Página Inicial / Notícias / Novo bispo para a diocese de Barra do Garças (MT)

Novo bispo para a diocese de Barra do Garças (MT)

O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira, 18 de outubro, o pedido de renúncia de dom Protógenes Jose Luft, SdC. No mesmo ato, o Santo Padre nomeou o padre Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos como bispo para a diocese de Barra do Garças (MT). O monsenhor Paulo Renato pertence ao clero da diocese de São José dos Campos (SP) e atualmente é o administrador paroquial da paróquia São João Batista em Jacareí (SP). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao monsenhor Paulo Renato e agradecimento a dom Protógenes José Luft.

O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira, 18 de outubro, o pedido de renúncia de dom Protógenes Jose Luft, SdC. No mesmo ato, o Santo Padre nomeou o padre Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos como bispo para a diocese de Barra do Garças (MT).

O monsenhor Paulo Renato pertence ao clero da diocese de São José dos Campos (SP) e atualmente é o administrador paroquial da paróquia São João Batista em Jacareí (SP). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao monsenhor Paulo Renato e agradecimento a dom Protógenes José Luft.

Saudação ao Monsenhor Paulo Renato
Estimado irmão,

Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como terceiro bispo para a diocese de Barra do Garças (MT) e partilhamos do júbilo do Povo de Deus que vive no território daquela Igreja Particular e também no regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em contar com o seu pastoreio.

Aproveitamos também a ocasião para expressar nossa gratidão pelo tempo (2016 a 2023), em que exerceu, na sede da CNBB, em Brasília, o serviço como assessor de Relações Institucionais e Governamentais da instituição.

Ao saudá-lo fazemos eco às palavras do Papa Francisco na recente exortação “C’est la confiance”, lançada por ocasião do 150º aniversário do nascimento de Santa Teresa do menino Jesus. Tomando como inspiração a frase da Santa e doutora da Igreja: “Só a confiança e nada mais do que a confiança tem de conduzir-nos ao Amor”, o Santo Padre ensina-nos que:

“Não há outra via que devamos percorrer para ser conduzidos ao Amor que tudo dá. Com a confiança, a fonte da graça transborda na nossa vida, o Evangelho faz-se carne em nós e transforma-nos em canais de misericórdia para os irmãos”.

Rogamos a Deus que o ilumine no seu ministério episcopal, contribuindo para que as vocações sejam sempre mais frutíferas nos diversos ministérios e serviços da Igreja. Também rogamos para que sejas fortalecido na missão de levar adiante as palavras do Papa Francisco e de ser um instrumento de edificação de uma Igreja cada vez mais sinodal.

Maria Mãe da Igreja e São José, seu castíssimo esposo, o acompanhem nessa nova etapa.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB

Currículo e trajetória eclesial do novo bispo

Padre Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos nasceu em 11 de janeiro de 1973, em São Paulo (SP). Entrou para o seminário da diocese de São José dos Campos (SP). Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia Santa Teresinha da diocese de São José dos Campos e Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) em Taubaté, também no Estado de São Paulo. O curso de Teologia é certificado pela PUC Rio.

Obteve o Mestrado em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, de 2010 a 2012, e o Master in Business Administration (MBA), em Relações Institucionais pelo Ibmec-Brasília, de 2021 a 2022.

Em 20 de março, recebeu a ordenação presbiteral e desempenhou as seguintes funções: vigário paroquial, administrador paroquial, pároco, coordenador diocesano de Pastoral, membro da equipe Formadora do Seminário.

Lecionou na Escola Diocesana de Teologia para Leigos e Leigas, Escola Diaconal, Faculdade Católica de São José dos Campos e Faculdade Dehoniana. Foi ainda membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.

Acompanhou o Grupo Executivo Nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade (GEN/MCC) e foi Sacerdote Conselheiro Espiritual da Super Região Brasil do Movimento das Equipes de Nossa Senhora (SCE SRB/ENS), colaborando ainda com a Equipe Responsável Internacional (ERI/ENS).

De 2016 a 2023, foi assessor de Relações Institucionais e Governamentais da CNBB em Brasília (DF). Desde julho de 2023, é administrador paroquial da paróquia São João Batista em Jacareí, diocese de São José dos Campos (SP).

Você pode Gostar de:

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …