Página Inicial / Notícias / Nota de pesar – Falecimento de Pe. Sebastião Paniago Vilela,sdb

Nota de pesar – Falecimento de Pe. Sebastião Paniago Vilela,sdb

Morre aos 96 anos o P. Sebastião Paniago Vilela, veterano da Comunidade Salesiana.

A Comunidade Salesiana, pertencente à Inspetoria de Campo Grande (BCG), está de luto pelo falecimento do Pe. Sebastião Paniago Vilela, aos 96 anos, ocorrido na tarde desta segunda-feira (29/04). O religioso, natural de Caiapônia-GO, dedicou grande parte de sua vida ao serviço e à Missão Salesiana.

Pe. Sebastião ingressou na Casa Salesiana de Alto Araguaia (MT) em 1943, e realizou sua primeira profissão religiosa no Instituto São Vicente, em Campo Grande (MS), no ano de 1950.

Com uma trajetória marcada por dedicação e serviço, Pe. Sebastião desempenhou diversos papéis na Inspetoria Salesiana de Campo Grande ao longo dos anos:

De 1953 a 1954, atuou em Sangradouro durante o 1º e 2º Tirocínio.
Em 1955, esteve em Campo Grande, no Instituto São Vicente, durante o 3º Tirocínio.
De 1956 a 1959, estudou Teologia em Lapa Pio XI/SP.
Em 1960, em Campo Grande, foi Coordenador de Pastoral, professor e assistente no Colégio Dom Bosco.
Em 1961, foi Conselheiro Escolar e professor em Guiratinga/MT.
Em 1964, atuou como Conselheiro Escolar, professor e capelão das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) em Araguaiana/MT.
Em 1965, foi Conselheiro Escolar e professor na área de agricultura em Indápolis.
Em 1969, foi Ecônomo e professor em Várzea Grande – Cristo Rei.
Em 1971, trabalhou na agricultura com os Xavante em Sangradouro.
Em 1972, foi professor em Coxipó da Ponte.
Em 1973, atuou como Conselheiro Escolar, de Pastoral e professor em Araguaiana.
Em 1975, foi Pároco, capelão das FMA em Araguaiana.
Em 1979, foi Vigário Paroquial e professor em Barra do Garças/MT.
Em 1980, assumiu como Pároco em Várzea Grande – Paróquia Nossa Senhora da Guia.
Em 1988 e 1995, foi Diretor e Pároco em Alto Araguaia/MT.
Em 1998, voltou a ser Vigário Paroquial em Barra do Garças.
Em 1999, assumiu como Vigário Paroquial em Cuiabá – Paróquia São Gonçalo.
Desde o ano de 2021, Pe. Sebastião residia no Paulo VI, em Campo Grande (MS), onde recebia tratamento de saúde.

Pe. Sebastião deixa um legado de amor, serviço e fé, que continuará inspirando gerações futuras. Suas contribuições serão lembradas e valorizadas por todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo e conviver com ele.

Campanha de enfrentamento à maior catástrofe socioambiental já ocorrida no RS

Organizações do Rio Grande do Sul organizam campanha de enfrentamento à maior catástrofe socioambiental já …