Epifania

Mensagem 5 – EPIFANIA:

                                   A  UNIDADE  NA  DIVERSIDADE
                                      Dom Milton Santos – Arcebispo de Cuiabá

                        “Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-Lo!” (Lc 2,2)
                        Os reis magos do Oriente, os pastores, José, Maria… pessoas de lugares diferentes e pessoas diferentes adoraram JESUS: era a diversidade na unidade: Deus! Sempre que falamos de “unidade” corremos o risco de sermos mal compreendidos. A idéia imediata que se tem por unidade é a de uma uniformidade monótona, a anulação de todas as diferenças individuais, um total nivelamento.
                        Sabe? Este é um sistema de simples rótulos e simples exclusão. Quem não se adapta à medida geral é rotulado como extremista, reacionário ou herege. No entanto, a diversidade e a variedade dos caracteres das nações – os Reis Magos diferentes… – são a riqueza da humanidade.
                        Assim, também na Igreja una e universal não impede que possam coexistir em seu seio “diversos modos”  de viver a única fé. As portas da Igreja estão abertas a todos: o cristianismo não pode reduzir-se a um mundo cultural ocidental, ou, oriental; a imagens e categorias mentais tipicamente deste ou daquele continente; a Igreja de Cristo não pode ser branca, negra nem amarela, como não pode ser proletária, burguesa ou capitalista: portas abertas a todos! Isto é EPIFANIA!
                        Não se pode prender-se intuitivamente à novidade ou à originalidade por si mesmas, mas deve antes verificar se não são elas apenas uma nova dimensão da fé no único Cristo: Isto é EPIFANIA!
                        Muitas experiências atuais, que às vezes escandalizam os defensores da uniformidade  (não da unidade!), são o sinal do vigor da vida da Igreja: Isto é EPIFANIA!

                        JESUS nos dá o sentido de tudo: “Ama a Deus com todo o teu coração; amai-vos como eu vos amei (Cf Mc 12,30; Jô 13,34): Isto é EPIFANIA!
                        Assim, encontramos o sentido e a direção: essa é a estrela  que devemos seguir para atingir nosso autêntico e único centro de unidade: Isto é EPIFANIA!
                        Percebeu?
                       O SÍNODO ARQUIDIOCESANO DE CUIABÁ – CASA E ESCOLA DA COMUNHÃO –  É UMA EPIFANIA QUE JÁ COMEÇA A ACONTECER!…

                        FELIZ NATAL!
                        PRÓSPERO 2006!
                                                                   Cuiabá, 17 de dezembro/2005

Você pode Gostar de:

Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Cuiabá, 25 de Julho de 2023. Caríssimos Párocos, Administradores e Vigários Paroquiais, Paz de Cristo! …