Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese

Artigos Padres da Arquidiocese

Liturgia – 5º Domingo da Quaresma 17.03.2024

“GOSTARIAMOS DE VER (CONHECER) A JESUS!” 1.Acolhida Até os gregos querem conhecer Jesus! No íntimo do coração humano brota um desejo de conhecer a Jesus. O povo suspeita que Ele seja o Salvador enviado pelo Pai. Mas é o próprio Jesus que afirma que sua morte acenderá um desejo maior …

Leia Mais....

CF 2024: Fraternidade e Amizade Social

FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL – “VÓS SOIS TODOS IRMÃOS E IRMÃS” (cf. Mt 23,8) A Campanha da fraternidade, com 60 anos de existência(1964-2024), é o modo brasileiro de celebrar a quaresma. Ela não esgota toda a riqueza da quaresma. Porém, dá-lhe o tom, mostrando o que o pecado pode fazer …

Leia Mais....

Jesus Cristo, Luz e Salvação para todos os povos!

A Epifania do Senhor é uma importante solenidade dentro do tempo do Natal. É a manifestação de Jesus aos povos da terra e suas culturas, representados pelos magos. Não porque faziam mágicas ou feitiçarias, mas porque estudavam os astros. Eram sábios astrólogos. Eles não eram Judeus. Vinham de outros povos …

Leia Mais....

Artigo | A imagem do Senhor Bom Jesus e a idolatria

Padre Renan Cunha é jornalista e diretor-geral da rádio Bom Jesus FM 92,7

A queda da imagem do Senhor Bom Jesus, durante a tradicional procissão de 1º de janeiro, na Catedral de Cuiabá, causou repercussão não só entre os católicos, mas em toda a população. Vale a pena, pois, esclarecer alguns pontos sobre a doutrina católica a respeito do uso das imagens em …

Leia Mais....

Um ano novo de Paz!!

Com frequência ouvimos a expressão: “o tempo voa”. É uma Expressão que evidencia a rapidez da transitoriedade ou provisoriedade da vida. Realmente, a nossa existência está vinculada à temporalidade. Por isso, somos minuciosos e meticulosos na marca do tempo. Marcamos com cuidado as datas relevantes da vida: nascimento, formaturas, viagens, …

Leia Mais....

Por um Natal de Paz e Reconciliação

As sublimíssimas palavras do prólogo do evangelho de João: “e a palavra se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14), constituem a essência do mistério do natal e ponto culminante da história da salvação. Celebramos a visita e inserção de Deus na história humana, trazendo gratuitamente a salvação, começando …

Leia Mais....

Porque veneramos a Imaculada Conceição?

Inicialmente devemos diferenciar “veneração” de “adoração”. Venerar é demonstrar grande admiração por algo ou alguém, ou seja, é demonstrar respeito profundo e grande afeição. Significa reverência à algo que nos remete a Deus. É o culto de honra às pessoas vivas, aos heróis da história que já morreram, aos santos …

Leia Mais....

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença de uma multidão de fiéis que celebravam a definição de que a Virgem Maria, “no primeiro instante da sua conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, …

Leia Mais....

Preparando o Natal

O advento é tempo de piedosa espera da visita salvadora de Jesus Cristo ao mundo. Corresponde ao período das quatro semanas de intensa preparação espiritual, marcada pela singeleza litúrgica e motivada pelo vibrante refrão: “Vem, Senhor, vem nos salvar, com teu povo vem caminhar”. A espiritualidade do advento, especialmente as …

Leia Mais....