Página Inicial / Notícias / Santa Maria Mãe de Deus nos conceda a Paz

Santa Maria Mãe de Deus nos conceda a Paz

O primeiro dia do ano é marcado por uma dupla celebração: a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, e o Dia Mundial da Paz. Ambas as datas têm grande e profundo significado para nós, católicos. Iniciamos o ano novo sob a proteção da Virgem Maria e sob o compromisso de promover a paz no mundo.

A solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, é a primeira festa mariana que apareceu na Igreja. O título de Mãe de Deus foi proclamado pelo Concílio de Éfeso, em 431, para afirmar a fé na divindade de Cristo, que é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, nascido da Virgem Maria por obra do Espírito Santo.

Ao celebrar a maternidade divina de Maria, a Igreja reconhece o seu papel singular na história da salvação, sendo a ponte entre o céu e a terra, a intercessora e a advogada dos fiéis. Maria é o modelo de fé, de humildade, de obediência e de caridade, que acolheu a vontade de Deus em sua vida e se tornou a Mãe espiritual de toda a humanidade.

Por outro lado, o Dia Mundial da Paz foi instituído pelo papa Paulo VI, em 1967, para ser celebrado no primeiro dia do ano civil, coincidindo, providencialmente, com a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. As datas nos sensibilizam a rezar com a Virgem Maria, entregando com devoção nossos pedidos, para que as pessoas de boa vontade contribuam com a cultura de paz, especialmente na Terra Santa e cessem as guerras.

Rogo à Santíssima Virgem pela paz e a união na Terra Santa e em nossa santa terra, que é o Brasil.

Iniciar um novo ano é expectante. Em Cuiabá, a tradicional procissão do Senhor Bom Jesus é um ato público de fé que há gerações é realizada, no primeiro dia do ano, e foi dada sequência por dom Orlando Chaves, por meio de uma solicitação à Santa Sé, feita com a inauguração da nova Catedral 50 anos atrás.

O feriado de primeiro de janeiro é, portanto, uma ocasião propícia para agradecer a Deus pelo ano que se encerra e para pedir a sua graça e a sua proteção para o ano que se inicia. A procissão do Senhor Bom Jesus será às 17h, neste primeiro dia do ano. Trata-se de uma oportunidade para renovar o nosso compromisso com a paz, seguindo o exemplo de Santa Maria, Mãe de Deus, que nos ensina a acolher Jesus, o Príncipe da Paz, em nossas vidas e também em nosso coração.

Desejo a todos um Feliz Ano Novo! Que o ano de 2024 seja acompanhado pela luz que é Jesus e que nós possamos ser lâmpadas acesas, iluminando nosso caminho e o caminho de todos que estão conosco. Possa este Ano Novo ser de prosperidade, de ternura, e ocasião para o exercício da fraternidade entre nós e que, assim, sejamos capazes de: no nosso seguimento a Jesus, na prática do evangelho, produzir frutos de vida nova para todo o mundo.

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Faça brilhar sobre ti a sua face e se compadeça de ti. O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio, destaca importância da comunhão, participação e missão na …