Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 4ºDomingo da Páscoa 12.05.2019.

Liturgia – 4ºDomingo da Páscoa 12.05.2019.

“Era preciso anunciar a Palavra primeiro a vós!”
1.Acolhida
Jesus foi rejeitado pelo Povo judeu, foi condenado à morte, crucificado, mas Deus o ressuscitou e foi constituído Senhor dos vivos e dos mortos! Agora, Ele está sentado à direita de Deus Pai, mas o pecado vai agredindo a sua Igreja procurando destruí-a, contudo, “as portas do inferno não prevalecerão contra Ela!” O mundo vai acabar mas a Igreja continuará para a glória de Deus!
A perseguição e a tribulação são o DNA da Igreja de Jesus! Ela continua a obra de Jesus; aliás, Ela é o Corpo de Jesus, perseguido, mas resistente até a glória celestial! Ainda hoje os cristãos continuam sendo crucificados como o Mestre, queimados vivos, reduzidos a cinzas, mas a palavra do grande Apologista, Tertuliano, continua válida: “Imperador, mate os cristãos, mate bastantes porque o sangue deles é semente de novos cristãos!”
A Igreja vive do Sangue de Jesus Cristo; hoje, Ela vive do testemunho dos cristãos que continua o sofrimento de Jesus em seu próprio corpo: “Completo em meu corpo o que falta à Paixão de Jesus Cristo para a salvação do mundo!”

2. Palavra de Deus –
At 13,14.43-52 – Paulo e Barnabé, Apóstolos de Jesus visitam as Sinagogas (igrejas do judeus) PARA ANUNCIAR O Nome de Jesus. Não são aceitos por eles! Resistem à Palavra de Deus; por isso, Paulo diz-lhes com toda a firmeza: “Era preciso anunciar a Palavra de Deus, primeiro, a vocês. Mas como a rejeitastes e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que vamos dirigir-nos aos pagãos!”
Ap 7,9.14-17 – O Livro do Apocalipse, no texto que vai se proclamado, encontramos uma solene liturgia celestial, onde a multidão incontável, que purificou suas vestes no Sangue do Cordeiro, canta louvores ao Cordeiro e vieram da “Grande tribulação!” (Perseguição). A tribulação e a morte torna-os ao Cordeiro imolado! Eles (incontáveis) são salvos pelo Sangue do Cordeiro e das ovelhas que seguiram os passos do Mestre, sofrendo a morte!
Jo 10,27-30 – Jesus é o Bom Pastor, Aquele que derrama o próprio Sangue para nos salvar! Jesus é nossa garantia de salvação: “Ninguém vai arranca-las de minha mão!” Para isso, precisamos ouvi-lo e escutar sua Palavra!

3.Reflexão
Jesus disse que seus discípulos precisam carregar a própria cruz todos os dias. A cruz é o DNA do cristão e da Igreja! Não estranhemos, portanto, a cruz de cada dia, ela faz parte essencial de nossa caminhada cristã! Paulo e Barnabé anunciaram Jesus aos judeus em suas sinagogas, mas estes rejeitaram a pregação com blasfêmias e perseguição. Por isso, Paulo disse-lhes:  “Era preciso anunciar a Palavra de Deus, primeiro, a vós. Mas como a rejeitais (…) sabei que vamos dirigir-nos aos pagãos. Porque esta é a ordem que o /senhor nos deu!” Rejeição dos judeus e alegria dos pagãos!
Traduzindo esta História para a nossa atual realidade, como seria  interpretada? Muitos cristãos deixam a impressão de estarem cansados com o Cristianismo, especialmente, quando ele mexe com nosso comodismo! Dizem não poucos: “ A Missa não pode passar de 40 minutos!” “Não mexa com política porque você vai se dar  mal!”….  Pois bem,  vamos aos pagãos! E aqueles que não estão esfastiados com a Palavra de Deus, que preferem ficar na ignorância…. que fiquem na sua paz de seu cemitério! Mas saibam que que a Palavra de Deus que salva!
O ideal dos primeiros cristãos era morrer como mártires sofrendo por Jesus! Desconfio que o Jesus Cristo de muitos cristãos não é aquele que salva! É bom desfazer-se, quanto antes, do Cristo de alguns pastores e, também, de alguns sacerdotes católicos!
A Liturgia celestial é celebrada com aqueles que lavaram as próprias vestes no Sangue do Cordeiro!… Na multidão celestial havia gente de todo tipo, de todas as tribos… incontáveis! Os judeus não estavam na grande multidão! E nós estaríamos nesta multidão incontável?
Jesus é o Bom Pastor, Aquele que conhece suas ovelhas e dá a vida por elas! É preciso seguí-lO! Precisamos, urgentemente, rever nossa vida e nossa prática cristã!
Frei Carlos Zagonel

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …