É uma Expressão que evidencia a rapidez da transitoriedade ou provisoriedade da vida. Realmente, a nossa existência está vinculada à temporalidade. Por isso, somos minuciosos e meticulosos na marca do tempo. Marcamos com cuidado as datas relevantes da vida: nascimento, formaturas, viagens, …

Leia Mais....

Por um Natal de Paz e Reconciliação

As sublimíssimas palavras do prólogo do evangelho de João: “e a palavra se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14), constituem a essência do mistério do natal e ponto culminante da história da salvação. Celebramos a visita e inserção de Deus na história humana, trazendo gratuitamente a salvação, começando …

Leia Mais....