Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 1º Domingo de Advento  28.11.2021

Liturgia – 1º Domingo de Advento  28.11.2021

“COM ALEGRIA INICIAMOS A CAMINHADA  RUMO Á CELEBRAÇÃO DO NATAL!”
1.Acolhida
Iniciamos a celebração do novo ANO LITÚRGICO, ao longo do qual a Igreja ilumina nossa caminhada rumo ao conhecimento dos Mistérios de Jesus Cristo, nosso Salvador. Na vida cristão não são necessárias tantas devoções espirituais; é suficiente acompanhar a liturgia da Igreja para sermos iluminados pela Palavra de Deus. A Liturgia é um sábio e possível programa de santidade para todo cristão.
Na vida, o conselho é bom e salutar, mas o exemplo arrasta! O Apóstolo Paulo apresentou aos tessalonicenses a doutrina de Jesus Cristo e o exemplo de vida dos próprios Apóstolos. Nós, os discípulos de Cristo, devemos seguir o exemplo de Paulo: ensinar através do próprio exemplo!
Os últimos tempos, segundo a Liturgia, serão tempos de grande angústia para todos. O mundo vai acabar e o Juiz virá na sua glória para julgar os vivos e os defuntos! Será um “pente fino” sobre nossa vida. E a Palavra de Deus será revelada como verdadeira. O tempo da paciência divina será substituído pelo tempo do julgamento inapelável daquele que suportou nossos pecados de não levar a sério sua Palavra!

2.Palavra de Deus
Jr 33,14-16 – Não será um tempo de vingança divina, mas um tempo de justiça e de glorificação do amor divino e imensurável de nosso Deus, que não precisa vingar-se; apenas mostrar sua misericórdia e a veracidade de suas Palavras…e cada um vai direto para seu lugar!
1Ts 3,12-4,2 – Na vida temos muitos mestres, mas apenas um é verdadeiro = Jesus Cristo, que virá na sua glória, demostrar que sua Palavra e seu ensinamento eram os verdadeiros!
Lc 21,25-28.34-36 – A vida sobre a terra é tempo de provação e de preparação para a nova vinda do Senhor como Juiz. “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da embriaguez e das preocupações com a vida temporal… Ficai atentos para ficardes de pé diante do Filho do Homem naquele dia!…”

3.Reflexão
Hoje iniciamos o novo ANO LITÚRGICO – Tempo de Advento, tempo propício para fazer renascer a esperança de um mundo melhor! Observemos, porém, que o Mundo Melhor não desce do céu, pronto! Ele nasce e cresce no coração e na prática dos homens! Ele acontece quando nós nos tornamos criaturas novas! Até o mundo da natureza se renovará com a renovação do próprio ser humano!
A vida humana sobre a terra é uma caminhada progressiva e o amor entre os homens deve crescer continuamente, assim como o amor do Apóstolo Paulo pela comunidade dos tessalonicenses: “vosso amor cresça e transborde sempre mais a exemplo do amor que temos por vós!” Paulo, novamente, apresenta-se como modelo e modelo a ser imitado pelos pastores atuais! (Catequistas, religiosos, sacerdotes e leigos).A vida de Paulo é magistério para nós!
O POVO DE Israel, no deserto, esqueceu logo o benefício da libertação do Egito e fabricou um bezerro de ouro e o adorou festivamente! Como vai nossa memória dos benefícios recebidos de nosso verdadeiro Deus, que morreu por nós numa cruz? Não raro, nossa memória é curta e nós esquecemos facilmente os favores recebidos generosa e gratuitamente de nosso Deus! A gratidão pelos favores recebidos é a moeda para novos favores! Mas, a ingratidão é caminho desaconselhado para desaconselhado para a vida espiritual!.
No Evangelho recomenda-se o cuidado com a embriaguez e com as preocupações excessivas pelo mundo temporal, passageiro e, na maioria das vezes, frustrante! Nós, também, fabricamos nossos bezerros de ouro e como os adoramos, festivamente, esquecendo a Cruz e o Sangue de Jesus, preço de nosso resgate!

Frei Carlos Zagonel

Você pode Gostar de:

Pe. Felipe Santos toma posse como novo Pároco em Nobres

No dia 18 de março de 2024, às 19h00, Dom Mário Antonio deu posse canônica …