Página Inicial / Noticias do Mundo / Advento, uma nova oportunidade para nossa humanização

Advento, uma nova oportunidade para nossa humanização

Advento, uma nova oportunidade para nossa humanização

Advento significa vinda, chegada, do verbo latino advenire, chegar a. Do ponto de vista litúrgico é o início do ano e a preparação para o Natal. Tempo de avaliação da própria existência, de arrependimento, de conversão e de expectativa, de revisão do caminho de nossa fé em vista da celebração do nascimento de Jesus. Para muitos é também um momento especial, tanto em termos familiares quanto em termos comunitários e eclesiais, para um novo revigormento espiritual.
Diante da ansiedade e da euforia que precedem os preparativos da festa, convém ao cristão interrogar-se como está seu compromisso de fé e de engajamento na vida familiar, eclesial, pastoral, social e política nas pegadas do peregrino de Nazaré. Interrogações que podem evitar afogar-se ou asfixiar-se na agitação febril que costuma tomar conta do oceano em que navega nossa frágil embarcação existencial. As ondas provocadas pelo mercado mundial impedem, não raro, distinguir o farol e o porto de nossa meta final. São muitas luzes que se acendem, ofuscando, muitas vezes, a singela estrela da mangedoura de Belém.
A preparação para a celebração de cada Natal é uma oportunidade única para o acolhimento do Reino de Deus, onde todos, após a passagem pela terra estrangeira, como romeiros, migrantes e peregrinos deste vale de lágrimas e de sofrimento, são chamados a ser cidadãos da pátria definitiva. Natal é o reconhecimento de que o planeta Terra constitui a casa de todo ser vivo, vegetal, animal e humano, a biodiversidade e a antesala do Reino eterno, cujo alicerce ergue-se a partir das coordenadas da trajetória da humanidade, não acima, nem fora, nem além, mas dentro de nossa históroia pessoal e coletiva. O grande Natal tem raízes na história, mas não se esgota no aqui e agora da mesma.
A celebração natalina nos convida, ao mesmo tempo, a concentrarmo-nos sobre nós mesmos e sobre o encontro com Deus, para descentrarmo-nos no amor ao próximo. O êxodo de si mesmo em favor dos outros requer raízes profundas na intimidae com o Pai, como demonstra a prática de Jesus. A oração precede e reforça a caridade.
Diga-me como tu rezas que te direi como tu vives; diga-me como tu vives que te direi como tu rezas. Quem é incapaz de centrar-se em Deus e em sua própria alma, será incapaz de descentrar-se em direção ao próximo. Isso porque a palavra viva, criativa, verdadeira e libertadora é filha do silêncio diante do mistério divino, não da profusão dispersiva das palavras humanas.
A mudança pessoal, a qual o advento nos provoca, se complementa com uma conversão social, pois o reencontro consigo mesmo e com Deus nos conduz necessariamente ao compromisso com os pobres, os excluídos, os indefesos, os doentes, os mais necessitados, os últimos, como tem insistido com tanta frequência o Papa Francisco.
Isto quer dizer que a oração, a meditação e a contemplação – quando profundas e verdadeiras – conferem suporte à caridade. E esta representa a expressão mais viva e verdadeira do cristianismo ativo, como mostra o poema da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 13,1-13). Sem a prática concreta do amor solidário não passaríamos de sinos ruidosos ou címbalo estridentes, afirma o apóstolo. Ou latas rolando no asfalto: quanto mais vazias, mais barulho fazem!
Não podemos esquecer, além disso, que semelhante conversão social tem implicações políticas. De fato, o cristão não paira angelicamente nas nuvens, acima dos embates e contradições da vida cotidiana. Ao contrário, como pessoa humana dentro de um contexto histórico concreto, seu modo de agir, querendo ou não, terá sempre consequências de ordem política. Tudo o que dilacera o tecido social, dilacera igualmente a Igreja e seus fiéis. O mito da neutralidade há muito está morto e sepultado!
Dessa forma podemos definir o Natal como esperança para os desesperançados, Boa Nova para os que se desiludiram completamente com os projetos humanos e das formulações político-partidárias, Luz para a imensa multidão do “sem” que habita as periferias e porões da sociedade moderna e pós moderna.
Os três reis magos, guiados por uma estrela, provenientes do Oriente, talvez sejam os protagonistas dessa nova esperança, a qual independe de sexo, cor, raça, língua, povo, credo, ideologia ou nação. Da mesma forma que a estrela e os magos, também é do Oriente que nos chegam os primeiros raios da aurora, aunciando o Astro-Rei, o novo sol que nasce Menino na gruta de Belém, mas já traz em si o esplendor do Reino de Deus, onde a compaixão, a misercicórdia e o perdão revestem toda lei e o julgamento.
No advento do Messias, prevalece o primado de que “quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (1Jo 4,8). Podemos concluir com as palavras de Bruno Forte: “A esperança da vida sem lágrimas e sem ocaso, que plenifica o coração dos homens, é também a esperança de Deus” (In Gesù di Nazaret, storia di Dio, Dio della storia, Ed. Paoline, Napoli, 1981, pag. 280).

Artigo escrito por Pe. Nelito Dornelas 

Fonte: Pe. Deusdédit

Você pode Gostar de:

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio, destaca importância da comunhão, participação e missão na …