Página Inicial / Noticias do Mundo / Revisão Diretório de Comunicação CNBB

Revisão Diretório de Comunicação CNBB

GRUPO DE REFLEXÃO SOBRE COMUNICAÇÃO SE ORGANIZA PARA DAR INÍCIO À REVISÃO DO DIRETÓRIO DE COMUNICAÇÃO PARA A IGREJA NO BRASIL

Na tarde desta sexta-feira, 3 de dezembro, o Grupo de Reflexão sobre Comunicação (Grecom), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esteve reunido de forma online. O foco é o de estabelecer e pensar numa metodologia para dar início à revisão do Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil, documento de número 99 da CNBB.
O Documento foi aprovado em 2014 pelo Conselho Permanente da CNBB e tem como principal objetivo motivar a Igreja para a reflexão sobre os aspectos da comunicação e sua importância na vida da comunidade eclesial.
Atualmente, o Diretório é composto por dez capítulos, divididos em artigos que buscam apresentar diferentes aspectos do fenômeno comunicativo, são eles: 1- Comunicação e Igreja em um mundo em mudanças; 2- Teologia da Comunicação; 3- Comunicação e vivência da fé; 4- Ética e comunicação; 5- O protagonismo dos leigos na comunicação evangelizadora; 6- Igreja e mídia; 7- Igreja e mídias digitais; 8- Políticas de Comunicação; 9- Educar para a comunicação; 10- Comunicação na Igreja: atuação da Pascom.

Reunião do Grupo de Reflexão sobre Comunicação
Na reunião, os membros do Grecom tiveram a oportunidade de se dividir em subgrupos para que possam começar a revisão, cada um, de um capítulo específico.
O Diretório também contém um glossário de Comunicação, e à medida que forem avançando na reforma, os membros vão avaliar se há o que acrescentar e alterar no Glossário.
Dom Joaquim Giovani Mol, presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB e membro do grupo, pontuou que futuramente a ideia era submeter as alterações feitas, com votações em bloco, ao Conselho Permanente da CNBB. “Nosso Diretório precisa estar no cerne da contemporaneidade”, disse dom Mol.

Nova coordenação do Grecom em 2022/2023
Também durante a reunião foram escolhidos os novos membros que irão compor a coordenação do Grecom para os anos de 2022 e 2023. Moisés Sbardelotto será o coordenador e a Andréia Gripp será a vice-coordenadora.

Mutirão Brasileiro de Comunicação
Os membros do Grecom também terão a oportunidade de pensar temas para o próximo Mutirão Brasileiro de Comunicação. O evento, em sua 13ª edição, será realizado de 13 a 16 de julho de 2023, no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba.
A iniciativa traz a oportunidade de refletir sobre os caminhos e as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea, no campo da Comunicação.

Reflexão
Na última sessão da reunião do Grecom, os membros fizeram uma reflexão sobre o artigo “Comunicação para Transformação Social nos Documentos Conclusivos das Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (CELAM)”, de autoria do Ricardo Costa Alvarenga. A relatoria ficou a cargo da Andreia Gripp.
O texto faz uma importante análise sobre como através dos documentos conclusivos das Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (Celam) pode-se traçar o itinerário formativo e reflexivo da Igreja na América Latina acerca do tema da Comunicação.

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …