Celebrando a Semana Santa

O Domingo de Ramos e da paixão do Senhor, abre a celebração da semana santa. São lidos dois trechos dos evangelhos: a narrativa da entrada de Jesus em Jerusalém e o relato da paixão do Senhor. Os ramos provém do ambiente de alegria e Júbilo. No livro do Levítico, capítulo 23,40, são usados para expressar o regozijo na Festa das Tendas, a terceira festa mais importante da liturgia Judaica. Os mantos e tecidos postos ao chão são sinais do reconhecimento da dignidade daquele que os pisaria, como no acolhimento do Rei Jeú (2Rs 9,13). Mas, na liturgia do domingo de Ramos, é feito, também, o relato da paixão, estabelecendo-se a relação entre a cruz e a ressurreição, grande síntese da semana santa.

No Domingo de ramos, aclamamos Jesus como o Messias que vem realizar as promessas dos profetas e instaurar definitivamente o Reino de Deus. . Jesus, humildemente, entra em Jerusalém montado em um manso jumentinho, pois, ele é o príncipe da paz, da fraternidade e do amor. Não entra com cavalaria e carruagem de guerra. Pois, o cavalo é instrumento bélico, expressão da força e do poderio militar da época. Foi aclamado e reconhecido, por muitos, como o rei dos reis. Os ramos são sinais e testemunho da fé em Cristo e na sua vitória pascal. Na Quinta feira temos a Missa do Lava-pés e Ceia do Senhor. Para nós, Católicos, é dia da instituição do sacramento da Eucaristia e do sacerdócio.

Na celebração o Bispo ou sacerdote lava os pés de doze pessoas convidadas, na tradicional cerimônia chamada de Missa do Lava-pés, recordando o gesto de Jesus de lavar os pés de seus discípulos e a dizer-lhes: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”. Gesto que significa servir uns aos outros com total humildade, gratuidade e amor. Ao final da missa se faz a Transladação do Santíssimo Sacramento e, em seguida, a adoração. Na quinta-feira inicia-se, também, o Tríduo Pascal (Quinta, Sexta e Sábado). O tríduo pascal possui o seu centro na Vigília Pascal, “a mãe de todas as vigílias (S. Agostinho)” e encerra-se com as Vésperas do Domingo da Ressurreição. Sexta-Feira Santa. Neste dia a Igreja recomenda o jejum e abstinência total de carne e acompanha em silêncio os passos de Jesus em seu sofrimento e condenação até sua entrega total com a morte na cruz. Não se celebra missa ou qualquer sacramento e os fiéis comungam as sagradas hóstias consagradas na Quinta-feira Santa. A celebração central deste dia é a das 15 horas, em que, segundo a tradição, Jesus morreu. Esta celebração se divide em quatro partes: Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração do Senhor na Cruz e Comunhão. É dia de total silêncio e reflexão. No Sábado Santo, à noite, celebramos a Vigília Pascal.

A Ressurreição de Jesus é a vitória da vida. Vida nova a partir da morte. A ressurreição, além de realizar as promessas da Escritura sagrada, é prova definitiva que Jesus é Deus. O Círio Pascal, aceso com o fogo novo, luz que surge das trevas, representa Cristo ressuscitado vitorioso sobre a morte e Senhor da história, luz que ilumina o mundo. Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer: “Deus é o princípio e o fim de tudo”. No Domingo de Ramos realiza-se, também, a coleta do gesto concreto da Campanha da Fraternidade, a ser entregue nas Paróquias. Esta coleta é fruto da penitência quaresmal para o fundo de solidariedade arquidiocesano. Este fundo, administrado por um conselho gestor, atende os mini-projetos sociais de socorro aos pobres, apresentados pelas Paróquias da arquidiocese. A semana santa, é portanto, uma semana de reflexão e oração. Infelizmente, a sociedade secularizada, a saber, não mais envolvida, condicionada ou influenciada pelo fator religioso, vem se distanciando, cada vez mais, das expressões simbólicas da semana santa e do nosso cristianismo. Para muitos, a semana santa é mais um período de feriado, de descanso, lazer e pescaria. Vamos participar dos ritos da semana santa nas comunidades mais próximas. Esta participação favorece o nosso crescimento espiritual e nossa santificação.

Pe. Deusdédit – Cura da Catedral de Cuiabá

Missa no 2ª dia de Assembleia da CNBB

EM MISSA CONCELEBRADA PELOS BISPOS JUBILARES, CARDEAL PAROLIN CONVIDA A CONTEMPLAR A FIGURA DE JESUS …