Página Inicial / Noticias do Mundo / JMJ 2023: em Braga os jovens fazem caminho com a Cruz

JMJ 2023: em Braga os jovens fazem caminho com a Cruz

As dioceses portuguesas continuam a organização da Jornada Mundial da Juventude 2023. Em Braga cada arciprestado da arquidiocese recebeu uma cruz com o logo da JMJ 2023.
Rui Saraiva

Portugal continua a viver em estado de emergência devido à pandemia de covid-19. Desde meados de janeiro que foi declarado o confinamento geral da população. Contudo, não obstante esta grave crise sanitária que já dura há um ano, as redes digitais têm possibilitado o encontro dos jovens que se preparam para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.
As estruturas diocesanas de juventude estão a organizar-se como aqui temos revelado nas últimas semanas. No som da Agência Ecclesia noticiamos aquilo que está a ser feito nas dioceses da Guarda, Viana do Castelo e Coimbra. Nesta edição colocaremos em destaque a arquidiocese de Braga na reportagem do jornalista Henrique Matos através do testemunho do responsável diocesano Alberto Gonçalves.

Uma cruz JMJ para cada arciprestado
Também na arquidiocese de Braga a pandemia tem dificultado o trabalho pastoral, mas já foi distribuída uma cruz com o logo da JMJ 2023 a cada arciprestado para unir os grupos e movimentos. E foi lançado o desafio de ser encontrado “um espaço digno” para colocar essa mesma cruz e fazer caminhada para a JMJ.
Alberto Gonçalves assinala a importância dos símbolos que acompanhem a caminhada de preparação para a JMJ e recorda o empenho de D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga que disse aos jovens que “o símbolo das Jornadas Mundiais da Juventude é Jesus Cristo”.
A caminhada de preparação é o mais importante neste tempo que é preciso percorrer até à JMJ 2023 – diz Alberto Gonçalves que afirma ainda ser essencial envolver os jovens para que se sintam parte da organização.
A JMJ 2023 já tem site, logotipo e atividades nas dioceses portuguesas a cada dia 23. Recentemente foi lançado o hino da Jornada. Uma canção inspirada no tema da JMJ Lisboa 2023: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc.1, 39).
Nas dioceses de Portugal, a JMJ 2023 está a gerar muito trabalho pastoral nos seus grupos e movimentos de jovens, ativando uma dinâmica de esperança em tempo de pandemia.

Laudetur Iesus Christus
https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2021-03/jmj-2023-em-braga-os-jovens-fazem-caminho-com-a-cruz.html

Você pode Gostar de:

Assessoria de Comunicação da CNBB lançou novos produtos e serviços informativos

CNBB LANÇA NOVOS PRODUTOS DE COMUNICAÇÃO NA 61ª ASSEMBLEIA GERAL Às vésperas da 61ª Assembleia …