Página Inicial / Notícias / Arcebispo de Cuiabá destaca temas importantes no sexto dia da Assembleia Geral da CNBB

No sexto dia da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 2024, que está sendo realizada em Aparecida, São Paulo, o Arcebispo de Cuiabá, Dom Mário Antonio, inclui reflexões importantes e discussões abordadas durante as atividades do dia.

Durante a segunda-feira (15), o encontro abordou temas relevantes, incluindo a Inteligência Artificial (IA) e o seu papel na sociedade contemporânea. Dom Mário destacou a importância de considerar tanto os benefícios quanto os perigos associados à tecnologia, ressaltando a necessidade de atuação da Igreja nesse campo. Ele destaca as mensagens do Papa Francisco sobre a IA e enfatizou o papel da Igreja em promover valores éticos e garantir que esses valores sejam incorporados no desenvolvimento, comercialização e uso dessa tecnologia.

Além disso, o Arcebispo enfatizou a oportunidade que a IA representa para fortalecer as ações pastorais, destacando a importância de avaliar tanto os riscos quanto as oportunidades nesse contexto.

Outro ponto discutido foi um projeto de comunhão e partilha dentro da Igreja do Brasil, no qual cada diocese contribui com 1% de suas entradas para a CNBB. Essa colaboração tem como objetivo auxiliar as dioceses mais pobres na formação de futuros padres, investindo na formação de seminaristas.

O encontro também incluiu uma atividade denominada “conversa no espírito”, um discernimento comunitário que reúne de dez a doze pessoas para discutir, rezar, refletir e sugerir caminhos. O tema central foi a importância da comunidade, alinhado com as Diretrizes Gerais da Ação da Igreja no Brasil, que estão sendo elaboradas para aprovação no próximo ano. Essas diretrizes priorizam a formação de pequenas comunidades centradas na palavra de Deus e em Jesus Cristo, com foco na iniciação à vida cristã, celebrando a fé e o cuidado com a vida humana e a criação.

Dom Mário Antonio ressaltou a importância desses debates e reflexões para o fortalecimento da comunidade católica no Brasil e expressou sua esperança de que as propostas resultantes desses encontros contribua para o avanço da missão da Igreja no Brasil. O evento continua atraindo a atenção de líderes religiosos e religiosas de todo o país, promovendo um diálogo construtivo e social enriquecedor sobre questões relevantes para a fé católica, e segue até a próxima sexta-feira (19).

Fonte: Simone Guedes – assessoria de imprensa da Arquidiocese

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), convida para a Santa Missa, presidida por Dom Mário …