Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese

Artigos Padres da Arquidiocese

Os Cristãos e a Política (Igreja não se identifica com nenhum partido)

Assim afirma o código do Direito Canônico (Can. 747): “Compete a Igreja anunciar sempre e por toda a parte os princípios morais, mesmo referentes à ordem social, e pronunciar-se a respeito de qualquer questão humana, enquanto o exigirem os direitos fundamentais da pessoa humana ou salvação das almas”. Fundamentado nesta …

Leia Mais....

Vida para além da Morte

No dia de finados, reverenciamos e homenageamos nossos entes queridos falecidos. As orações piedosas, as celebrações, as flores, as visitas aos cemitérios, são manifestações de estima, carinho e comunhão com aqueles que nos precederam na casa do Pai. Um dos dogmas de fé da Igreja reza: “Creio na ressurreição dos …

Leia Mais....

Liturgia – Solenidade de Todos os Santos e Santas de Deus (01.11.2020)

“VI UMA MULTIDÃO IMENSA DE TODAS AS NAÇÕES” 1.ACOLHIDA No Reino de Deus não somos uns desconhecidos, mas somos irmãos e irmãs a caminho da felicidade eterna. Somos irmãos ainda a caminho (Igreja peregrina), Igreja que padece, ainda, as dores da purificação (Igreja padecente) e Igreja glorificada (Igreja na glória …

Leia Mais....

Liturgia – 30º Domingo Comum 25.10.2020

“Não oprimas e nem maltrates o estrangeiro…” 1.ACOLHIDA Meus irmãos e irmãs, Jesus nos convida para celebrar o seu Mistério Eucarístico – Ele está presente no pão e no vinho que iremos consagrar em seu nome! Jesus não sofre mais as dores da Cruz – pois está sentado à direita …

Leia Mais....

Solenidade de Nossa Senhora Aparecida

LITURGIA – Nossa Senhora Aparecida - 12.10.2014.

“Fazei o que Ele vos disser!”

1.Acolhida.
Celebramos, hoje, a solene festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Nossa Pátria está encerrando um processo eletivo de novos dirigentes políticos e todos nós votamos, até, com certo entusiasmo festivo, mas não temos esperanças que a política pequena dos brasileiros melhore a situação de nossa Pátria. A corrupção e a sem-vergonhice são grandes demais em nosso meio! A purificação de uma nação, diz-nos a História, normalmente, se faz pelo sofrimento.
O Povo de Israel, por sua vez, não ouvia a voz dos profetas, não se convertia e nem fazia penitência de seus pecados, por isso sobrava-lhe o sofrimento para retomar o caminho certo! Seria esta a situação do Brasil. Nossos pais nos diziam: “Quem não aprende no amor, termina aprendendo na dor!” Que a Virgem Maria interceda por nós!

Leia Mais....

Liturgia – 27º Domingo Comum 04.10.2020

“A Vinha do Senhor!” 1.Acolhida Cada celebração dominical é uma verdadeira catequese para a vida eterna. Afinal de contas, nosso destino é a vida eterna e Jesus quer indicar-nos o caminho para a Casa do Pai. Como seria triste chegar na porta da eternidade sem estar pronto para entrar na …

Leia Mais....

Artigo sobre o Senhor Bom Jesus de Cuiabá

A Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus festeja, no mês de Setembro, o padroeiro de Cuiabá. A partir da comemoração dos 300 anos, será comemorado, também, no dia 8 de Abril, aniversário de Cuiabá. Lembrando as palavras de Miguel de Cervantes (D. Quixote): “A história é a êmula do tempo, …

Leia Mais....

Liturgia – 26º Domingo Comum 27.09.2020

“A PALAVRA DE DEUS É VIVA, REAL E EFICAZ!” 1.Acolhida A Igreja celebra hoje o “Dia da Bíblia!” (escrita). Os antigos guardavam o respeito pela Palavra de Deus na memória! A “escrita” facilitou sua conservação, mas, por incrível que parece, a memória é mais importante que a escrita! A Palavra …

Leia Mais....

Liturgia – 25º Domingo Comum 20.09.2020

“Só uma coisa importa: Vivei à altura do Evangelho de Cristo” 1.ACOLHIDA Deus criou o universo e o governa com sabedoria infinita… e quem somos nós para questionar a obra de Deus? Quem somos nós para questionar o proceder de Deus? nossa parte (seres humanos) seria pretensão incompreensível questionar o …

Leia Mais....