Página Inicial / Notícias / Videoclipe do Hino Oficial da Campanha da Fraternidade 2023

Videoclipe do Hino Oficial da Campanha da Fraternidade 2023

A Edições CNBB lançou na última semana o videoclipe do Hino Oficial da Campanha da Fraternidade 2023. A música do hino da Campanha da Fraternidade 2023 foi divulgada oficialmente no dia 5 de dezembro. O hino está disponível nas principais plataformas digitais de música. Nesta terça-feira, 20, uma versão instrumental, será lançada pela Edições CNBB.

Acompanhe o lançamento da versão instrumental aqui:

Sobre o hino da CF 2023
O hino da Campanha da Fraternidade foi escolhido em dois concursos. O primeiro para a definição da letra, realizado entre os meses de maio e agosto. Foi escolhida a letra de autoria de dois seminaristas dehonianos de Santa Catarina: Clark Victor Frena, de 17 anos, e Geovan Luiz Alberton, de 23 anos. Os dois estudam no Seminário São José, em Rio Negrinho (SC).
Já o processo de escolha da música ocorreu na sequência ao concurso que definiu a letra. O edital foi publicado no dia 12 de agosto e o resultado do vencedor foi divulgado no dia 26 de setembro. Gabriel Belisario, de 23 anos, da diocese de Guarapuava (PR), foi o autor da melodia que animará as reflexões durante a Quaresma do próximo ano.
Após a escolha da letra e da melodia, foi iniciado o processo de gravação pela Edições CNBB com a colaboração do Setor Música Litúrgica da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, que tem a responsabilidade de elaborar os editais e executar o processo de escolha da letra e da música. A gravação foi coordenada pelo frei Wanderson Luiz Freitas?, de Pernambuco.

Conheça e cante o hino oficial:

O Hino Oficial da Campanha da Fraternidade 2023 é a expressão musical da mensagem que se quer fazer ecoar por meio do tema da Campanha “Fraternidade e Fome” e do lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16).

Letra

1. Vocação e missão da Igreja:
Responder ao apelo do Senhor (cf. Mt 14,16b)
De sermos no mundo a certeza
Da partilha, milagre do amor (cf. Mt 14,13-21).

R. Ó Bom Mestre, a vós recorremos (cf. Mt 14,13b)
Ajudai-nos a fome vencer
Recordai-nos o que nós devemos:
“Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16b).

2. Jesus Cristo, Pão da vida plena, (cf. Jo 6,35)
Em sua mesa nos faz assentar (cf. 1Sm 2,8)
E sacia a nossa pobreza
Para um mundo mais justo formar.

3. Unidos nesse tempo propício
De jejum, oração, caridade, (cf. Mt 6,1-18)
Recordemos, pois é nosso ofício
Cultivar e plantar a bondade.

4. A ausência da fraternidade
Nos leva a desviar o olhar (cf. Sr 4,5)
Do irmão que tem necessidade
De valor, alimento e lugar.

5. A fome agravada no mundo,
Vem de uma visão arrogante (cf. Pr 21,24)
A carência do amor mais profundo (cf. 1Jo 4,20-21)
Que nos torna irmãos tão distantes.

6. Nas cidades e em todo lugar,
Que se abra o nosso coração (cf. Ef 1,18)
À alegria de poder partilhar (cf. At 2,42)
O pão nosso em feliz oração (cf. Mt 6,11).

Ficha técnica:
Direção musical, arranjos, piano e baixo: Frei Wanderson Luiz Freitas, O. Carm.
Violão e percussão: Evandro Jorge de Lima
Cantores: Frei Wanderson Freitas, Roberto Dutra e Jennyfhem Mendonça
Gravação, edição, mixagem e masterização: Evandro Jorge de Lima – Fiat Home Studio (Jaboatão dos Guararapes – PE)
Letra: Clark Victor Frena e Geovan Luiz Alberton