Página Inicial / Notícias / Dom Mário fala dos desafios da CNBB

Dom Mário fala dos desafios da CNBB

SEGUNDO-VICE PRESIDENTE FALA DOS DESAFIOS À FRENTE DA CNBB NO QUADRIÊNIO 2019-2023 E PERSPECTIVAS PARA NOVA PRESIDÊNCIA.

O portal da CNBB preparou uma série de reportagens com os membros da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre o balanço da gestão no quadriênio 2019-2023, que se finda com o encerramento da 60ª Assembleia Geral da CNBB, que será realizada de 19 a 28 de abril, em Aparecida (SP).
Para o segundo-vice presidente da conferência, Arcebispo de Cuiabá (MT), dom Mário Antonio Silva, o desafio dessa gestão se dividiu entre a unidade e a comunhão do episcopado e a sinodalidade na Igreja no Brasil tão defendida Pelo Papa Francisco.
Dom Mário destacou ainda a fase difícil da pandemia da Covid-19 e todos os desafios que tiveram de ser superados por causa do distanciamento social e a preocupação da presidência com a gestão e a sustentabilidade da CNBB. Leia, abaixo, a entrevista na íntegra.
Que aspectos o senhor destaca da gestão de vocês à frente da CNBB no período de 2019-2023?
Destaco o espírito de comunhão entre os membros da presidência à serviço da Conferência Episcopal e da Igreja no Brasil. Destaco a comunicação clara e objetiva, procurando semear a Esperança nas questões difíceis e partilhar as alegrias nos fatos celebrativos. Também destacou a preocupação da nossa presidência com a gestão e a sustentabilidade da CNBB no quadriênio que se finda e também no planejamento para o próximo ano.
O que conduziu e orientou a ação desta da presidência na condução da Conferência neste período?
O Espírito Santo nos conduziu e nos iluminou dando-nos a possibilidade de indicar caminhos de unidade e de sinodalidade. Nos orientou a força da palavra de Deus e a confiança do povo brasileiro em nossa conferência na luta pelas causas eclesiais e sociais.
Aponte uma alegria, uma história ou algo que o marcou neste período como membro da presidência?
Aponto uma prática no tempo da pandemia [da covid-19] que marcou a minha atuação como segundo vice-presidente. Uma prática de inúmeras videoconferências com os regionais da CNBB, favorecendo a escuta das dores e alegrias, bem como partilha de experiências vitoriosas e outras angustiantes dos irmãos bispos junto às suas dioceses. Tudo isso nos fez sentir mais próximos e mais solidários como pastores frente às necessidades do nosso povo.
Como avalia a atual composição da presidência da CNBB com quatro membros?
Avalio que favorece a entre ajuda nos serviços e a partilha de atribuições necessárias. Considero uma composição positiva e bem aceita pelos membros da conferência, além de oportunizar melhor representatividade do episcopado nacional.
Que pontos são centrais e desafiam a atuação da CNBB nos próximos anos?
Para mim, os pontos centrais que sempre desafiaram e continuarão desafiando são a unidade e a comunhão do episcopado. E considero também um desafio, a elaboração das diretrizes evangelizadoras, que sinalizem a esperança de um caminho sinodal na liturgia, na eclesiologia em nossos tempos. Minha oração para que a cada Assembleia Geral, a conferência nacional dos bispos do Brasil se fortaleça no serviço à Igreja, atenta aos sinais de nosso tempo.

Arcebispo de Cuiabá destaca temas importantes no sexto dia da Assembleia Geral da CNBB

No sexto dia da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de …