Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 4º Domingo do Advento 22.12.2019

Liturgia – 4º Domingo do Advento 22.12.2019

LITURGIA – 4º DOMINGO DE ADVENTO 22.12.2019.
“Céus, deixai cair o orvalho;Nuvens, chovei o justo; abra-se a terra e brote o Salvador!”
1.Acolhida
Jesus está à porta! Vamos acolhê-lo, festivamente, pois, ele é o Salvador. “A Palavra de Deus é viva e eficaz”, portanto, Jesus virá, com certeza, neste Natal, para aqueles que se preparam. E, por falar em preparação, qual foi a nossa preparação? Com certeza teremos feito algumas compras para a “Ceia de Natal”. Com certeza, teria sido muito pobre nossa preparação! O Menino não veio para trazer pão, mas o perdão de todos os nossos pecados, veio dar-nos a garantia da nossa filiação divina e restituir-nos a dignidade de filhos de Deus!
Iluminado pelo anjo, José decidiu aceitar a Virgem Maria como esposa e, assim, garantir a proteção do Menino e de sua Mãe! O anjo disse para José: “José, filho de Davi, não tenhas medo de aceitar Maria por sua esposa, porque ela conceberá, pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e tu lhe darás o nome de Jesus, pois, ele veio salvar seu povo de seus pecados!…” E José fez tudo como o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa!”

2. Palavra de Deus
Is 7,10-17 – O rei Acaz, agora, idólatra, não aceita o conselho do profeta e recusa-se pedir auxílio a Javé. Ele sacrificara o próprio filho, herdeiro do trono e garantia da sucessão davídica! Então o profeta Isaias, em nome de Deus, anuncia o nascimento de um menino cujo nome será EMANUEL (Deus está conosco).

Rm 1,1-7 – Paulo apresenta-se ao povo romano, como Apóstolo, e encarregado de anunciar a todos os povos a chegada do Reino de Deus. Todos os povos participam, agora, do Plano de Deus que nos quer como filhos adotivos e participantes da vida divina por meio de Jesus Cristo.

Mt 1,18-24 – O evangelista Mateus inicia seu Evangelho descrevendo a genealogia de Cristo e o Plano da salvação. Jesus é o Messias prometido, filho de Davi, cumprem-se nele as profecias referentes à sua vinda e à sua missão de Salvador.

3.Reflexão
Acaz estava em guerra e com poucas chances de vencer; por isso, o profeta Isaias aconselha-o a pedir socorro a Javé. Ele se recusa! Mas Deus não se deixa vencer pela maldade dos homens e dá-lhe o sinal recusado: “Eis que uma virgem terá um filho e lhe dará o nome de Emanuel’ (Deus está em nosso meio). A descendência de Davi será preservada e o Messias cumprirá todas as promessas feitas pelos profetas. Deus é fiel e tem poder para cumprir todas as suas promessas! O Natal é a prova clara da fidelidade de nosso Deus! Ele foi anunciado pelos profetas e, no tempo estabelecido, nasceu da Virgem Maria, revestido de carne humana, para salvar toda a carne humana!
Deus tem muitos modos de se comunicar com o ser humano. O sonho foi a maneira de comunicação usada para José convencer-se de sua missão: “José, não tenhas medo de assumir Maria por esposa…“ Para ouvir e atender o pedido de Deus, precisamos estar atentos e estar em casa e não fora de casa! (distraídos).
O nascimento de Jesus é misterioso e, apenas, iluminados pela fé, conseguiremos entende-lo e perceber a grandeza do amor divino pelo ser humano! Nós admiramos a coragem dos missionários que partem para o estrangeiro para anunciar Jesus; mas Jesus deixou o seio do Pai, veio habitar junto aos homens, sofrer as cruzes da vida humana!
Para nos salvar! O ser humano (pensamento humano) bem merecia ser deixado à própria sorte! Deus não ofereceu salvação para os anjos rebeldes, mas mandou seu próprio Filho para salvar-nos e restituir-nos a dignidade divina, perdida pelo pecado! Este é o mistério insondável do amor de nosso Deus!
Paulo anuncia o início de sua luta junto aos Romano, cumprindo a missão do apostolado recebido do próprio Jesus. A missão de Paulo ilumina, igualmente, a nossa missão atual: Há muita gente que não conhece o amor de Jesus e precisa de ministros para ser revelado. E você, por seu batismo, não seria um desses ministros escolhidos por Jesus?
Todo batizado é um discípulo missionário de Jesus.

Frei Carlos Zagonel

Você pode Gostar de:

Pe. Felipe Santos toma posse como novo Pároco em Nobres

No dia 18 de março de 2024, às 19h00, Dom Mário Antonio deu posse canônica …