Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese

Artigos Padres da Arquidiocese

Preparando o Natal do Senhor

A liturgia do advento, especialmente as celebrações eucarísticas dominicais, traça um caminho espiritual de preparação para o Natal do Senhor. Converter-se e acolher Jesus é seguir uma estrada cujo fim realiza o mais profundo desejo do coração humano: amar a Deus, que nos amou primeiro. O advento é tempo de …

Leia Mais....

60 anos do Concílio Vaticano II

No dia 11 de Outubro de 1962 São João XXIII, com 80 anos, abriu os trabalhos do Concílio Vaticano II, o 21º Concílio Ecumênico da Igreja Católica. O Primeiro foi o de Niceia, no ano de 325. Participaram 2.500 Padres conciliares, delegações oficiais de 86 Países e organismos internacionais, observadores …

Leia Mais....

Semana Nacional da vida (Defesa da vida desde a concepção)

Com o tema “Serviço à vida: caminho de fecundidade”, a Igreja Católica no Brasil, através da comissão vida e família, promove a Semana Nacional da vida, dos dias 1 a 7 de Outubro, culminando com o dia do nascituro. É uma semana de oração, reflexão e mobilização em defesa da …

Leia Mais....

Liturgia do 27º Domingo Comum 02.10.2022

“Se vós tivésseis fé como um grão de mostarda…” 1.Acolhida Irmãos e irmãs, sede todos benvindos para a celebração de nossa fé e de nosso amor por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador! Iluminados pelo dom da fé, reavivado pela Palavra de Deus e pela Eucaristia – Pão vivo descido …

Leia Mais....

Três Sorocabanos no Arraial (1980)

Assim proferiu o saudoso Dr. Luiz-Philippe Pereira Leite, do Instituto histórico e geográfico de Mato Grosso no seu livro, Três Sorocabanos no Arraial (1980): “Três sorocabanos no Arraial, enfeixa os estudos sobre os primórdios das Minas de Cuiabá e do arraial nascente do Bom Jesus. São as figuras iminentes de …

Leia Mais....

Liturgia do 26º Domingo Comum 25.09.2022

1.Acolhida Neste domingo, no Brasil, celebramos o “Dia da Bíblia”. Deixemo-nos iluminar pela Palavra de Deus. A Palavra de Deus ilumina, corrige e abre caminho para nossa Salvação. Deixemos de lado as celebrações lingas e melosas e cultivemos a Palavra de Deus, luminosa e salgada que corrige nossos defeitos e …

Leia Mais....

Liturgia do 25ºDomingo Comum 18.09.2022

“NINGUÉM PODE SERVIR A DOIS SENHORES..VÓS NÃO PODEIS SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO!”. 1.Acolhida Todos compareceremos na presença de Deus ´para prestar-lhe contas de nossa vida. Na parábola do Evangelho, Jesus questiona o funcionário dizendo: “Que é isso que ouço dizer de você? Presta contas de sua administração, pois, …

Leia Mais....