Página Inicial / Notícias / Arcebispo de Cuiabá celebra 32 anos de vida sacerdotal

Arcebispo de Cuiabá celebra 32 anos de vida sacerdotal

Dom Mário Antonio
Dom Mário durante celebração do Crisma. Foto: Maxwell Vinicius

Com o lema: “É ao Senhor que quero servir, é à sua voz que quero obedecer” (Js 24,24), Mário Antonio da Silva foi ordenado sacerdote, com 25 anos, em 21 de dezembro de 1991, na cidade de Sengés, interior do Paraná, por Dom Conrado Walter.

De família católica, e inspirado pela fé dos pais, Francisco Lucídio da Silva e Maria Célia de Souza, Mário entrou no seminário com 15 anos. Hoje, arcebispo de Cuiabá e aos 57 anos, segue na igreja servindo e obedecendo à voz do Senhor.

“Me recordo, com muita alegria, que minha ordenação foi numa tarde chuvosa. Toda minha família estava reunida em nossa comunidade e por ser tempo de Natal, durante o Advento, estávamos ainda mais alegres por celebrar o nascimento do Menino Deus”, lembra com gratidão o arcebispo.

O então padre Mário celebrou sua primeira Missa no dia 22 de dezembro, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Distrito Reianópolis (PR). O local da celebração é repleto de significados, já que foi na vivência diária nesta comunidade em que sentiu o chamado ao sacerdócio. “Poder celebrar minha primeira missa na comunidade onde nasci e cresci de uma alegria transbordante”, lembra.

Dom Mário e Papa Francisco, em Roma
Dom Mário e Papa Francisco, em Roma. Foto: Arquivo pessoal

Os primeiros anos de sacerdócio foram exercidos na diocese de Jacarezinho (PR). Inicialmente, o trabalho foi realizado no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção, onde até 1.996 atuou como diretor espiritual, posteriormente como reitor. Em 1.998, mudou-se para Roma para cursar Teologia Moral. No ano seguinte retornou para o Brasil e até 2006 foi diretor espiritual do Seminário Maior Divino Mestre.

De 2007 até 2010, ano da ordenação episcopal, atuou na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. No mesmo ano foi designado bispo auxiliar de Manaus; em 2016, nomeado pelo Papa Francisco como bispo de Roraima e em 2022 assumiu a Arquidiocese de Cuiabá.

Que tal parabenizar nosso Arcebispo por essa data especial? Siga-o e mande uma mensagem para ele aqui no Instagram.

Simone Guedes/Assessoria Arquidiocese de Cuiabá

O Papa: a fé em Jesus, o vínculo com Ele, nos abre para receber a seiva do amor de Deus

Permanecer no Senhor significa crescer no relacionamento com Ele, dialogar com Ele, acolher sua Palavra, …