Página Inicial / Notícias / Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio, destaca importância da comunhão, participação e missão na Assembleia da CNBB em Aparecida.

No segundo dia da 61ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que acontece em Aparecida, São Paulo, o arcebispo de Cuiabá, Dom Mário Antonio, ressaltou a relevância da comunhão, participação e missão para a Igreja Católica.

Em suas palavras, Dom Mário Antonio destacou a orientação do cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, que conduz o retiro durante a Assembleia. Parolin representa o Papa Francisco no evento, que reúne bispos de todo o país.

“Estamos refletindo sobre comunhão, participação e missão, a necessidade de que nossa Igreja seja um testemunho da Santíssima Trindade, que ela seja sinodal”, enfatizou o arcebispo.

Dom Mário Antonio recordou as palavras do Concílio Vaticano II, que ressaltam que “a luz dos povos é Cristo” e que a Igreja deve refletir esse esplendor, indicando essa luz para todos. Ele ilustrou essa ideia mencionando os três raios da luz de Cristo que iluminam a Igreja: comunhão, participação e missão.

Sobre a comunhão, o arcebispo destacou a importância de enxergar a Igreja como um corpo, no qual todos são irmãos e irmãs, promovendo solidariedade e crescendo na estima e apreço uns pelos outros.

Quanto à participação, Dom Mário Antonio utilizou a imagem bíblica da casa, enfatizando a necessidade da corresponsabilidade e colaboração ativa de todos para que a Igreja seja habitada com responsabilidade, simpatia, criatividade e harmonia.

O arcebispo encerrou suas palavras anunciando que a reflexão sobre a missão, representada pela imagem da árvore que produz muitos e bons frutos, continuaria durante o retiro da tarde.

Por fim, Dom Mário Antonio expressou sua gratidão pelas preces e intenções daqueles que acompanham a Assembleia, pedindo que continuem a rezar por eles.

Texto: Simone Guedes – assessoria de imprensa da Arquidiocese
Fotos: Irmã Flávia Luiza Gonçalves

Carta aos cristãos católicos do Brasil – CNBB

EM COLETIVA DE IMPRENSA, CARDEAIS APRESENTAM AS QUATRO MENSAGENS APROVADAS PELO EPISCOPADO BRASILEIRO. Seguindo a …