Página Inicial / Noticias do Mundo / Cursos de pós-graduação Centro Universitário Salesiano de São Paulo, o Unisal

Cursos de pós-graduação Centro Universitário Salesiano de São Paulo, o Unisal

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ACOMPANHAMENTO DE ADOLESCENTES E JOVENS E PASTORAL JUVENIL

Estão abertas as inscrições para os cursos de pós-graduação em acompanhamento de adolescentes e jovens e em Pastoral Juvenil. A iniciativa é oferecida pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, o Unisal, em parceria com a Pastoral Juvenil do Brasil.
As aulas, que terão início no dia 10 de janeiro de 2022, acontecerão de forma remota (40h/aula), pela plataforma EaD (310h/aula) e por meio de um seminário presencial (40h/aula).
Segundo o padre Antônio Ramos Prado, assessor externo da Comissão para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os cursos de pós-graduação auxiliam no trabalho com as juventudes, respondendo as necessidades do acompanhamento e da evangelização.
“O adulto que se forma para acompanhar as juventudes, torna-se uma esperança para tantos jovens que não sabem para aonde ir. Dessa forma, os nossos cursos de pós-graduação, querem ser uma possibilidade para os adultos se prepararem para essa grande missão”, afirmou o padre.

Curso de Pós-Graduação em Acompanhamento de Adolescentes e Jovens
O curso visa, ao mesmo tempo, proporcionar uma formação sólida aos participantes, para que sejam capazes de analisar criticamente a realidade, propor e acompanhar a implantação de projetos de transformação dos aspectos negativos da mesma, criar um espaço de exposição e troca de experiências, além de estabelecer parcerias e construir projetos práticos de ação em interface com a sociedade, as instituições de ensino, família e a Igreja.
A formação busca também promover a reflexão sobre o acompanhamento das diversas juventudes nos variados cenários da sociedade brasileira (famílias, escolas, universidades, obras sociais, grupos de jovens, centros de recuperação de dependentes químicos e de reabilitação de adolescentes e jovens).
Fazem parte da estrutura curricular do curso as temáticas de dimensão sociocultural da juventude; dimensão teológico-espiritual do acompanhamento e dimensão psicológica do acompanhamento.
Podem se inscrever assessores, educadores, professores, consagrados, ministros ordenados e leigos, para o acompanhamento de adolescentes, jovens e de grupos de jovens de paróquias, comunidades, obras sociais, colégios e faculdades.
Para participar do curso, que é realizado de modo remoto, os interessados devem realizar suas inscrições por meio do site: https://pos.unisal.br/acompanhamento-de-adolescentes-e-jovens-remoto/.

Curso de Pós-Graduação em Pastoral Juvenil
O curso de pós-graduação em Pastoral Juvenil promove uma reflexão ampliada sobre a cultura juvenil contemporânea e as características específicas dos adolescentes e jovens, por meio de diversos saberes da área das ciências humanas, favorecendo ao cursista competências e habilidades exigidas na assessoria a grupos de adolescentes e jovens e/ou a instituições que trabalham com essas categorias, assim como capacitá-los para acompanhar adolescentes e jovens em seu processo formativo.
O objetivo do curso é possibilitar a especialização em Pastoral Juvenil, em vista da assessoria e do acompanhamento de jovens e de grupos juvenis frente aos desafios do presente.
Fazem parte da grade curricular os assuntos de assessoria e acompanhamento na Pastoral Juvenil; formação de Assessores e Educadores; história da evangelização juvenil no Brasil e América Latina, entre outras temáticas.
Para participar do curso os interessados devem realizar suas inscrições por meio do site: https://pos.unisal.br/pastoral-juvenil-remoto/

Com informações do site Jovens Conectados

CNBB lança edital do Concurso para Letra e Música da CF 2025

CNBB LANÇA EDITAL DO CONCURSO PARA A LETRA E A MÚSICA DO HINO DA CAMPANHA …