Página Inicial / Notícias / Católicos preparam-se para o Natal na Arquidiocese de Cuiabá

Católicos preparam-se para o Natal na Arquidiocese de Cuiabá

O advento, período que antecede o Natal, inicia no domingo, 03 de dezembro, e encerra no dia 24

O próximo domingo (03.11) dá início à primeira semana do advento, período que antecede o Natal. A Igreja Católica no mundo inteiro se prepara para viver esse tempo que marca a espera pela chegada do Salvador. Paróquias e comunidades já organizam suas programações na Arquidiocese de Cuiabá, para facilitar a participação e organização das famílias nesse período de festas.

“O mínimo que o católico precisa fazer para viver bem esse período é ir em busca do sacramento e realizar uma boa confissão. É importante que estejamos preparados para a chegada do Menino Jesus. Então, estar em comunhão com a Igreja, buscar o sacramento da confissão e, se possível, fazer obras de caridade, ajudar aqueles que necessitam com presentes, comida, roupas, dinheiro,” destacou padre Renan Cunha, diretor geral da Rádio Bom Jesus FM.

É tradição que os católicos já preparem suas casas com os símbolos utilizados neste período. Luzes, árvores natalinas, guirlandas e montagens de presépios. Esses são alguns dos símbolos utilizados para alegrar o ambiente. “O primeiro domingo do advento também dá início ao Novo Ano Litúrgico, que conclui um longo período de Tempo Comum e nos conduz ao novo ano eclesiástico, Ano B, passando a utilizar o livro de São Marcos, com esperança e paciência”, relata o arcebispo metropolitano, dom Mário Antônio da Silva.

A Vigília de Natal (24/11), cairá num domingo e será celebrada por Dom Mário, às 19h, na Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Já a celebração da Santa Missa de Natal, (25/11), a Catedral terá missa às 9h, às 17h e às 19h, sendo a primeira celebração presidida pelo arcebispo. São duas celebrações diferentes. O que significa que, por cair a Vigília de Natal num domingo, os católicos necessitam participar das duas celebrações.

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio, destaca importância da comunhão, participação e missão na …