Página Inicial / Notícias / 34ª Assembleia Regional de Pastoral CNBBO2

34ª Assembleia Regional de Pastoral CNBBO2

O Regional Oeste 2 realiza nos dias 17 e 18 de setembro/2022, no CENE  (Centro Nova Evangelização) na Arquidiocese de Cuiabá, a 34ª Assembleia Regional de Pastoral Oeste 2. Momento eclesial de forte expressão de sinodalidade, através da comunhão e da participação. Trata-se de uma oportunidade, sempre nova, para se encontrar, partilhar, aprender, fortalecer, avaliar, projetar e celebrar, como uma Igreja viva e dinâmica que cumpre a sua Missão no mundo.

A abertura oficial foi realizada pelo presidente do regional Dom Canísio Klaus (Bispo da Diocese de Sinop) e contou com as presenças do vice presidente do regional Dom Vital Chitolina (Bispo da Diocese de Diamantino), do Secretário do Regional Dom Derek John (Bispo da Diocese de Primavera do Leste), do Arcebispo Metropolitano de Cuiabá e 2º Vice Presidente da CNBB Nacional Dom Mário Antonio, Dom Jacy Diniz (Bispo da Diocese de Cáceres), Dom José Vieira (Bispo Emérito da Diocese de Cáceres), Dom Neri José (Bispo de Juina),do Secretário Executivo do Regional Pe. Reinaldo Braga Junior, dos Padres coordenadores diocesanos de pastorais e das lideranças leigas do Regional Oeste 2.

A Presidência do Regional relatou a experiência da visita Ad Limina que os Bispos e Arcebispos dos Regionais Oeste 1 e Oeste 2 realizaram no Vaticano, incluindo o encontro com o Santo Padre o Papa Francisco.

No primeiro dia de Assembleia foram realizadas apresentações das Dioceses e da Arquidiocese de Cuiabá das atividades realizadas desde a última Assembleia (últimos 12 meses), dando destaque às ações que respondem ao Pilar da Caridade e partilhando sobre a atuação das Pastorais Sociais em suas realidades. As ações da Arquidiocese de Cuiabá foram apresentadas pelo Pe. Francisco Amaral,coordenador arquidiocesano de Cuiabá, através de uma síntese de todas as atividades realizadas pelas pastorais em âmbito arquidiocesano, bem como o significativo bom desempenho da Rádio Bom Jesus de Cuiabá no segundo semeste de 2022 no que diz respeito ao números de acessos pela internet subindo praticamente 12 posições em audiência.

Este ano tem a assessoria do Padre Jean Poul Hansen (Setor Campanhas da CNBB Nacional).

Já no segundo dia de Assembleia, às 06h30 aconteceu a Santa Missa na Capela do CENE  e na sequência Pe. Jean apresentou indicações para a vivência do Pilar da Ação Missionária no Regional,destacando a importância da valorização das pessoas, do cuidado com a qualidade do Querigma, cuidando do anúncio e do testemunho.

A temática sobre o Documento de Santarém foi apresentada por Dom Mário Antonio, que realizou uma síntese do documento  elaborado no IV Encontro da Igreja na Amazônia Legal. Destacando alguns pontos importantes do documento como Igreja discípula missionária e sinodal: sonho eclesial, Igreja servidora: sonho social, Igreja testemunha do diálogo: sonho cultural, Igreja cuidadora da criação: sonho ecológico.

Na última parte da assembleia algumas pastorais em nível regional apresentaram suas realidades, desafios e conquistas. Também a UNIFACC  e o Tribunal Eclesiástico estiveram presentes.

O encerramento da Assembleia Regional de Pastoral aconteceu no domingo às 12h00.

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio, destaca importância da comunhão, participação e missão na …