Página Inicial / Notícias / Homilia – Missa de Exéquias de Dom Bonifácio Piccinini

Homilia – Missa de Exéquias de Dom Bonifácio Piccinini

“Nunca se diz tanto como quando não se diz nada!”
É a eloquência do SILÊNCIO!
Dom Bonifácio… – o SILÊNCIO que nestas horas começou a emoldurar-lhe a pessoa: o que ele está “dizendo” para mim, para Você?
Você está aqui porque veio para fazer uma “despedida”?
Por que “despedida”? Ele se “distanciou” de Você? Ele está “se distanciando” de Você com a sua morte? Por causa de uma atitude interior Você está aqui como Bispo, como Padre, Diácono, Mulher de Vida Consagrada, Leigo, Leiga…?
A sua presença aqui está sendo “despedida”? Mas… é “despedida”? Ou, agora é uma COMUNHÃO MAIOR!?
Você está achando que a sua ORAÇÃO por ele… neste momento [Esta Eucaristia…!!!] esta Oração é maior, mais intensa (… sei lá!!) de Você para ele, ou…, dele para Você?
Qual “diálogo” com Deus é mais envolvente? O seu “diálogo/oração” com Deus por ele…, ou, o “diálogo-oração” dele com Deus por Você?
Dom Bonifácio já está na plenitude de relacionamento-comunhão com Deus sem interferências, sem contingências…!! Nós… não…!!!!
Os SANTOS mostram “caminhos-atalhos” para Deus que nos fazem ganhar tempo e são seguros…
SANTO AGOSTINHO…: ao perceber que a sua morte era iminente afirmou para as pessoas que o assistiam: “A morte não é nada.
Eu somente passei para o outro lado do Caminho. /…/ Não utilizem um tom solene ou triste, continuem a rir daquilo que nos fazia rir juntos. /…/Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do Caminho…
Você que aí ficou, siga em frente, a vida continua, linda e bela
como sempre foi.”
Porque o CAMINHO para o Pai… para nós é JESUS!!
Nessa lógica eu não devo estar aqui para “me despedir”, mas, sim… para “ser mais comunhão” COM DEUS… por ele: Dom Bonifácio! Então, ele será mais PRESENÇA EM VOCÊ, em mim… em nós porque quem “se aproxima de Deus, Deus “empurra” esta pessoa para as outras pessoas!!
Sabe… por quê? Porque cada pessoa é “ponte” para Deus!!
Então, NÃO SE DESPEÇA DE DOM BONIFÁCIO…!! Agora, sim, ele aceita o seu “convite” dele “ser presença” em Você… Então, agora Dom Bonifácio, a partir de agora… ele é mais INTERCESSOR junto de Deus por mim, por Você… Bispo; por Você… Padre; por Você Diácono…; Você Mulher de Vida Consagrada…, Você que o conheceu! A partir de agora DOM BONIFÁCIO é mais INTERCESSOR por Você… Criança, Jovem, Adulto!!
Enfim, AGORA TEMOS UM INTERCESSOR VIA-DIRETA… JUNTO A DEUS!!
AMÉM! AMÉM!
Cuiabá, 30/novembro/2020

 

+ Dom Milton Santos – Arcebispo de Cuiabá

Você pode Gostar de:

Arcebispo de Cuiabá destaca temas importantes no sexto dia da Assembleia Geral da CNBB

No sexto dia da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de …