Página Inicial / Notícias / Dia Nacional da Juventude na Arquidiocese de Cuiabá

Dia Nacional da Juventude na Arquidiocese de Cuiabá

Jovens celebram o Dia Nacional da Juventude na Arquidiocese de Cuiabá.
O evento será realizado no Rincão do Meu Senhor, em Várzea Grande, e contará com palestras, Missa, confissão e atendimento às famílias.

Simone Guedes/Arquidiocese de Cuiabá

A Arquidiocese de Cuiabá vai realizar mais uma edição do tradicional Dia Nacional da Juventude (DNJ). Em 2023, o evento, que é coordenado pelo Setor Juventude da arquidiocese e reúne jovens de várias paróquias, pastorais e movimentos da Igreja Católica, ocorre no dia 29 de outubro, no Rincão do Meu Senhor, em Várzea Grande, e tem início às 7h.

Com o lema: “…e foram todos saciados” (Lc 9,17), os jovens serão conduzidos pelo padre Tony Moreira, sacerdote da arquidiocese e um dos organizadores. O padre é um fenômeno nas redes sociais, possuindo mais de 200 mil seguidores.
Além de momentos de espiritualidade, o evento vai gerar atitudes concretas para o combate à fome, por meio de ações missionárias e voluntárias, assim como proposto pela Campanha da Fraternidade deste ano, que aborda a insegurança alimentar em nosso país.
Durante a preparação do evento, uma das propostas levantadas pelos jovens foi uma gincana em suas paróquias para promover a arrecadação de alimentos e roupas que serão doadas para famílias necessitadas.
Outra atividade proposta foi uma grande mobilização para doação de sangue, junto ao banco de sangue – Hemocentro de Cuiabá. Além disso, foram realizadas palestras sobre saúde mental e acolhimento de famílias, além de estudos e formações sobre a Igreja, visitas aos idosos, hospitais e realização de trabalho voluntário.
“O jovem é movido por desafios. A iniciativa desses missionários está em oferecer amparo alimentar, levando conforto para o corpo e para a alma, daqueles que mais precisam”, destaca o arcebispo metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antônio da Silva.
Neste ano, o Papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, pediu aos jovens que fossem missionários e não se esquecessem de anunciar o amor de Deus a todos. Essa mensagem motivou ainda mais os jovens da arquidiocese para que se unissem nas ações de caridade com a Igreja.
A programação do evento contará com a presença do arcebispo metropolitano, Dom Mário Antônio da Silva, padre Paulo Ricardo, padre Pedro Faustino, além de outros sacerdotes, religiosos e religiosas da arquidiocese.
Também está confirmada a presença de Angela Schaffer (Irmã do Venerável Guido Schaffer), médico, surfista e seminarista do Rio de Janeiro com processo de beatificação concedido pela Igreja.

O que é o DNJ?
O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A ação foi proposta para que a juventude se mobilize e auxilie, concretamente, na transformação da sociedade. Ele acontece anualmente, em todo o país, exceto em ano eleitoral, no último domingo do mês de outubro.

Quem é o Venerável Guido Schaffer?
Surfista, médico e seminarista, o brasileiro Guido Schaffer, que faleceu em 2009 num acidente no mar, é reconhecido pela Igreja com título de venerável, quando a pessoa viveu as virtudes cristãs de forma heroica e está apto para continuar com o processo de beatificação. O jovem de classe média que ajudava as pessoas com sua profissão, está prestes a tornar-se mais um santo brasileiro.

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), convida para a Santa Missa, presidida por Dom Mário …