Página Inicial / Notícias / Investidura dos Ministérios Leitorato e Acolitato

Investidura dos Ministérios Leitorato e Acolitato

No dia 26 de novembro/2023 às 19h00 na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, por meio do Arcebispo Metropolitano Dom Mário Antonio, foi realizada a Santa Missa de Investidura dos seminaristas, do Seminário Arquidiocesano Cristo Rei, aos Ministérios do Leitorato e Acolitato.
A Santa Missa foi presidida por Dom Mário Antônio e concelebrada pelos padres incardinados na Arquidiocese. Estiveram também presentes os religiosos e religiosas, seminaristas, leigos e leigas da Arquidiocese. Na ocasião também celebramos o encerramento do Ano Vocacional com participação do SAV (Serviço de Animação Vocacional).

foto: Pascom Catedral
Receberam o Ministério do Leitorato os seminaristas: Gabriel, Luis Felipe, Paulo Sérgio e Vinicius. Já o Seminarista Pedro Henrique, recebeu o Ministério do Acolitato.

Ministério do Acolitato
Segundo o Pontifical Romano, este ministério é confiado àqueles que desejam consagrar-se especialmente a Deus e à Igreja. O Acólito é instituído para o cuidado do serviço do altar, ajudar o Diácono e servir o Sacerdote nos atos litúrgicos, sobretudo na celebração da Santa Missa.

Ministério do Leitorato
O leitor é instituído no serviço da mesa da Palavra, onde de forma oficial proclama as leituras das celebrações (exceto o evangelho); a ele também é conferida a missão de organizar a catequese e orientar o povo e sua participação na assembleia.

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …