Página Inicial / Noticias do Mundo / Jubileu da Esperança e eventos internacionais

Jubileu da Esperança e eventos internacionais

ARCEBISPO DE CUIABÁ ANUNCIA JUBILEU DA ESPERANÇA E PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS INTERNACIONAIS

Dom Mário Antônio, arcebispo de Cuiabá, anunciou hoje, após o encontro de hoje, da CNBB em Aparecida, São Paulo, uma série de eventos e iniciativas importantes para a Arquidiocese e para a comunidade católica, em geral.

No centro das discussões está o Jubileu da Esperança, que será celebrado no ano de 2025. O arcebispo descreveu o evento como “um tempo de graça, misericórdia e esperança, permeado pela caridade”. Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o Jubileu será oficialmente proclamado pelo Papa Francisco nas próximas semanas, com diretrizes para as principais atividades ao longo do período jubilar.

Assembleia Geral dos Bispos em Aparecida. Foto: Flicker CNBB
“Nos preparamos na oração e na reflexão para sermos mensageiros da esperança”, afirmou Dom Mário Antônio, destacando a importância da centralidade de Jesus Cristo nas comunidades e na igreja como fonte inesgotável de esperança, citando passagens bíblicas para fundamentar sua mensagem.

Além disso, o arcebispo relatou sua participação em encontros importantes, como o com os bispos referenciais da Cáritas nos regionais da CNBB. “Foi um encontro significativo, onde discutimos as áreas de atuação e a missão da Cáritas, fortalecendo o serviço da caridade em nossas comunidades e paróquias”, disse ele.

Outro tema abordado foi a Campanha da Fraternidade dos últimos anos, com ênfase na próxima edição em 2025, que terá como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, com o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gênesis 1:31). Dom Mário Antônio ressaltou a importância dessa reflexão sobre o cuidado com a casa comum e a vida humana, especialmente em um momento em que eventos como a COP30, programada para ocorrer em Belém do Pará em novembro de 2025, trazem questões urgentes sobre o meio ambiente e o bem-estar humano.

O arcebispo expressou sua gratidão à comunidade da Arquidiocese de Cuiabá e destacou a importância do envolvimento de todos nesses eventos e iniciativas que promovem a esperança, a caridade e o cuidado com o próximo e com o planeta.

Fonte: Simone Guedes – Assessoria de imprensa Arquidiocese

Movimento de Cursilhos de Cristandade

O movimento de Cursilhos de Cristandade que tem como patrono São Paulo Apóstolo, nasceu em …