Página Inicial / Notícias / Brasileira é escolhida membro da Pontifícia Comissão para tutela dos menores

Brasileira é escolhida membro da Pontifícia Comissão para tutela dos menores

ELIANE DE CARLI É ESCOLHIDA COMO MEMBRO DA PONTIFÍCIA COMISSÃO PARA A TUTELA DOS MENORES DO VATICANO.

A coordenadora do Projeto Núcleo Lux Mundi, no Brasil, Eliane Freire Rodrigues de Souza De Carli, foi selecionada pela “Pontificia Commissione per la Tutela dei Minori” (PCTM) para fazer parte de um grupo de especialistas em temas de prevenção de violências no ambiente eclesial.
O grupo de especialistas do qual Eliane fará parte colaborará com o Grupo Regional da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores das Américas, cujo objetivo é ajudar na criação e atualização das Políticas de Proteção da Criança, do Adolescente e das Pessoas Vulneráveis para a Igreja.
Estes especialistas regionais trabalharão sob a supervisão direta do Secretário Geral da PCTM, padre Andrew Smal e o objetivo principal será coordenar as respostas dos membros da Comissão do Grupo Regional, de acordo com as prioridades regionais, por meio da identificação, do planejamento e da atuação da PCTM na região. Este trabalho é uma resposta ao pedido que Papa Francisco fez à PCTM, sem uma ligação direta com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ou com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), mas a serviço da Igreja.
O Núcleo Lux Mundi é uma parceria entre a CRB e a CNBB, tem como objetivo principal a criação e a implementação de Serviços de Proteção para crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis, para o acolhimento das vítimas de violência/abuso e para fomentar a cultura do cuidado, da proteção, da prevenção e da transparência no âmbito eclesial no Brasil.

Núcleo Lux Mundi
Inaugurado em 8 de dezembro de 2020, o Núcleo está sediado numa sala da da Conferência dos Religiosos do Brasil que tem sua sede em Brasília (DF). Durante os dois primeiros anos de trabalho, o Núcleo somou com bispos, arcebispos, congregações, movimentos e equipes diocesanas e realizou centenas de reuniões entre inúmeras formações em referência ao tema.
Entre os temas que se destacaram durante a realização dos trabalhos estão o Seminário Internacional Sanando a Própria Ferida, o Curso com a “Pontifícia Commissione per la Tutela dei Minori” sobre Desenvolvimento da Cultura da Cura, o Curso Proteger a Infância, o Serviço de Proteção, sua Constituição e atribuições, a Proteção Integral e a prevenção da violência na Vida Consagrada, além de outras atribuições e ações.
O Núcleo Lux Mundi intermediou ainda termos de Cooperação para realização de seu trabalho, dentre os quais, o acordo entre CRB, CNBB, CELAM, PUC-PR, UCE.
Além disso, promoveu outras atividades como a elaboração de dezenas de documentos e materiais para a implementação de uma Política de Proteção, reuniões com centenas de Bispos e Serviços de Proteção de Dioceses e Congregações, bem como contatos com a Rede de Proteção da Criança e do Adolescentes.
Por fim, em colaboração com a PUC-PR e o centro de Defesa Marista Bárbara Pimpão Ferreira, sob a supervisão do Coordenador da Pós Graduação em Bioética da PUC-PR, professor Mário Antônio Sanches foi instituído um grupo de pesquisa sobre o tema dos abusos no ambiente eclesial.
A equipe do Núcleo Lux Mundi é composta por Elaine Fernandes de Sousa, Irmã Maria Luiza da Silva e Eliane Freire Rodrigues de Souza De Carli. A equipe se reuniu, na sede da Conferência dos Religiosos do Brasil, para dar continuidade às atividades e dinamização do Projeto em âmbito nacional.
Para o próximo biênio, o compromisso é com o Georreferenciamento dos Serviços de Proteção em Dioceses e Congregações, além do empenho na criação, implementação, revisão e auditoria desses Serviços, afirmou a Coordenadora do Núcleo.
Com informações da Irmã Neusa Santos, CRB para o Vatican News

https://www.cnbb.org.br/eliane-de-de-carli-e-escolhida-como-membro-da-pontificia-comissao-para-a-tutela-dos-menores-do-vaticano/.

Você pode Gostar de:

Dom Mário preside Missa de Ramos na Catedral

No domingo de Ramos, da Paixão do Senhor, a Igreja entra no mistério do seu …