Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 5º Domingo da Quaresma 17.03.2024

Liturgia – 5º Domingo da Quaresma 17.03.2024

“GOSTARIAMOS DE VER (CONHECER) A JESUS!”
1.Acolhida
Até os gregos querem conhecer Jesus! No íntimo do coração humano brota um desejo de conhecer a Jesus. O povo suspeita que Ele seja o Salvador enviado pelo Pai. Mas é o próprio Jesus que afirma que sua morte acenderá um desejo maior de conhecer sua identidade: “O grão de trigo se morrer se multiplica… E eu quando for elevado da terra, Eu atrairei todos a mim!”
A vida cômoda não é fecunda e o grão de trigo, bem conservado e guardado no celeiro, não se multiplica, pelo contrário, permanece sozinho!
O sofrimento e a morte são sinais de fecundidade e o grão se multiplica na sua morte!
Por que os gregos querem ver Jesus? Porque a Lei de Deus não está mais escrita em tábuas de pedra ou em folhas de papiro, mas está escrita no coração de cada pessoa humana. Por isso, devemos escutar, em silêncio, o nosso próprio coração para saber o que Deus escreveu lá no seu íntimo! Escutemos a Palavra de Deus que ressoa em nosso coração. Não é mais na leitura de um bom livro ou na frequência nas celebrações de nossas igrejas. ´´E no segredo de nosso coração que ouviremos a voz de Deus.

2.Palavra de Deus
Jr 31,31-34 – O profeta Jeremias anuncia uma Nova Aliança, não mais escrita em tábuas de pedra ou em folhas de papiro. Agora, ela está escrita em nosso próprio coração e ninguém mais precisará ser ensinado por ninguém: “Imprimirei minha Lei em suas entranhas e a gravarei em seu coração… Assim, todos me conhecerão, do maior até o menor!”
Hb 5,7-9 – “É no sofrimento que se aprende a Lei do Senhor, pois o Filho de Deus aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que sofreu”.
Jo 12,20-33 – Em verdade, o caminho de Deus passa pelo sofrimento: quem se agarra à presente vida temporal, vai perde-la; mas, quem não faz muito caso da presente vida, vai conservá-la para a vida eterna! O Pai vai glorificar seu Filho Jesus e, nesta hora, o príncipe deste mundo vai ser expulso e Eu quando for elevado da terra, atrairei todos a Mim.

3.Reflexão
Jesus vai renovar a sua Aliança com os seres humanos de todas as raças, cores, línguas e experiências. A Nova Aliança, agora, vai ser gravada nas entranhas do próprio ser humano e assim se formada a grande Família de Deus sobre a terra. Será formada a grande e única Família dos filhos de Deus! Todos serão ensinados pelo próprio Deus, pois, a sua Lei vai ser escrita no íntimo do ser humano (Consciência).
A redenção de seus filhos é obra da graça divina, mas custa o preço da obediência a Jesus; assim, como Ele aprendeu a obediência carregando a cruz de cada dia; os filhos adotivos precisam percorrer os caminhos da cruz, pois, somente estes caminhos é que conduzem à salvação verdadeira.
Quem deseja ser salvo, precisa tomar, cada dia, a própria cruz e seguir Jesus com sua cruz às costas! É pela cruz de nossas obrigações que conseguiremos avançar no caminho da salvação. A proposta de vida eterna, prometida por Jesus tem a cruz como instrumento de salvação. É uma questão de fé na Palavra de Deus: “Quem deseja seguir-me, tome a sua cruz e siga-me todos os dias! O mundo procura enganar-nos como a serpente enganou nossos primeiros pais, com promessas de felicidade plena. Mas é propaganda enganosa!
• Jesus é fiel e empenhou sua vida na promessa de nossa felicidade! Não nos deixemos enganar com a promessa mentirosa da serpente (do diabo) que é mentiroso desde o início.
“Todos me reconhecerão, do maior até o menor!”
FREI CARLOS ZAGONEL.

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …