Página Inicial / Notícias / Recordamos 2 anos de Falecimento de Dom Bonifácio (28.11.2020)

Recordamos 2 anos de Falecimento de Dom Bonifácio (28.11.2020)

A Arquidiocese de Cuiabá, recorda neste dia 28 de novembro/2022, num clima de saudade, o segundo ano de falecimento (despedida cristã) do querido Arcebispo emérito Dom Bonifácio, que terminou sua caminhada neste mundo!

Sua alma foi para o céu, mas sua história de vida permanecerá entre nós! Três grandes características marcaram indelevelmente a vida do nosso saudoso pastor: espírito de paternidade, sinceridade de coração e humanidade no trato com os fiéis e o clero. D. Bonifácio, filho de D. Bosco, foi imortalizado pelo único e eterno sacerdócio de Jesus Cristo, como diz o sacrossanto livro: “Tu és sacerdote eternamente” (SL110,4).

Foi ordenado sacerdote em 11 de Fevereiro 1960, na Basílica de N. S. Auxiliadora (Turim- Italia) e sagrado bispo em Lavrinhas (SP) em 31 de Agosto de 1975. Chegou a Cuiabá no dia 4 de outubro de 1975. No jantar de sua recepção em Cuiabá, ele disse: “Não sou Dom Aquino, não sou Dom Orlando, figuras ímpares nesta Arquidiocese. Sou apenas Dom Bonifácio e quero me entregar e me integrar, de corpo e alma, nesta realidade Cuiabana. Quero me gastar aqui. A partir de hoje sou cuiabano!”. Com estas palavras Dom Bonifácio inicia sua jornada luminosa na Arquidiocese de Cuiabá.
O seu lema: “Bonun facere parvulis” (fazer o bem aos pequeninos), foi seu programa de vida e seu generoso trabalho. Este lema energizou e embalou toda a sua vida. No dia 31 de março de 1976, exatamente seis meses após a sua ordenação, foi nomeado Administrador Apostólico “Sede plena” da arquidiocese de Cuiabá. Nessa condição manteve-se até 15 de agosto de 1981, quando, com a morte de Dom Orlando Chaves, tornou-se Arcebispo Metropolitano.
O Primeiro ato importante do seu Episcopado foi a preparação e convocação da 1ª. Assembleia arquidiocesana de Pastoral. Após esta 1ª. Assembleia, surgiu o primeiro plano arquidiocesano de Pastoral. Foram ao todo, 14 planos, os quais fixavam as linhas e diretrizes pastorais para a caminhada da arquidiocese. O ministério episcopal do Arcebispo emérito Dom Bonifácio, foi exercido com admirável solicitude pastoral, generosidade e ingentes sacrifícios nesta Arquidiocese! As palavras do divino mestre: “Se o grão de trigo que cai na terra não morrer, permanecerá só. Mas se morrer, produzirá muito fruto” (Jo 12, 24), cabem ao nosso Arcebispo. Ele é esse grão de trigo, revestido e imortalizado pela plenitude do sacerdócio de Cristo e enviado pela divina providência para esta histórica e tricentenária cidade de Cuiabá.
No entusiasmo santo do ardente apostolado, exercido com simplicidade, austeridade e pobreza, Dom Bonifácio entregou sua vida nesta abençoada região amazônica, buscando, incansavelmente, a edificação e o bem da arquidiocese e do nosso Regional Oeste 2.

Você pode Gostar de:

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …