Página Inicial / Notícias / Dom Mário é reeleito presidente da Cáritas Brasileira; entidade da CNBB entrega reforma de biblioteca na Guia

Escola no Distrito da Guia, em Cuiabá teve a biblioteca revitalizada graças ao trabalho realizado pela Cáritas

O período do Natal é propício para realizar ações de caridade. A data de origem cristã desperta inúmeros sentimentos de amor, solidariedade e fraternidade. Neste período em que a igreja católica intensifica as obras de caridades, o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Cuiabá, Dom Mário Antônio da Silva, foi reeleito para a presidência da Cáritas Brasileira para o quadriênio 2024/2027.

Com mais de 70 anos de história no país, a entidade ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é uma rede solidária com mais de 15 mil agentes que realizam ações para aliviar o sofrimento dos mais empobrecidos e em situação de vulnerabilidade.

”A Cáritas Brasileira abraça conosco as causas em favor da vida, sobretudo em decorrência daqueles que são mais necessitados e mais fragilizados no mundo de hoje. Assim, nos propomos a ser como aquela mão estendida que é de Cristo”, afirma Dom Mário.

Na arquidiocese, a Cáritas Arquidiocesana Cuiabá foi fundada em 1997, e desde então realiza um importante trabalho à serviço da vida, da igreja e da comunidade. Prova disto é que nesta terça-feira (05), às 9h, em parceria com o Banco do Brasil e em unidade com Governo do Estado de Mato Grosso, será entregue a revitalização da biblioteca da Escola Estadual Filogônio Corrêa, no Distrito da Guia.

“A Cáritas do Brasil viu as necessidades de nosso estado e, juntos, conseguimos conquistar uma biblioteca mais ampla, moderna e com materiais novos para as crianças daquela escola”, destacou o presidente da Cáritas Arquidiocesana Cuiabá, Júlio Pereira.

Além dessa ação, na arquidiocese, a Cáritas tem uma série de iniciativas que ajudam as pessoas a resgatar a dignidade de vida. Em novembro, no Dia Mundial dos Pobres, a Cáritas foi parceira na distribuição de mais de 100 kits de higiene para as pessoas em situação de rua, na igreja Nossa Senhora dos Passos, no centro da capital. Na ocasião, também foi realizada a distribuição de roupas, alimentos e atendimento de escuta.

Atualmente, mais de 60 famílias são atendidas mensalmente pelos trabalhos da Cáritas e parceiros, por meio da Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

10 Milhões de Estrelas

A Campanha 10 Milhões de Estrelas é uma iniciativa permanente de sustentabilidade e de fortalecimento da Cáritas que, por meio da comercialização de pequenas velas em formato de estrela, faz alusão às velas do coroa do advento, em preparação ao natal. A venda desses produtos apoia as ações e a missão de evangelização e cuidado com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

Este ano, é possível contribuir adquirindo a vela na secretaria da Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá, localizada no centro da cidade. “Todo valor arrecadado será destinado para as ações de assistência aos mais necessitados, nossos irmãos em situação de rua, para que tenham um natal mais digno”, ressaltou o presidente da Cáritas em Cuiabá, Júlio Pereira.

O lançamento da campanha será durante a Cantata de Natal na Catedral, na próxima segunda-feira (15/12), às 19h30.

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio, destaca importância da comunhão, participação e missão na …