Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional

Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional

O Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional (SAV/PV) é um serviço que temos em toda a Igreja. Esse serviço é organizado da Igreja que promove e anima a dimensão vocacional e ministerial nas comunidades eclesiais. É um trabalho pastoral da Igreja que visa despertar os cristãos para a vocação humana, cristã e eclesial, discernir os sinais indicadores do chamado de Deus, cultivar os germes de vocação e acompanhar o processo de ação vocacional consciente e livre (cf.PDV nº 34).

O grande trabalho do SAV/PV é sensibilizar as comunidades para a realidade das vocações. Promovendo o seguinte itinerário: despertar, acolher, acompanhar, encaminhar e sustentar os vocacionados (as).
Diversas são as atuações desse Serviço, tais como:
Reforçar e articular as equipes vocacionais, motivando-as e capacitando as através de reuniões, assembleias e encontros de formação;
Promover a consciência vocacional nas escolas, na catequese, nas pastorais e movimentos, através dos meios de comunicação disponíveis;
Promover gincanas, teatros, vídeos, vigílias e celebrações vocacionais;
Realizar um encontro anual diocesano com os vocacionados;
Promover a coleta de alimentos para os Seminários ou Casas de Formação;
Oportunizar aos seminaristas/formandos/as uma experiência missionária nas paróquias, através de técnicas e meios próprios capazes de promoverem novas vocações.
Em nossa arquidiocese o SAV/PV foi retomado em dezembro do ano passado, não é uma pastoral nova, pois em anos idos esse trabalho já foi brilhantemente realizado. Já nos reunimos algumas vezes, assumimos alguns trabalhos e estamos fazendo um caminho para a reestruturação. Para o ano de 2023, dentre outras atividades, elegemos dois grandes desafios:
1.a criação dos SAV’s paroquiais, que são de fundamental importância e;
2.celebrar, com a Igreja no Brasil, o III Ano Vocacional.
Para podermos desenvolver uma cultura vocacional na vida de todos os cristãos necessitamos que todos se empenhem em falar e fazer, sobre e para as vocações. A vocação na Igreja não se resume no clero e nas consagradas e consagrados. Em nossa Igreja todos e todas somos convocados a viver plenamente a resposta ao chamado que Deus nos faz. Deus nos chama para os mais diversos serviços, do mais simples ao mais complexo.
Se ficou interessado em saber mais sobre o SAV/PV em nossa arquidiocese entre em contato conosco pelas redes sociais @savpvarquicuiaba.

Frei Wagner José da Rosa, OFM
Coordenador Arquidiocesano do SAV/PV

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …